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ASICS e Guadalupe lançam tênis inspirado na Tropicália

By Marta De Divitiis

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Moda

Com design assinado por Pedro Andrade, a ASICS em parceria com a Guadalupe, varejista que fomenta a cultura sneaker no Brasil, está lançando o GEL-LYTE III TROPICÁLIA, relembrando o movimento cultural brasileiro dos anos 1960/70. O produto terá venda global e suas cores foram inspiradas nos tons do disco Acabou Chorare dos Novos Baianos.

A Tropicália, que teve origem no final dos anos 1960, com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes romperam com a tradição da música brasileira. O Tropicalismo se pautava também pela ideia de absorver o que há de bom nas culturas estrangeiras e reinventar esses elementos dentro de uma linguagem autêntica brasileira, movimento também realizado pela Guadalupe em prol da cultura sneakerhead no país.

O GEL-LYTE III TROPICÁLIA será lançado com exclusividade nas lojas Guadalupe no dia 16 de julho e na loja conceito ASICS Oscar Freire, além da loja virtual da marca, no dia 18 de julho. Já o lançamento nos parceiros globais selecionados será a partir do dia 21 de julho.

A campanha de lançamento se inspira também na estética tropicalista e pode ser conferida aqui.

Tropicália ou Panis Et Circencis e Acabou Chorare geram paleta de cores

Pedro Andrade contou ao Fashion United em primeira mão, que após estudar o movimento, desenvolveu a paleta de cores. “Fiz um crossover entre os álbuns "Tropicália ou Panis Et Circencis" e "Acabou Chorare". Também inserimos gravações e mensagens com fontes e traços psicodélicos, para remeter às origens deste movimento. Quisemos trazer para este projeto um tema super brasileiro, que tocasse as pessoas de maneira profunda, e que ao mesmo tempo não fosse construído nas cores óbvias que marcam o nosso país. A capa dos álbuns utilizados como referência possuem o preto como fundo, o tom de verde não é o mesmo de nossa bandeira, o azul é quase em um tom pastel, e o vermelho também estava ali presente”,diz.

"O maior desafio na criação do GEL-LYTE™ III TROPICÁLIA foi transcender o produto. Quisemos trazer uma memória afetiva e um senso de pertencimento por meio deste tênis. Foi uma grande responsabilidade trabalhar o tema Tropicália, um dos maiores movimentos culturais e musicais da história do Brasil, e que até hoje é lembrado pela relevância e impacto social e político de suas origens.” Segundo Andrade a experiência foi muito prazerosa.

A ASICS, marca japonesa, busca incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente. Assim, tecnologia inteligente contribui com a construção de uma sociedade com as pessoas mais envolvidas com o esporte, elemento importante para a longevidade e saúde, além de atravessar fronteiras nacionais e culturais.

A Guadalupe, que fica no bairro do Bom Retiro em São Paulo, famoso por abrigar as comunidades coreanas, judaicas e hispânicas, tem realizado várias colaborações exclusivas. Recentemente comemorou 10 anos de história e abriu uma nova unidade, no bairro do Paraíso.

Fotos: Hick Duarte

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