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Brechó de luxo projeta dobrar de tamanho em 2023

By Marta De Divitiis

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Moda

Foto: cortesia brechó Desapega que a vida carrega

Globalmente, no mercado de moda, um estudo feito pelo e-commerce ThredUp, um dos maiores do mundo, apontou que 36 milhões de pessoas adquiriram o hábito de comprar peças de segunda mão. De acordo com projeções da pesquisa, é previsto que 77 bilhões de dólares sejam movimentados neste mercado até 2025, com os consumidores mirando compras de maior valor agregado. Aqui no Brasil o brechó de luxo Desapega que a vida carrega é case desta tendência.

Fundado pela empresária Natália Martinhão, o brechó teve faturamento de 3,5 milhões de reais em 2022, 70 por cento a mais que no ano anterior. De acordo com Natália isso se deu após a entrada no mercado paulista - a rede que nasceu em Teresina (PI) com loja física e e-commerce e conta com loja também em São Luis (MA) abriu uma unidade em São Paulo em 2022. “Nossa entrada na capital paulista fez com que atingíssemos mais público vendedor e comprador – dois elos importantes do nosso negócio”, enfatiza a empresária no release de divulgação. A partir dessa abertura o brechó mudou de posicionamento deixando de ser apenas o maior brechó de luxo do Nordeste para figurar entre os mais importantes brechós de luxo do Brasil.

Foto: cortesia brechó Desapega que a vida carrega

Das redes sociais a um empreendimento bem-sucedido

A empresa teve início quando após um tempo morando em Medelin na Colômbia, Natália resolveu colocar suas roupas e acessórios à venda, informalmente, pelas redes sociais. "Percebi que fazia sucesso e vendia bem, então minhas amigas me pediram ajuda e passei a vender as peças delas, também. Nasceu um negócio e eu nem me dei conta desse começo”, relembra.

O brechó de luxo “Desapega que a vida carrega” tem seis anos e, hoje, é uma empresa muito bem-sucedida, formalizada e com 35 profissionais capacitados em toda a sua estrutura. Vende peças Premium nacionais e internacionais e da curadoria de moda (todas as peças passam por duas certificações, uma das quais internacional) à logística, passando pela contabilidade, jurídico, gestão de pessoas e marketing, tudo é organizado para que funcione adequadamente – e o resultado se apresenta em números.

Foto: Natália Martinhão, cortesia brechó Desapega que a vida carrega

Características do empreendimento

O Desapega que a vida carrega tem um acervo de 30 mil peças, aproximadamente. São roupas femininas e masculinas, calçados, bolsas e acessórios (como óculos, cintos, lenços e chapéus) de grifes variadas, das mais cobiçadas e de alto valor (como Hermés, Chanel, Prada, Gucci, Louis Vuitton) até as mais acessíveis (como Zara).

O preço das peças pode variar de 500 reais a 130 mil reais, dependendo da grife e raridade do produto, tendo bolsas, por exemplo, que chegam a custar mais do que uma nova, vendida em lojas, por sua raridade.

A logística utilizada pelo brechó é própria, para garantir que o cliente receba o produto em condições ideais – até porque aquele produto é único e precisa de cuidados especiais. “Quando uma bolsa chega, ela é vendida em minutos. Nosso marketing, nas redes sociais, é muito forte e as clientes sabem que os produtos têm garantia de originalidade e qualidade”, enfatiza Natália Martinhão.

“Concentramos todas as vendas via Instagram - nosso foco ainda é online - todas as lojas vendem pelo mesmo Instagram, embora o faturamento seja contabilizado pelo produto de cada loja; hoje a campeã de faturamento ainda é a loja matriz em Teresina, seguida de São Paulo e São Luiz”, disse a empresária com exclusividade ao FashionUnited.

São 300 mil clientes cadastrados, que podem receber as novidades que chegam diariamente – e muitos têm seus vendedores preferidos no radar. São comercializadas mais de 200 grifes pelo brechó.

Foto: cortesia brechó Desapega que a vida carrega

Perspectivas para 2023

Natália Martinhão e sua equipe preparam-se para firmar novas parcerias e viajar pelo Brasil com o Desapega que a vida carrega, no formato de pop-up stores. A primeira investida neste formato já ocorreu em janeiro, no Rio de Janeiro: o Shopping Recreio recebeu uma edição do Desapega que a vida carrega com mais de 3 mil peças. Foi um grande sucesso. “A experiência foi incrível e já estamos providenciando a abertura de uma loja lá, na Barra da Tijuca, esperando assim alavancar o crescimento da rede”, diz Natália.

Também para 2023, está no radar inaugurar mais duas lojas físicas, além desta no Rio de Janeiro: outras duas em capitais do Nordeste (ainda a definir). A estratégia permitirá ampliar as vendas na região e melhorar a logística local, já que o brechó já vende muito nos estados nordestinos.

Com isso, a empresária acredita que dobrará o tamanho de seu empreendimento em 2023. “A Moda Circular não é apenas uma tendência, é um segmento consolidado e que foi adotado por todas as pessoas que valorizam peças atemporais, luxuosas e de bom gosto. Renovar o guarda-roupa de forma criativa requer conhecimento e a curadoria de moda é uma prestação de serviços utilíssima e inteligente”, finaliza a empresária.

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