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C&A arrecada 34 toneladas de roupas usadas em 2024

By Marta De Divitiis

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Moda
Interior de loja conta com urna de depósito Credits: cortesia C&A

O Movimento ReCiclo, um dos maiores programas do varejo brasileiro para a destinação responsável de roupas usadas, segue reforçando o compromisso da varejista C&A com a moda circular, em um setor que responde por 92 milhões de toneladas de lixo têxtil geradas anualmente no mundo, segundo a Boston Consulting Group. Em 2024, a iniciativa arrecadou 78.522 peças de roupas, um aumento de 30 por cento em relação a 2023, quando foram coletadas 60 mil unidades. Desde sua criação, já são 350 mil peças encaminhadas para doação, reciclagem e reaproveitamento.

O volume crescente reflete o engajamento dos clientes e a ampliação das ações de circularidade da marca. Do total arrecadado em 2024, 55.119 peças foram doadas a instituições sociais, enquanto 14.010 passaram por reciclagem e foram transformadas em estopas para uso industrial. Outras 9.393 peças de jeans foram desfibradas e reaproveitadas na confecção da coleção de Jeans Circular. Além disso, a C&A garantiu o coprocessamento de 8,4 toneladas de resíduos têxteis, um processo que converte materiais descartados em combustíveis alternativos para indústrias, substituindo parcialmente ou totalmente o uso de combustíveis fósseis, como carvão, e ajudando a reduzir o impacto ambiental.

Detalhe de urna de depósito Credits: cortesia C&A

Experiência do consumidor inclui a circularidade

No último ano, a marca colocou um produto reciclado diretamente nas mãos dos clientes ao produzir 64 mil sacolas de compras sustentáveis, distribuídas em todas as suas lojas. Para isso, foram utilizadas 5 toneladas de materiais reciclados, sendo 3 toneladas provenientes das peças descartadas pelos clientes no Movimento ReCiclo e 2 toneladas de sobras têxteis da indústria.

“Imagine 14 mil armários inteiros esvaziados, com suas roupas ganhando um novo ciclo, seja por meio da doação ou da reciclagem. Esse é o impacto do ReCiclo, que já coletou 350 mil peças desde sua criação. Para nós, circularidade não é tendência, é um compromisso de longo prazo", afirma Cyntia Kasai, gerente-sênior de ASG (Ambiental, Social e Governança) da C&A Brasil, no release de divulgação.

Atualmente, 72 por cento da rede física da C&A já conta com urnas do ReCiclo, que será expandida ao longo do ano, permitindo que um número cada vez maior de consumidores participe ativamente dessa transformação. A meta da marca para os próximos anos é clara: incorporar princípios de circularidade em 50 percentuais dos produtos até 2030.

"Buscamos trabalhar com uma moda de impacto positivo – para a sociedade e meio ambiente. E a moda circular precisa estar ao alcance de todos. Por isso, seguimos investindo em soluções que incentivem o descarte correto, reutilizem materiais e tornem essa transformação algo visível e palpável para os consumidores", reforça Cyntia no mesmo comunicado.

A C&A, fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Chegou ao Brasil em 1976, desde 2019 está listada na B3 e está presente na vida de mais de um milhão de clientes.

Em resumo
  • O Movimento ReCiclo da C&A arrecadou 78.522 peças de roupas em 2024, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
  • Das peças arrecadadas, a C&A doou 55.119 peças para instituições, reciclou 14.010 e reaproveitou 9.393 na confecção de sua coleção de Jeans Circular.
  • A iniciativa demonstra o compromisso da C&A com a moda circular e tem como meta incorporar princípios de circularidade em 50% dos produtos até 2030.
C&A
Moda circular
Movimento ReCiclo
Sustentabilidade