Calvin Klein e Vicunha desenvolvem tecido RecyCKle
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A Calvin Klein anuncia que deu mais um passo em relação ao compromisso com a sustentabilidade, por meio de um novo tecido, o RecyCKle, 100 por cento algodão. Para desenvolvê-lo a marca se uniu à Vicunha, multinacional brasileira e utilizou o estoque obsoleto de camisetas, que tinham o descarte como destino. A novidade tem certificação internacional e é feito com a malha desfibrada das camisetas.
Ao todo foram utilizadas 4 mil camisetas e, dessa forma, foi possível gerar menos resíduos, atuando de forma circular por meio do uso de matéria-prima reciclada. Desde a desfibragem da malha até a finalização do tecido, o controle do processo é extremamente rígido para garantir a qualidade do produto e a rastreabilidade de todo o processo produtivo, assim como já é feito na produção da Vicunha.
"A Calvin Klein crê em modelos de circularidade como uma nova forma de desenhar o futuro e os produtos”
“Dar uma nova destinação ao nosso estoque obsoleto, sem que haja descartes, é desafiador. E por isso unimos esforços para tornar isso viável considerando desafios técnicos, logísticos e financeiros. Acreditamos que podemos reutilizar, reconstruir e reciclar e isso vem fazendo parte do nosso processo de design de produtos. Já estamos estudando a repetição desse projeto para outras coleções”, diz Ana no release de divulgação.
A Vicunha e a Calvin Klein desenvolveram esse tecido especial com trama que contém resíduo proveniente do desfibramento das camisetas de algodão e urdume com algodão reciclado, que reaproveita todos os resíduos do processo produtivo da Vicunha. Ao final, o tecido RECYCKLE é composto por 72,4 por cento de algodão standard e 27,6 percentuais de algodão desfibrado. As peças com o tecido RecyCKle estarão nas lojas da Calvin Klein a partir de outubro.
"A parceria com a Calvin Klein nos possibilitou estudar e criar novas possibilidades de expandir a circularidade em nossa indústria, ir um pouco mais além, o que é parte de nosso DNA. Queremos, cada vez mais, apostar em novos projetos que tornem nosso setor cada vez mais responsável e sustentável”, destaca Renata Guarniero, gerente de marketing da Vicunha.
Somado ao Projeto Vicunha, a Calvin Klein já conta em seu portfólio com diversas iniciativas sustentáveis. A marca patrocina a produção de algodão orgânico, originado no Nordeste do país, por meio da agricultura familiar, e promove parcerias com instituições à frente do auxílio de famílias, desde as técnicas de cultivo e beneficiamento do algodão até a venda. Na frente social, a marca participa do movimento ModaComVerso em parceria com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), atuando na promoção da moda socialmente responsável a partir do estímulo de uma cadeia produtiva ética e humana.
Calvin Klein foi fundada em 1968 por Calvin Klein e seu parceiro de negócios Barry Schwartz, sendo que a marca consolidou sua reputação como líder na moda americana por meio das distintas linhas da marca Calvin Klein e uma gama licenciada de produtos. As vendas globais no varejo dos produtos da marca ultrapassaram 9 bilhões de dólares em 2019, e foram distribuídas em mais de 110 países. Calvin Klein emprega mais de 11.500 associados em todo o mundo e faz parte da PVH Corp., desde 2003.
A Vicunha é reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, sendo uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com mais de 50 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e sarja. Recentemente, aderiu ao Pacto Global da ONU, comprometendo-se com duas ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e tornou-se a primeira têxtil a integrar o projeto SouABR, de rastreabilidade do algodão.
Foto: cortesia Calvin Klein