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Closet BoBags: uma nova forma de pensar o consumo

By Marta De Divitiis

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Moda

Bolsas Credits: Emelyn Cruz

Pioneira no aluguel e venda de peças de luxo a Closet BoBags fez parceria com um marketplace de grifes famosas e, como resultado, as peças devolvidas (por lei o consumidor pode fazer devolução do produto em sete dias) do marketplace serão vendidas ou locadas pela Closet BoBags.

Apesar de devolvido, o estoque se encontra em perfeito estado e, com a assinatura da parceria, terá um novo ciclo. Trata-se de uma solução para um problema conhecido do varejo, que fica ainda maior com o crescimento do comercio eletrônico: a devolução. De acordo com a plataforma alemã de coleta de dados Stadista, só nos EUA em 2022, 16,5 por cento dos itens adquiridos no varejo físico e online foram devolvidos. Com a união  duas plataformas, agora, esse estoque parado poderá gerar receita e circular.

“Já temos clientes que compram itens nos marketplaces e colocam em nossa plataforma como investimento. Formalizamos a parceria com uma das plataforma que mais admiramos, que já possui iniciativas de moda circular em outros países e, agora, expande seu olhar ESG - Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês - para o Brasil, apoiando a nossa ideia e o empreendedorismo ligado à inovação e à nova forma de consumo que nós criamos por aqui”, afirma Bel Braga, fundadora da Closet BoBags no release de divulgação.

Ela também está no mercado financeiro. Bel criou um veículo financeiro para que os investidores possam apostar nos itens de moda de luxo. Eles entenderam que as bolsas fazem parte de um seleto grupo de ativos conhecidos como “passion assets”: palavras de Bel Braga, que percebeu cedo que tinha uma fintech dentro do negócio.

O veículo financeiro funciona assim: o pequeno grupo compra, por exemplo, 50 bolsas no valor de 1 milhão de reais. Cada um dá um valor. Todo mês cai um montante na conta do instrumento financeiro. No fechamento são descontados os impostos, contabilidade, entre outras despesas. E cada um recebe o montante líquido referente ao valor que investiu, dos produtos que foram alugados ou vendidos.

O primeiro grupo foi um sucesso. O rendimento mensal, entre agosto e janeiro, chegou a 3,45 por cento ao mês, enquanto o CDI - taxa de juros utilizada nos empréstimos entre bancos - no mesmo período, foi de 1,14 percentuais. Hoje já existem três grupos e já caminham para o 4º grupo de investimento. Confira abaixo a entrevista que a executiva deu com exclusividade ao FashionUnited.

Bel Braga, CEO da Closet BoBags Credits: Chico Cerchiari

FashionUnited: a Closet BoBags trabalha com itens de segunda mão só de marcas internacionais?

Nós trabalhamos a ideia de curadoria, tendo como pilares os conceitos de qualidade e durabilidade. Essa é a base para que o compartilhamento seja possível. Aliados a isso procuramos uma combinação de clássicos, tendência, vintage, desejo, edições limitadas. Desta forma, proporcionamos realmente a possibilidade de acesso a um closet dos sonhos. Esse conceito é aplicado para marcas nacionais e internacionais. Temos marcas nacionais tanto em nossa curadoria e via parcerias muito legais, quanto NK, Animale, Lunetterie e até marcas que lançamos em nossa plataforma, concomitantemente com o lançamento da própria marca, como Carol Nolasco. Temos muito orgulho em ter lançado o primeiro projeto de aluguel no Brasil em parceria com uma marca, Abrand, do grupo Soma, em 2019. Propusemos ali um conceito de araras alugáveis e integração com o digital. O cliente poder levar a roupa para casa e experimentarm não somente no seu corpo, mas na sua vida. Faz sentido ter "para sempre”? Cada vez mais veremos marcas nativas desse universo e a gente vem fazendo um trabalho de conscientizar pessoas, marcas, toda uma comunidade para a possibilidade de combinar o aluguel, a revenda e, principalmente, a ciência de dados para tomada de decisão mais eficiente e com menos desperdício.

Funciona como e-commerce ou tem algum espaço físico?

Nosso DNA é digital e nossas bases estão localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Desses dois Centros de Distribuição enviamos para todo o Brasil. Em São Paulo temos um showroom no Itaim, onde recebemos clientes com hora marcada para provar uma roupa de ski, por exemplo, deixar um vestido, fazer um aluguel ou compra de última hora, deixar seus itens. No Rio de Janeiro temos uma Guide Shop em Ipanema com uma seleção de cerca de 400 Sku - unidade de manutenção de estoque, na sigla em inglês - (na plataforma temos mais de 10 mil) para que as pessoas também possam se aproximar da experiência do aluguel provando um item, tirando dúvidas, provando óculos de sol, grau, uma peça de ski. O cliente que fechar o pedido pelo site pode optar por coletar e devolver em qualquer um dos pontos. Inclusive se estiver em SP, indo para o RJ para o fim de semana, pode viajar com a mala mais vazia e coletar todos os looks no destino - curtir um show, uma festa e devolver em seguida.

Peças de ski Credits:Emelyn Cruz

Qual a quantidade de peças alugadas mensalmente? Por quanto tempo?

Somos um armário completo, com mais de 10 mil itens disponíveis para aluguel e compra. A nossa proposta é: alugue o que for usar pouco. Compre o que for usar muito. Alugou e entendeu que faz sentido ter para sempre? Pode comprar ou mesmo fazer uma oferta de compra pelo item. Fazemos cerca de 1.200 pedidos por mês e a média de dias é 22. Interessante esse dado, pois, demonstra que as pessoas já estão adotando o aluguel em seu dia a dia, para viagens, passar uma semana, um mês – ou até fazer uma reunião de trabalho. Essas peças podem receber ofertas de compra e 30 por cento dessas ofertas se concretizam em vendas. É muito interessante ver e ajudar a conduzir uma nova forma de pensar no consumo, de um jeito mais leve, experimental, inteligente.

Fale mais sobre a Fintech, sobre essa questão de um grupo investir em bolsas como se fossem ações da B3. 

Montamos uma estrutura que é um veículo de investimento restrito a um grupo de pessoas já relacionadas ao Closet BoBags que nos ajudaram no formato da operação. Sempre soube que tinha uma Fintech dentro do nosso negócio. Não existia nada no mercado, mas já trabalhávamos o conceito de fintech dentro de nossa plataforma, principalmente por sempre termos esse olhar de dados muito forte.  Estudamos o conceito de passion assets e como poderíamos combinar esses aspectos, proporcionar uma boa rentabilidade para quem investisse e, ao mesmo tempo, acelerar o crescimento de nosso negócio de forma inteligente. Portanto, esse veículo é resultado de um olhar financeiro que trouxemos para a empresa, fazendo com que um produto, ao unir ciência de dados e previsão de demanda, possa ser trabalhado de uma forma inovadora, mais eficiente e com rentabilidade superior a uma venda comum.  Por ora é uma inovação financeira de investimento, mas já pudemos identificar outros elementos que podem potencializar o nosso crescimento. Por enquanto oportunidade de investimento não é aberta ao público, pois há aspectos regulatórios que ainda precisariam ser superados para que se possa pensar em uma oferta mais ampla.

Quais os próximos passos da Closet BoBags ?

No ano passado dobramos de tamanho, se comparados a 2021, e esse ano teremos um crescimento semelhante. Temos um projeto com crescimento constante, a palavra é consistência. Continuaremos ampliando a curadoria de forma inteligente, com base em dados, via veículos de investimento, e com uma combinação de itens second hand com itens oriundos de devoluções/parcerias com marketplaces e marcas. Lançamento de nosso B2B - a Beerental - onde compartilhamos com o mercado a nossa tecnologia e know-how operacional de economia circular. Dobramos a nossa curadoria de ski e ampliaremos consideravelmente de novo esse ano. No segundo semestre vamos estudar se realizaremos uma captação via equity com o mercado de Venture Capital ou se permanecemos crescendo de forma independente.

Bel Braga
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