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Moda

Comissão Fashion Law Santos comemora um ano e oferece curso de extensão

By Marta De Divitiis

26 de fev de 2020

A Comissão Fashion Law da Baixada Santista em São Paulo fez um ano de existência este mês de fevereiro, com sucesso. Presidida por Flávia Nascimento, que já advoga há 22 anos, a comissão tem realizado reuniões mensais abertas não somente a advogados interessados, mas também a confeccionistas, donos de lojas e até influencers. Nessas reuniões, que acontecem na sede da OAB - Organização dos Advogados do Brasil - Subseção Santos, são discutidas questões pertinentes à área como a sustentabilidade na moda, por exemplo, que foi tema da reunião no início de fevereiro.

Em setembro de 2019 houve o I Simpósio de Fashion Law em Santos e em outubro do mesmo ano os membros da comissão participaram do IV Seminário Internacional de Direito da Moda no Rio de Janeiro, sendo que o trabalho científico Influenciadores Digitais e suas Responsabilidades Perante os Consumidores, de autoria de Flavia Nascimento e Juliana Casimiro de Araújo, foi premiado.

“O Brasil, infelizmente, ainda está engatinhando no segmento de direito da moda, havendo inclusive bastante preconceito entre os próprios advogados, mas, aos poucos estamos revertendo essa situação aqui na Baixada Santista,”explicou a presidente da entidade ao FashionUnited.

De acordo com Flávia essas reuniões mensais são temáticas e abertas ao público interessado, com convidados que falam a respeito dos temas apresentados. “Aos poucos temos sido procurados por comerciantes e até influencers que gostariam de saber mais a respeito dos temas abordados e das responsabilidades civis que suas ações acarretam,”disse a presidente da comissão.

Essa procura incentivou a criação do primeiro curso de extensão na Baixada Santista, "Introdução ao Fashion Law” que será ministrado pelos membros da comissão na Universidade Católica de Santos. O curso, que terá dois meses de duração - março e abril - com aulas semanais noturnas, é direcionado a graduandos e profissionais de advocacia, moda e publicidade, empresários e até mesmo influencers. “O direito da moda transita entre várias áreas do direito e temos a responsabilidade de informar e fomentar ações que resultem numa cadeia produtiva sustentável e relacionada ao comércio justo e ações sociais,”conclui a presidente da Comissão Fashion Law Santos.

Foto: Mari Helin/Unsplash

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