4ª geração da família Okubo mira o futuro valorizando o passado e celebrando o presente
loading...
Tradição, empenho e arte, tendo como base a filosofia oriental Kaizen, que busca a melhora contínua por meio de pequenas e consistentes ações, fizeram da Julio Okubo uma marca que traz cuidadosas e originais coleções de joias, tendo as pérolas como protagonistas ou como pano de fundo, mas sempre presentes.
A última coleção, com campanha estrelada pela embaixadora da marca, a atriz Mariana Ximenes, acompanhada pela também atriz Jacqueline Sato, homenageia as quatro gerações Okubo, família pioneira na introdução das pérolas no Brasil. A designer da coleção, Célia Kina, explica que o ponto de partida para a criação foi a intenção de criar peças capazes de carregar memórias. “Transformar 100 anos em 57 joias da nova coleção foi ao mesmo tempo um desafio e uma alegria. Cada peça nasce de um gesto, de uma lembrança e de um valor familiar para que os clientes sentissem não apenas a beleza, mas a tradição, o cuidado e o afeto que moldam as coleções da Julio Okubo”, afirma num comunicado de imprensa.
A coleção segue uma narrativa tendo cada jóia como um marco de cada geração. Assim o anel Sakura, com pérola Akoya, branca, que homenageia a matriarca Rosa, responsável por apresentar ao Brasil a beleza das pérolas. Já o pingente Carpa significa a coragem e perseverança de Julio Okubo. A terceira geração encontra na imagem da serpente, com pérola negra, a representação da renovação. É um tributo ao período em que Julio Okubo Filho e Lucy Okubo modernizaram a marca, levaram-na aos shoppings e incorporaram novas tecnologias, mantendo a tradição e abrindo espaço para o futuro. A última geração, que tem à frente Maurício Okubo, bisneto de Rosa, é a inspiração do pingente Sol, que traz a pérola dourada no centro da peça, simbolizando vitalidade e luz. O encontro das 4 gerações se faz nos pingentes Tsurus, cada um com uma pérola diferente, trazendo boa sorte e felicidade.
Expansão planejada e ouro rastreado
Segundo Maurício Okubo, atual CEO (diretor executivo, na sigla em inglês), falou à FashionUnited, o faturamento, embora não abram os números, praticamente dobrou no pós-pandemia quando, de acordo com o empresário, o segmento de luxo cresceu ganhando mais significado. “Em 2024 e este ano o crescimento ficou entre 5 e 10 por cento, mas nossa projeção para 2026 é de chegar a 15 percentuais”, explica.
“Esse crescimento não vem necessariamente de uma expansão física, mas tange a questões como pensar no artesão, o joalheiro, mas também nos relacionamentos. Na Julio Okubo, que conta com aproximadamente 100 pessoas no time, cada um é valorizado como pessoa e como profissional; nossa expansão é bastante seletiva nesse sentido”, justifica. Atualmente contam com seis lojas no estado de S. Paulo.
A partir da última coleção lançada em 2024 – inspirada e integrada com a Amazônia - todo o ouro utilizado nas peças é rastreado via blockchain. “Trabalhamos o ouro de forma consciente, que não provem do bioma amazônico. Procuramos oferecer essa transparência e buscamos evoluir cada vez mais, sob nossa premissa de 3Ps – Pérolas, Pessoas e Planeta e, quando falamos no planeta e a sustentabilidade, a rastreabilidade se torna item fundamental”, diz o executivo.
Em 1925 Rosa Okubo chegou ao Brasil, vinda da província de Mie no Japão, acompanhada do marido Tamigoro e dos filhos Teresa e Julio. Na bagagem, um anel raro, guardando uma das primeiras pérolas Akoya, cultivadas por Kokichi Mikimoto. Ao vende-lo, fez da admiração, destino, inaugurando a tradição de excelência.
Em 1938, aos 14 anos, Julio, filho de Rosa, tornou-se ourives, transformando as pérolas em joias cheias de significado. Em 1965, realizou o sonho de abrir sua própria joalheria, fiel ao trabalho artesanal e ao cuidado próximo com cada cliente. Apresentou ao Brasil as pérolas South Sea brancas da Austrália, ampliando o repertório da casa e consolidando a Julio Okubo como referência em joias de alta qualidade.
Já Julio Okubo Filho preservou o valor do trabalho artesanal, essência da casa, ao mesmo tempo em que modernizou processos de gestão, tecnologia e produção. Sob sua liderança, chegaram às coleções as pérolas Negras do Taiti, fortalecendo ainda mais o prestígio da marca.
Na quarta geração, Maurício Okubo assumiu a liderança da joalheria com olhar voltado à inovação e à sustentabilidade, honrando o passado e projetando a marca para o futuro. Sua gestão se apoia em três pilares: Pérolas, essência da marca; Pessoas, em compromisso social; e Planeta, em respeito ao meio ambiente. Sob sua direção, a Julio Okubo tornou-se pioneira no rastreamento de ouro no Brasil, reforçando sua atuação ética e transparente.
- A coleção "100 anos de Reencontros" da Julio Okubo celebra as quatro gerações da família pioneira na introdução de pérolas no Brasil, com cada uma das 57 joias simbolizando a história e os valores de uma geração.
- Fundada na filosofia Kaizen, a Julio Okubo destaca-se pela tradição, arte e aprimoramento contínuo na criação de joias originais, onde as pérolas são sempre protagonistas ou pano de fundo.
- A marca demonstra um forte compromisso com a sustentabilidade e inovação, evidenciado pelo crescimento pós-pandemia, expansão seletiva e o uso pioneiro de blockchain para rastrear todo o ouro desde 2024, seguindo sua premissa de "Pérolas, Pessoas e Planeta".