Conexões Brasil - Mundo: 9º Congresso Internacional Abit começa amanhã (30)
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0rganizado anualmente pela Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - o evento de conteúdo se tornou o maior da cadeia do setor têxtil e de confecção do país. Tradicionalmente reúne empresários de toda a cadeia produtiva do segmento, especialistas, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo. Este ano, acontece em Salvador, BA, no Senai Cimatec, sob o tema Conexões Brasil – Mundo: Caminhos Estratégicos para a Competitividade.
Nas últimas edições do Congresso Internacional Abit, foram discutidas as oportunidades, os desafios e os caminhos a serem tomados pela indústria têxtil e de confecção brasileira para ser uma cadeia de valor verticalizada, integrada tecnologicamente, ágil, inovadora, sustentável, relevante social e economicamente e capaz de atrair e reter talentos. A fim de atingir tais objetivos, algumas diretrizes, dimensões e ênfases estratégicas foram colocadas em debate, gerando discussões, articulações e iniciativas concretas para o desenvolvimento do setor.
O Brasil dentro do mercado global
Para a edição 2024, o tema escolhido busca lançar luz sobre o posicionamento estratégico da indústria têxtil e de confecção brasileira no mercado global, o que depende tanto do tratamento das questões debatidas nas edições anteriores, quanto de questões especificas que serão o foco das discussões neste ano.
A indústria têxtil e de confecção brasileira é um dos setores mais importantes da economia nacional, representando cerca de 2 por cento do PIB e gerando mais de 2 milhões de empregos. no entanto, o seu “market share” no mercado internacional ainda é relativamente pequeno, representando apenas 1,5 percentuais do total.
O que fez e faz a indústria têxtil e de confecção nacional ser pouco competitiva e possuir baixa representatividade no mercado global? Quais são os impedimentos e as barreiras enfrentadas pela indústria brasileira para ser mais competitiva? Quais são as tendências, cenários e direcionadores estratégicos que se apresentam para o setor têxtil e de confecção global? Quais são as potencialidades e vulnerabilidades da indústria brasileira para se alinhar com tais tendências? Que estratégias e ações são necessárias e prioritárias para aumentar o "market share" brasileiro no mercado internacional? Estas questões estarão em pauta amanhã e quinta-feira.
Programação completa 2024
Dia 30 de outubro
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 9h30 - Abertura oficial com mediação de Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, especialistas, executivos do setor e autoridades do Estado da Bahia.
9h30 às 10h - Apresentação Estudo Têxtil da Bahia – Potencialidades do Setor, com Marcelo Villin Prado, do IEMI – Inteligência de Mercado, e Vladson Menezes, superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)
10h às 11h - Palestra de Abertura | Nova Realidade Mundial e seus Impactos. Presença do embaixador Roberto Azevêdo, que foi diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) de 2013 a 2020.
11h às 12h30 - Painel 1 | Explorando os Mercados Internacionais. Participam: Manoela Amaro, CEO da BLANC; Mariana Pavan, co-fundadora e diretora criativa da Maria Pava; e Michel Piroutek, analista da Euromonitor.
12h30 às 14h – Almoço e networking
14h às 15h30 - Painel 2 | Políticas Regulatórias Globais – Impactos no comércio. Participam: David F. Olave, conselheiro de política comercial da Sandler, Travis & Rosenberg; Marcella Cortez, da Farm Rio; Mário Jorge Machado, presidente da EURATEX; e Renata Amano, diretora da Fiação de Seda Bratac.
15h30 às 16h – Coffee break
16h às 17h30 - Painel 3 | Política Industrial como Fator-Chave para Competitividade. Participam: Décio Lima, presidente do Sebrae; Fabrício Silveira, superintendente de Política Industrial da CNI; José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES; Mariele Christ, coordenadora de Indústria e Serviços da Apex-Brasil; Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC; e William Rospendowski, superintendente da Finep.
17h30 às 19h – Coquetel de confraternização
Dia 31 de outubro
9h às 10h30 - Palestra abertura | Megatendências de Consumo e seus Impactos no Mundo dos Negócios. Com mediação de Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – Abit, e apresentação de Camila Toledo, diretora da Fashion Snoops.
10h30 às 12h - Painel 4 | Inovação, Tecnologia e Novos Modelos de Negócios. Participam: Anna Araripe, diretora de Marketplace no Mercado Livre; Cassiano Lemos, COO da Arezzo&Co; e Cecília Rapassi, sócia fundadora da Gouvêa Fashion Business.
12h às 14h – Almoço e networking
14h às 15h30 - Painel 5 | O Desenvolvimento Sustentável como driver estratégico para a competitividade. Participam: Lars Fogh Mortensen, representante da EU Institution; Leandro Ito, gerente divisional de Sustainable Supply Chain (SSC) da C&A; Paulo Costa, co-fundador e consultor da Nova Kaeru; Sissi Alves da Silva, Sissi Alves da Silva, Coordenação-Geral de Bioeconomia e Economia Circular; e Viviane Cecilia Lunelli, CEO da empresa Lunelli.
15h às 16h – Coffee break
16h às 17h30 - Painel 6 | O Novo Consumidor: Oportunidades e Desafios. Participam: Edwina Kulego, vice-presidente de desenvolvimento internacional e de negócios da Informa Markets Fashion; Martha Torres, sócia associada da McKinsey; Pedro Fernandes, sócio da McKinsey; e Rogério Guimarães, diretor de Marca do Grupo Lupo Sports.
17h30 às 18h30 – Palestra de Encerramento | Ansiedade de Futuro: Como se preparar transformando incertezas em oportunidades. Com participação de Daniela Klaiman, fundadora e CEO da FutureFuture.
- O Congresso Internacional Abit 2024, em Salvador, foca na competitividade da indústria têxtil brasileira no mercado global.
- Debaterá desafios, oportunidades e estratégias para aumentar a participação brasileira no mercado internacional, analisando tendências globais e potencialidades nacionais.
- A programação inclui painéis com especialistas, executivos e autoridades, abordando temas como inovação, sustentabilidade e o novo consumidor.