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Como usar o Pinterest para promover sua loja ou marca de moda

By Marjorie van Elven

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Moda

Comparado às outras redes sociais, o Pinterest parece mesmo peixe pequeno: tem 250 milhões de usuários espalhados pelo mundo, contra 2,2 bilhões do Facebook, 1,8 bilhão do YouTube, 1 bilhão do Instagram e 326 milhões do Twitter. Porém, quem tem ou trabalha para um negócio no ramo da moda não pode esquecer do Pinterest, pois ele é uma excelente ferramenta para atrair novos clientes.

“O Pinterest não é uma rede social baseada na vaidade, em quantos seguidores ou likes você tem”, disse Jackie Klimes, Gerente de Parcerias Estratégicas do Pinterest, em uma palestra para profissionais de marketing trabalhando em empresas de moda, beleza e luxo. “O Pinterest é uma plataforma para quem gosta de planejar. É para pessoas que estão pensando coisas como: ‘tenho um casamento para ir daqui a seis meses. O que devo vestir?’”.

Klimes explicou que 97 por cento das buscas feitas no Pinterest não contêm o nome de nenhuma marca. Os usuários fazem buscas genéricas, como “sapato plataforma preto” ou “vestido vermelho” -- afinal, eles ainda não decidiram o que querem, estão em busca de ideias e inspirações. Isso significa que, embora o Pinterest tenha menos usuários, eles estão muito mais abertos a descobrir novas marcas e produtos do que os usuários do Facebook ou Instagram, que muitas vezes usam essas redes apenas para manter contato com os amigos e se irritam com a presença de anúncios de empresas.

Outra razão pela qual empresas de moda deveriam prestar mais atenção ao Pinterest é que 35 milhões de seus 250 milhões de usuários buscam regularmente por conteúdo de moda, o que faz dos fashionistas um dos grupos mais ativos na plataforma. E tem mais: o Brasil é um dos países onde o Pinterest mais cresce.

Mas como as marcas podem chamar atenção no Pinterest, considerando que existem mais de 23 bilhões de ideias relacionadas à moda nessa rede? Klimes deu algumas dicas.

Tenha em mente como os usuários buscam por produtos

“Lembre-se: os usuários do Pinterest são planejadores. Então poste conteúdo relacionado a novas coleções, eventos e tendências com pelo menos 45 dias de antecedência”, recomenda Klimes. Na hora de dar um título aos “pins”, tenha em mente a forma como as pessoas buscam por ideias e produtos na plataforma: use descrições detalhadas e palavras-chave que as pessoas costumam buscar.

A página da Gucci no Pinterest, por exemplo, descreveu um de seus posts da seguinte forma: “lenço de seda com estampa floral”. Também é muito importante garantir que cada um de seus “pins” (postagens) direcione o usuário a uma página com conteúdo relevante. Nada irrita mais um usuário do Pinterest do que clicar num link quebrado ou cujo conteúdo não tem nada a ver com a foto!

Separe seus “boards” (pastas) em seções

No Pinterest, os usuários podem criar seções dentro de seus boards (subpastas dentro das pastas). Por exemplo: sua empresa pode ter um board para compartilhar fotos da coleção de primavera/verão 2019. Dentro do board, pode-se criar uma subpasta para cada categoria de produto: calças, blusas, jaquetas etc. Organizar seu conteúdo em pastas e subpastas com descrições detalhadas não apenas aumenta as chances de ser encontrado na plataforma como passa uma boa impressão da empresa para quem visita a sua página.

Use fotos de qualidade

O Pinterest é uma rede social visual, portanto as fotos têm de ser de altíssima qualidade para se chamar atenção. Quanto mais bem feitas e interessantes elas forem, maiores as chances de um usuário clicar nelas. Logo, contrate fotógrafos profissionais e edite as fotos de maneira estilosa e criativa. Algumas sugestões: reunir vários looks de uma mesma coleção numa foto só; “desconstruir” um look parte por parte; dar zoom em estampas e detalhes.

Outra boa dica é fazer uso de vídeos e fotos múltiplas, duas ferramentas adicionadas recentemente ao Pinterest. Esteja entre os primeiros a usá-las e certamente chamará atenção, pois a maior parte das imagens no Pinterest ainda é estática. Corra enquanto é tempo.

Use os boards para contar uma história

Também dá para usar a criatividade na hora de criar novos boards (pastas). A Burberry, por exemplo, tem um board chamado “A lenda de Thomas Burberry”, na qual conta a história do fundador da marca através de imagens e vídeos. Já a revista Vogue americana tem uma pasta chamada “100 maneiras de usar Gucci”, reunindo fotos de streetstyle que incluem peças da grife.

Colabore com influencers

Embora o Pinterest não seja uma rede social baseada em vaidade, muita gente aproveita para seguir suas celebridades, blogueiros, youtubers e influenciadores favoritos por lá também. Portanto, não se esqueça de incluir o Pinterest em suas campanhas com influenciadores. Klimes menciona a Nordstrom, rede de lojas de departamento americana, como um excelente exemplo de campanha focada no Pinterest. A empresa chamou a atriz Sarah Jessica Parker para um “board” dedicado a sapatos, já que a personagem Carrie Bradshaw da série Sex and the City, interpretada por Parker, era louca por sapatos.

Faça do Pinterest uma ponte entre o online e o offline

Por fim, Klimes aconselha as empresas do ramo de vestuário e acessórios a usar a ferramenta “Pincode”. Trata-se da versão própria do Pinterest para o código QR. Muitas empresas estão colocando pincodes nos seus provadores, sacolas ou materiais promocionais em eventos. Ao escanear o código com um smartphone, a pessoa é direcionada ao “board” (pasta) do Pinterest com mais informações sobre aquele produto, coleção ou campanha.

Fotos: captura de tela Pinterest

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