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A carioca Martu - de roupas de festa e noivas - passa por reposicionamento de marca

By Marta De Divitiis

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Moda

Criada em 2006 pela estilista Marta Macedo, a Martu é uma marca carioca focada em roupas de festa sob encomenda e de pronta entrega, para as mais diversas ocasiões. Com uma loja localizada no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, a etiqueta entrega uma moda de ateliê, artesanal e sofisticada. Hoje a Martu é voltada ao prêt-à-porter e a Martu Marriage, ateliê de noivas.

Desde sua fundação a marca se transformou e Marta sentiu a necessidade de se reposicionar. Assim a Zeit. Agency, especializada em mapeamento e design estratégico, foi chamada para desenvolver o reposicionamento. A ideia foi dar uma rejuvenescida e criar uma identidade que, sem perder seu DNA, oferecesse mais bossa. "Tivemos transformação na logomarca, optando por uma tipografia bem adaptável ao universo digital e fashion, além disso, mudamos as embalagens, sendo que a Vitrine e Visual Merchandising não foram alterados”, diz Caio Barros, diretor criativo e estrategista da agência, com exclusividade para o FashionUnited.

Análise da marca levou em conta produtos, serviços e colaboradores

Segundo Barros a marca passou por um raio X, com intimidade e atenção como um processo de olhar pra dentro e entender a tudo com muito cuidado e carinho, para tirar o melhor daquela história e criar ideias únicas para as audiências de ambas as marcas. "Tecnicamente, estruturamos um processo para fazer entrevistas com a dona e diretora-criativa da marca, Marta Macedo e uma pesquisa em observação nas lojas, com funcionárias (de assistentes de serviços gerais às vendedoras) para compreender a visão e percepção delas e do que elas tinham para compartilhar sobre a marca”, diz o executivo.

Para o design de marca, foi escolhido por uma pesquisa que busca a identidade gráfica da MARTU em um sistema tipográfico e de layouts inteligentes a fim de criar uma marca que carrega o que apelidaram de “bossa fashion”. Por essa razão, escolheram a tipografia Futura Condensed como tipografia principal, que foi capaz de reencontrar a marca em formas concretas da fonte utilizada. Nesse caso, a tipografia modernista de quase 100 anos que se mantém atual até os dias de hoje, marca e cria diferenciação por seus ângulos retos, denota uma sobriedade e solidez revelando o atual momento da marca: segura e atemporal, de acordo com as informações de Barros.

Com direção de arte assinada por Caio Barros, styling de Lucas Wollker e fotografia de Gabriel Marques, foi trazida a representação da elegância em movimento. Com essa ideia em mente, estabeleceu-se as fotos em uma direção que trouxesse elementos como romantismo e dureza, ousadia e calma, sensibilidade e espontaneidade, dureza e vivacidade. "Buscamos entender a necessidade do público e da marca em criar uma conexão nova com sua audiência já estabelecida e além disso, projetar um universo identificável para futuras e novas audiências de interesse da marca”, conclui Barros.

Foto: Gabriel Marques

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