Acordo entre Sebrae e Abvtex visa beneficiar pequenos negócios do setor de moda
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O Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - firmou um acordo com a Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil, com o objetivo de mapear, capacitar, monitorar e desenvolver pequenos negócios fornecedores e do varejo de moda. No escopo do programa figuram estratégias e gestão responsável, assim como sustentabilidade como vantagem competitiva.
“Para esse convênio, com o Sebrae a ideia é termos várias ações conjuntas para sensibilizar e capacitar pequenos negócios varejistas da moda e associados à Abvtex para questões da ESG - sigla em inglês para a práticas ambientais, sociais e de governança. Além de incutir, nesses empresários, visões mais inovadoras, atitudes estratégicas e uma gestão mais responsável de seus recursos”, explica Lorena Ortale, gestora de moda do Sebrae Nacional no release de divulgação.
"Este é um marco para o desenvolvimento desta cadeia de valor visando aumento de produtividade e competitividade, além de intensificar os esforços na direção da Agenda ESG”, aponta Edmundo Lima, diretor executivo da Abvtex.
A proposta teve origem na necessidade da capacitação dos fornecedores e seus subcontratados aprovados no Programa Abvtex, iniciativa de desenvolvimento e monitoramento da cadeia produtiva brasileira, assim como a preparação e aprovação de novas pequenas empresas que podem fazer parte da cadeia de fornecimento de importantes redes varejistas.
A expectativa é fomentar e promover a competitividade da cadeia fornecedora em alguns temas como melhoria da gestão e do ambiente de trabalho, capacitação da mão de obra alocada e introdução dos conceitos de sustentabilidade e inovação no ambiente das micro e pequenas empresas.
Entre os objetivos do acordo estão a divulgação e promoção de ações de qualificação e conhecimento para que micro e pequenas empresas da moda possam se desenvolver e se tornarem mais competitivas no mercado. Alavancar os negócios por meio de capacitação e inserção destes estabelecimentos nas cadeias de valor de redes varejistas. Mapear os polos de empresas de pequeno porte, para identificá-los, e levantar seus principais desafios e oportunidades para qualificá-los de acordo com suas necessidades. Estruturar uma trilha de conhecimento na temática sustentabilidade na moda para capacitar os pequenos negócios nesta área. Apoiar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o pequeno negócio da cadeia produtiva e, por fim, colaborar para que redes varejistas da moda participem de ações para o desenvolvimento de pequenos negócios em sua cadeia de fornecimento.