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Alme se torna laboratório de inovação em sustentabilidade da Arezzo&Co

By Marta De Divitiis

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Moda
Sean Vadaru

A Alme, marca do Grupo Arezzo que já se tornou referência em conforto e sustentabilidade, passa a atuar como laboratório de inovação para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para calçados confeccionados com menor impacto ambiental. Para tanto a Arezzo&Co vai destinar 1,1 milhão de reais anuais à marca para a canalização de ideias e soluções que possam ser reproduzidas tanto na Alme como nas demais marcas do grupo.

A marca, que já tem como premissa 100 por cento de baixo impacto ambiental, compensa 100 por cento das emissões de carbono da produção. Hoje todos os produtos passam por uma Análise de Ciclo de Vida, metodologia utilizada para mensuração dos impactos ambientais causados ao longo da vida de um produto, desde a origem das matérias primas utilizadas e processos fabris até o descarte ou destinação final. Na Alme, as análises são desenvolvidas pela UpCycle, consultoria especializada em economia circular que utiliza uma metodologia internacional de padrão ISO14040 para mensurar a pegada de carbono de todos os calçados produzidos.

O resultado do estudo é a mensuração do impacto de cada par de sapatos ao longo da sua vida - medida em quilos de CO2 -, para que as emissões sejam compensadas e consequentemente neutralizadas. Com a compra de créditos de carbono para a neutralização de emissões de GEE - Gases de Efeito Estufa , a Alme financia iniciativas de preservação na floresta Amazônica - em parceria com a Biofílica - na região do Vale do Rio Jari, no Pará. O projeto oferece proteção à floresta e apoia o desenvolvimento da agricultura familiar, evitando o desmatamento e gerando impacto social positivo.

Para garantir a transparência do processo ao consumidor final, todos os produtos Alme contam com um QR Code com as informações relacionadas a todas as etapas do processo produtivo, a composição do produto e a pegada de carbono dele em cada fase da produção. Toda a rastreabilidade foi validada por blockchain em uma parceria com a Rastra CC, startup de tecnologia e rastreabilidade.

Além de todas estas medidas a marca também desenvolve uma série de ações para reduzir o impacto de seus produtos no meio ambiente. Um deles é o projeto Alme Retorna, que propõe uma solução de descarte de sapatos que ficaram inutilizados. O sapato (de qualquer marca) pode ser enviado à qualquer loja própria da Alme. Os itens são encaminhados para reciclagem, podendo ser utilizados como combustível na para produção de cimento, por exemplo.

A Arezzo&Co é líder no setor de calçados, bolsas e acessórios femininos no Brasil. O grupo reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans e My Shoes, além do marketplace ZZ Mall, da plataforma de economia circular Troc e do braço de lifestyle a AR&Co, que contempla as marcas da Reserva, Baw Clothing e Carol Bassi.

 

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