• Home
  • Notícias
  • Moda
  • Denim City SP lança projeto Jeans do Brasil

Denim City SP lança projeto Jeans do Brasil

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Moda

Está sendo lançada hoje para o público (ontem foi lançada para o segmento comercial de moda) a campanha Jeans do Brasil, uma iniciativa da Denim City São Paulo e tecelagens parceiras para incentivar o consumidor brasileiro a valorizar os jeans feitos no país. Fazem parte do projeto: Canatiba; Capricórnio; Covolan; Santista; Vicunha e Lycra, contando com a adesão da Cedro.

“Desde o princípio da Denim City SP tínhamos a ideia de trabalhar em cadeia e desenvolver ações conjuntas; já o projeto Jeans do Brasil surgiu quando começamos a discutir a possibilidade de trabalharmos mais a sustentabilidade e a rastreabilidade na cadeia produtiva do jeans,” explica Maria José Orione, consultora de negócios da moda e diretora do Denim City Academy.

De acordo com Maria José a ideia inicial era mais complexa e, com a questão da pandemia e das atenções voltadas para a sobrevivência, houve uma simplificação do projeto, adaptando-o ao momento atual. “Aproveitamos todo o movimento de solidariedade e do #FeitoNoBrasil e decidimos conversar com o consumidor mostrando a ele a importância e benefícios do jeans brasileiro, tanto na questão econômica como ambiental,”diz a executiva. Para lembrar, o movimento #FeitoNoBrasil é um manifesto a favor da moda nacional e a favor de uma indústria têxtil unida, geradora de riquezas financeiras e culturais.

Jeans feito em casa

O que o consumidor final não sabe e o projeto pretende colocar em pauta é que no Brasil temos todos os elos da cadeia produtiva, desde a plantação de algodão até a confecção da calça jeans, passando pela fiação e tecelagem. Somos no país o quarto maior produtor de denim no mundo, atrás apenas da China, Paquistão e Turquia.

75 por cento da produção da fibra brasileira conta com certificação socioambiental sendo que 96 por cento do algodão produzido no país é em regime de sequeiro, isto é, irrigado pela chuva. Escolhendo um jeans brasileiro além do algodão certificado há menor impacto ambiental por conta do transporte, sem contar a geração de empregos. Vale lembrar que na moda brasileira há 1,5 milhão de empregos diretos e 8 milhões contando os indiretos, sendo que 75 por cento da mão de obra é feminina.

A campanha traz um logo que pode ser usado em fundo claro ou escuro, com indicações de aplicações como tags do movimento (com a frase impressa “quando você usa jeans feito no Brasil você garante empregos e fortalece a economia de nosso país”), do uso de cores e fornecimento da arte para ser aplicada nas tags, bordadas ou impressas na peça. A indicação é que se use a iconografia e o slogan apenas em peças fabricadas no Brasil com matérias primas nacionais. O movimento foi pensado para produtos em jeans ou sarja. O slogan é “do nosso jeito, na nossa casa, jeans do Brasil.”

Fotos: Jason Leung/Unsplash e cortesia Denim City SP

Coronavirus
Denim
Denim City SP
FeitoNoBrasil
Jeans
JeansDoBrasil
Spotlight