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Dafiti Circula incentiva prolongamento da vida útil das roupas

By Marta De Divitiis

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Moda

Credits: Sarah Brown/Unsplash

A Dafiti, plataforma de moda e lifestyle, acaba de lançar o Dafiti Circula, com o objetivo de incentivar a circularidade na moda. O projeto distribui pela cidade de São Paulo alguns pontos de coleta onde os consumidores podem destinar roupas que não usam mais.


Para que as entregas sejam realizadas, a Dafiti disponibiliza caixas coletoras em 35 pontos "Retira Fácil", pequenos estabelecimentos parceiros onde os clientes podem retirar as suas compras quando não há um responsável para receber em seu endereço. A empresa também conta com postos de recolhimento no escritório da Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, e no centro de distribuição em Extrema (MG), a fim de trazer a cultura da reciclagem de dentro para fora. 
 

A Kangu, empresa de entregas parceira da Dafiti, realizará a coleta das peças, compradas ou não na fashiontech e em qualquer condição. As roupas serão encaminhadas à ONG Cerzindo - que auxilia refugiados e imigrantes, que fará a curadoria das peças incluindo reparo ou reaproveitamento por meio do upcycling. Essas peças poderão ser doadas diretamente aos beneficiários da instituição ou vendidas no bazar, sendo que os valores serão revertidos para a ONG, colaborando para manutenção da organização, capacitação dos beneficiários e financiamento dos atendimentos sociais.


O "takeback" (como é conhecida a ação) possibilita a circulação de roupas pelo maior tempo possível e, consequentemente, a redução de resíduos gerados. “A Dafiti, como uma referência no mercado da moda, apoia iniciativas sustentáveis, como é o caso deste programa, no qual vamos oferecer opções para estender a vida útil das roupas incentivando o seu uso por mais tempo”, diz Cristiano Medeiros, Gerente de Sustentabilidade da Dafiti, no release de divulgação. 
 

Além do Dafiti Circula a fashiontech conta também com a Dafiti Eco, catálogo sustentável que engloba mais de 6 mil produtos de grandes marcas, como Adidas, Nike, GAP e Forever 21. Para integrar a seção, as peças atendem ao menos uma de suas quatro categorias: matéria-prima sustentável, eco produção, compromisso social e respeito aos animais.


Em 2022, a empresa reduziu 33 porcento nas emissões totais de sua pegada de carbono em comparação com o ano anterior. Até 2030, a empresa tem o objetivo de utilizar materiais sustentáveis em 75 por cento dos produtos de marca própria e em 95 percentuais das embalagens compradas pela Dafiti.


O Dafiti Group é uma das maiores fashiontech de moda e lifestyle da América Latina. Fundado em 2011 e com atuação em quatro países (Argentina, Brasil, Chile e Colômbia), o grupo tem um time composto por mais de 3 mil pessoas, que busca proporcionar a melhor experiência de compra para os clientes e a ser a plataforma de escolha para seus parceiros. A proposta é oferecer o melhor portfólio e curadoria, inspiração de moda, os melhores preços, a melhor conveniência e tudo isso com o cuidado em gerar impacto positivo nas pessoas e no planeta. Em 2020, as plataformas tiveram mais de 7,7 milhões de clientes ativos, gerando um NMV - valor líquido de mercadoria, na sigla em inglês, de 3,4 bilhões de reais.

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