Cinco dicas de planejamento para marcas em 2025
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Organizar o planejamento de marca é o diferencial para alcançar metas de crescimento e relevância no mercado. Para ajudar os profissionais do setor da moda a construir estratégias eficientes, a Texplay - plataforma colaborativa de educação na moda - e a Start by WGSN - plataforma referência em tendências e informações para pequenos empreendedores de moda - se juntaram e realizaram um webinar que trouxe estratégias práticas para impulsionamento de marcas.
Durante o encontro, Raquel Leão - pesquisadora de tendências e de conteúdo da Start by WGSN - trouxe dicas práticas para estruturar um bom cronograma anual de marca, com alinhamento às demandas do mercado. “O planejamento para o ano que vem, geralmente deve ser feito antes, até meados de dezembro, mas nem sempre é preciso fazer o cronograma para o ano todo; mas pelo menos o primeiro semestre deve ser realizado”, explica a especialista.
Com isso, seguem as cinco dicas essenciais compartilhadas durante o webinar, pensando para o próximo ano.
Defina seu objetivo
Especifique quais ações fará: lançamento de produtos e a comunicação destes lançamentos, levando em conta as datas importantes para o varejo.
Crie um cronograma detalhado
Este cronograma de ações, estimando inclusive o tempo de execução de cada uma, gera economia de tempo e de dinheiro.
Domine o orçamento
Tudo deve ser visto: o fluxo de caixa, a precificação e a margem de lucro sobre os produtos. “Nessa primeira etapa são feitas previsões e, conforme tudo vai se desenvolvendo, é preciso atualizar, revisar e definir ou redefinir os fatores,” justifica Raquel.
Pense mês a mês
O planejamento deve ser pensado mês a mês, levando em consideração o calendário oficial das datas do varejo. Veja a seguir um exemplo do primeiro semestre.
Liquidações planejadas em janeiro, “preview” do outono já em fevereiro, quando também começam as semanas de moda internacionais. Em março o foco é nas coleções de outono, com peças fashion. Comemora-se do Dia Internacional da Mulher e dia 14 é considerado o Dia do Consumidor. Em abril se apresentam a coleção de outono e o preview do inverno. Dia 13 é comemorado o Dia do Frete Grátis. Em maio temos o Dia das Mães e na segunda quinzena se lança o alto inverno. Dia 20 é o Dia do Jeans e dia 25 o das Costureiras. Em junho o ideal é mostrar styling com peças de outono que não foram vendidas e é celebrado o Dia dos Namorados e também o Orgulho LGBTQIA+. Julho deve-se traçar estratégias de liquidação e já pensar no Dia dos Pais (marcas masculinas). “A semana de moda de alta costura traz ótimos insights para a moda festa e alfaiataria”, avalia Raquel.
Organização é tudo
O webinar foi idealizado para contribuir especialmente com pequenas e médias empresas da moda e seus profissionais, a enfrentarem os desafios do setor com mais clareza e organização. “As empresas enfrentam desafios todos os dias, e ter um planejamento estruturado pode fazer toda a diferença”, cita Carla C. B. Schork, Idealizadora Texplay.
“O planejamento mês a mês permite identificar as datas mais importantes para o varejo e traz clareza para cada etapa do processo, ajudando a evitar correria e erros”, complementa Katherine Scaliaris, Líder de Comunicação e Branding da Start by WGSN. Para Karin Hellen Froehlich, também idealizadora da Texplay, a moda exige agilidade e visão estratégica. “Nosso objetivo com o webinar foi simplificar o planejamento para que os profissionais possam focar no que realmente importa: criar e conectar-se com seu público”.
A Texplay é uma plataforma de educação colaborativa, voltada para pequenos e médios confeccionistas e profissionais que atuam na indústria do vestir. Tem um propósito claro de empoderar pessoas e organizações, com conhecimento especializado sobre as áreas essenciais do mercado da moda para profissionalizar o ecossistema têxtil.
- Planejar a marca anualmente, focando no primeiro semestre, alinhado às datas de varejo.
- Criar um cronograma detalhado com orçamento, prevendo ações de lançamento de produtos e comunicação.
- Organizar o planejamento mês a mês, considerando datas importantes do varejo e tendências para otimizar ações.