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Caimi & Liaison é recertificada no nível Diamante do Origem Sustentável

By Marta De Divitiis

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Silvana Dilly, Gerson Berwanger, superintendente e presidente da Assintecal e Carlos Bremer, CEO Caimi & Liaison, foto cortesia Assintecal

A Caimi & Liaison, produtora de revestimentos têxteis para o setor calçadista de Novo Hamburgo/RS, recebeu ontem (30) a recertificação no nível Diamante do Origem Sustentável, único programa de certificação de práticas ESG - ambiental, social e de governança na sigla em inglês - para a cadeia calçadista do mundo. A entrega da certificação no nível máximo (mais de 80 por cento dos 104 indicadores contemplados) aconteceu na sede da empresa e contou com a presença de representantes da diretoria da Caimi & Liaison, colaboradores e parte da equipe da Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos.

“Há dois anos, recebíamos a primeira certificação no nível Diamante. Hoje, somos recertificados na categoria mais alta do programa. É motivo de orgulho para a empresa, que sabe que para mudar o mundo temos que começar pela nossa casa”, comentou Carlos Bremer, CEO da empresa. O executivo destacou também o crescimento do Origem Sustentável na região do Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. “Estamos nos tornando uma referência mundial em sustentabilidade. Estamos vivendo um círculo virtuoso na região”, acrescentou no release de divulgação.

O presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, destacou que a cadeia produtiva do setor vem se fortalecendo nas práticas sustentáveis. “Juntos, do fornecedor de materiais ao fabricante de calçados, estamos mudando a realidade e tornando o setor cada vez mais competitivo, aqui e no exterior”, disse.

Para receber o Origem Sustentável no nível Diamante a empresa reduziu o uso da água em 20 por cento, reduziu em 14 por cento a utilização de energia elétrica e passou a utilizar, desde 2018, combustível renovável (biomassa) para o aquecimento da rede de óleo térmico da fábrica. “Hoje, 100 por cento da energia elétrica consumida pela empresa é do ACL - Ambiente de Contratação Livre, mais conhecido como Mercado Livre”, explicou Bremer.

Incentivo ao plantio de árvores em vias públicas de Novo Hamburgo desde 2016, sistema de gestão de resíduos sólidos, redução do gasto hídrico são algumas das medidas já implementadas. No pilar social, além de treinamentos constantes, a empresa conta com o auxílio-educação, financiamento parcial ou integral dos estudos, estimulando os colaboradores a buscarem e aperfeiçoarem a sua educação formal, por meio da realização de cursos diversos, como os de Ensino Médio, cursos técnicos e graduação. A empresa tem também um PPR - Plano de Participação nos Resultados, oferece plano de saúde pago integralmente pela empresa, cartão farmácia, seguro de vida e arca com 80 por cento do valor das refeições servidas em restaurante interno.

De acordo com Luísa Zimmer, gerente de marketing, pensando na sustentabilidade a empresa criou a linha Life, de produtos com fibras recicladas, materiais orgânicos e processos que reduzem a geração de resíduos têxteis; a linha Bio Bamboo, com estrutura têxtil 100 por cento oriunda do bambu; a linha Kyoto, com produtos com tecnologia inject, que dispensa a aspiração mecânica para a adesão da injeção de solas; e a linha Recycle Pet, que trabalha malhas 100 por cento recicláveis produzidas a partir de garrafas PET.

Criada em 1994, a Caimi & Liaison, é reconhecida no mercado nacional e internacional por oferecer produtos de alta qualidade, inovação, moda e sustentabilidade. Atualmente, a empresa possui um parque fabril e showroom localizado em Novo Hamburgo, um showroom em Jaú/SP e representantes nos principais polos calçadistas.

O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Atualmente já são mais de 90 empresas de calçados e componentes participantes, dentre essas 45 já certificadas. 

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