Brechó Cansei Vendi e Ventana upcycling lançam coleção cápsula
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Foto: Leilane Sabatini e Gabrielle Pilotto, cortesia Cansei Vendi
Com o objetivo de promover a moda circular a Cansei Vendi, brechó online, se uniu à marca Ventana, de upcycling e o resultado foi uma coleção-cápsula colaborativa com recriações inusitadas. “É a primeira vez que duas empresas se juntam para fomentar o conceito de circularidade indo além de compra e venda, reutilizando o que já existe para contar novas histórias”, diz Leilane Sabatini, CEO do brechó de luxo, no release de divulgação. “Mesclamos um material bem diversificado e transformamos completamente as peças para que elas continuem circulando. Usamos até dustbags, aqueles saquinhos de proteção de sapatos, em algumas criações”, conta Gabrielle Rodrigues Pilotto, fundadora e diretora criativa da Ventana, ao destacar o vestido elaborado a partir de uma dustbag da Gucci.
Cortesia Cansei Vendi
Cortesia Cansei Vendi
Parceria dá novo sentido a peças que seriam descartadas
Lideradas por mulheres e com sinergia no propósito, as marcas desenharam a linha a quatro mãos. “São duas potências femininas e uma coleção com o mesmo poder. Uma peça pode ter muitas vidas, só precisa usar a criatividade para que ela continue fazendo sentido, pensar em possibilidades, transformar várias vezes”, aponta Gabrielle. A Ventana, fundada em 2012, é focada no reaproveitamento de peças de segunda mão, retalhos e materiais que seriam descartados.
Essa primeira coleção-cápsula colaborativa da Cansei Vendi será exposta na loja física omnichannel da fashiontech, em São Paulo, e nas páginas online das marcas. “A aceitação cultural com relação a seminovos já foi ultrapassada e esse mercado vem sendo cada vez mais valorizado - como nós, que temos crescido três dígitos ao ano. A partir do momento que pessoas entenderem que podem transformar a roupa com o furinho em vez de descartá-la, tende a alavancar mais o mercado second hand”, explica Leilane.
Cortesia Cansei Vendi
Cortesia Cansei Vendi
Cortesia Cansei Vendi
Cortesia Cansei Vendi
Sustentabilidade versus larga escala
“A gente propõe meios mais sustentáveis do que a produção em larga escala. A conscientização vem das grandes indústrias e do consumidor, que tem de entender que não é porque cansou de usar uma roupa que ela deixa de fazer sentido. Dá para pensar em outras possibilidades, fazer criações como essa com as peças paradas que têm em casa. Afinal, ‘não existe destino final. Faça ser cíclico”, conclui Gabrielle ao mencionar o slogan da marca de upcycling.
O brechó Cansei Vendi, on-line, de artigos de luxo de segunda mão e de produtos sustentáveis, inaugurou loja omnichannel em 2022. Com mais de 120 marcas de alta-costura, o acervo passa por curadoria interna e controle de autenticidade da empresa americana Real Authentication. Criado pela empreendedora Leilane Sabatini em 2013, conta com a atuação das sócias Luana Piovani, Carol Leonhardt e Ana Carolina Darde.