3a edição do Amarê Fashion busca fortalecer a moda do estado de GO
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Entre os dias 7 e 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, aconteceu a Amarê Fashion, semana de moda goiana. Realizada pelo Sebrae GO, Senac GO em conjunto com o Governo de Goiás, o evento, que teve o apoio do Mega Moda, promoveu palestras, desfiles e debates. A IA - Inteligência Artificial foi tema central da semana (todo o material de divulgação foi realizado com IA), sendo que no primeiro dia foi lançado o Guia IA para Microempreendedores.
Na ante sala do espaço dedicado aos desfiles e palestras o visitante podia conferir e até comprar peças autorais, de 18 marcas diferentes, que se dividiu entre streetwear, moda íntima, moda praia e moda africana. No andar de cima, um showroom com as marcas mais consolidadas no mercado.
Desfiles de abertura mostram um panorama da moda goiana
Na estréia do evento, houve um desfile de abertura com várias marcas sob o tema Monumento em Movimento. Nele foi apresentado looks em tricô, tecidos planos, fluídos com cores vibrantes. Plissados e transparências pontuaram algumas peças. No mesmo dia, alunos do Senac, sob a curadoria de Jun Nakao e em parceria com a comunidade Olhos d’Água, apresentou um desfile conceito - Senac Fashion Show - tendo palha de milho, folhas de bananeira, tricô em algodão, tecidos de tear manual e cascas de árvores como matéria prima.
Criatividade e técnica
Foram ao todo 15 desfies contando com as Cotecs - Colégios Técnicos do Estado de Goiás, Modafrika Experience Ghana Live! (com estilistas de Ghana) e os Novos Talentos, que premiaram quatro estudantes como destaque (os irmãos Jéssica e Yago Vindex; Bruna Camargo e Ana Carolina de Araújo Moreno).
Na passarela o que se viu foram muitos trabalhos que mesclaram as artes manuais, com plissados, aplicações, babados e flores de tecido. Informações de moda, com peças com recortes, vazados e bolsos funcionais, fluidez de tecidos, além de estampas impactantes.
Vale lembrar que Goiás é o segundo polo de moda (popular) brasileiro, que recebe clientes de todo o Brasil e alguns do exterior. Apesar das entidades e do estado apostar e investir fortemente na capacitação e boas ideias surgirem nas coleções, parte delas apresentaram problemas na modelagem, assim como nos acabamentos, costuras fora de lugar e outros itens técnicos. Na realidade há uma disparidade entre marcas consolidadas e autorais, que tem no apuro técnico e na alta qualidade sua base e uma maioria que busca, sem tanto sucesso por enquanto, esta excelência. O caminho, no entanto, já está traçado e sendo trabalhado com afinco, o que, com certeza, corrigirá estas questões no decorrer do tempo.