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Denim City SP lança projeto Jeans do Brasil

By Marta De Divitiis

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Moda

Está sendo lançada hoje para o público (ontem foi lançada para o segmento comercial de moda) a campanha Jeans do Brasil, uma iniciativa da Denim City São Paulo e tecelagens parceiras para incentivar o consumidor brasileiro a valorizar os jeans feitos no país. Fazem parte do projeto: Canatiba; Capricórnio; Covolan; Santista; Vicunha e Lycra, contando com a adesão da Cedro.

“Desde o princípio da Denim City SP tínhamos a ideia de trabalhar em cadeia e desenvolver ações conjuntas; já o projeto Jeans do Brasil surgiu quando começamos a discutir a possibilidade de trabalharmos mais a sustentabilidade e a rastreabilidade na cadeia produtiva do jeans,” explica Maria José Orione, consultora de negócios da moda e diretora do Denim City Academy.

De acordo com Maria José a ideia inicial era mais complexa e, com a questão da pandemia e das atenções voltadas para a sobrevivência, houve uma simplificação do projeto, adaptando-o ao momento atual. “Aproveitamos todo o movimento de solidariedade e do #FeitoNoBrasil e decidimos conversar com o consumidor mostrando a ele a importância e benefícios do jeans brasileiro, tanto na questão econômica como ambiental,”diz a executiva. Para lembrar, o movimento #FeitoNoBrasil é um manifesto a favor da moda nacional e a favor de uma indústria têxtil unida, geradora de riquezas financeiras e culturais.

Jeans feito em casa

O que o consumidor final não sabe e o projeto pretende colocar em pauta é que no Brasil temos todos os elos da cadeia produtiva, desde a plantação de algodão até a confecção da calça jeans, passando pela fiação e tecelagem. Somos no país o quarto maior produtor de denim no mundo, atrás apenas da China, Paquistão e Turquia.

75 por cento da produção da fibra brasileira conta com certificação socioambiental sendo que 96 por cento do algodão produzido no país é em regime de sequeiro, isto é, irrigado pela chuva. Escolhendo um jeans brasileiro além do algodão certificado há menor impacto ambiental por conta do transporte, sem contar a geração de empregos. Vale lembrar que na moda brasileira há 1,5 milhão de empregos diretos e 8 milhões contando os indiretos, sendo que 75 por cento da mão de obra é feminina.

A campanha traz um logo que pode ser usado em fundo claro ou escuro, com indicações de aplicações como tags do movimento (com a frase impressa “quando você usa jeans feito no Brasil você garante empregos e fortalece a economia de nosso país”), do uso de cores e fornecimento da arte para ser aplicada nas tags, bordadas ou impressas na peça. A indicação é que se use a iconografia e o slogan apenas em peças fabricadas no Brasil com matérias primas nacionais. O movimento foi pensado para produtos em jeans ou sarja. O slogan é “do nosso jeito, na nossa casa, jeans do Brasil.”

Fotos: Jason Leung/Unsplash e cortesia Denim City SP

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