Disney comemora o mês do orgulho LGBTQIA+ com várias ações
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Com ações especiais, conteúdos e lançamentos de produtos temáticos, a Disney acompanha as iniciativas globais realizadas no para o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, que se comemora no dia 28 de junho. Durante junho e até o início de julho, a Companhia convida o público a celebrar o respeito, o amor e a sua identidade através de histórias representativas e autênticas que traduzem a rica diversidade humana e promovem a inclusão de todas as pessoas, sem distinção.
Carla Pereira, diretora de marketing e líder de diversidade e inclusão em produtos de consumo, games e publicações para a América Latina, falou com exclusividade para o FashionUnited. Trabalhando em marketing de licenciamento há mais de 11 anos sendo os últimos 3 com escopo regional, Carla buscou ampliar o impacto dos produtos e campanhas com foco em Diversidade e Inclusão. Em 2020, foi indicada como parte do conselho global de D&I como responsável para América Latina por produtos na região.
FashionUnited: desde quando a Disney está empenhada em apoiar a comunidade LGBTQIA+?
A Disney vem trabalhando a questão desde 2018 quando lançamos a primeira coleção Pride nos EUA e na Europa. Viemos expandindo pelo mundo e chegou à América Latina e ao Brasil em 2019. Em 2020 fizemos a primeira coleção, mas ela trazia somente o personagem Mickey. Em 2021 várias equipes de funcionários Disney e grupos de produtos e consumo no mundo inteiro se uniram nessa paixão pelo tema e desenvolveram várias coleções, que agora contam com mais personagens. Temos a Marvel, Lucas e Pixar e vários fãs dessas marcas, daí a coleção se expandiu atendendo uma demanda para que se expressem da forma que quiseram com os personagens favoritos. Houve pedidos dos consumidores para que aumentássemos tanto o número de produtos e que estes atendessem toda a família. Assim a coleção se expandiu para várias faixas etárias.
A Disney está fazendo doações a ONGs que trabalham com essa questão. Como estão sendo realizadas essas doações?
A Disney tem um compromisso com a comunidade LGBTQIA+. Junto com a coleção fazemos uma doação, mas ela não está atrelada à venda de produtos. Na América Latina e consequentemente no Brasil estamos doando para a It Gets Better que é uma rede de organizações que apoiam e conectam no sentido de empoderar jovens da comunidade. Então a Disney, ao mesmo tempo que dá suporte, oferece educação (além da doação em dinheiro participamos de um projeto educativo completo que irá transcorrer durante todo o ano de 2021.) Temos a criação de uma plataforma digital com vários conteúdos que serão veiculados durante o período, direcionado para a comunidade LGBTQIA+, suas famílias e os profissionais de educação da região onde se encontram.
Como foram desenvolvidas as coleções? Em parceria com as marcas? Explique.
Somos contadores de histórias então buscando inspirar as pessoas. Funcionários da Disney que são da comunidade desenvolvem uma série de artes que chamamos de Guia de Arte. Dependendo do licenciado temos várias formas de trabalhar: alguns preferem se orientar pelo guia, mas inserir o estilo de moda deles; outros trabalham conosco em co-criação e outros desenvolvem suas próprias artes, com seu DNA e a Disney em conjunto com a empresa aprovam as criações (para que tenham coerência com toda a proposta).
Como tem sido a receptividade das marcas brasileiras?
As marcas têm aderido fortemente à proposta (só esse ano temos 200 SKUs - unidades de manutenção de estoque) e que vão desde moda como a Hering até mesmo a Regina Festas. Tem desde moda a produtos e acessórios para a casa, temos várias categorias de produtos. O que é interessante é que a coleção Pride faz parte do cotidiano das pessoas, está inserido na vida de todos.
Outra questão importante é que lançamos a coleção em junho, devido à comemoração do mês, mas os produtos ficarão em linha ao longo de todo o ano, em coleções contínuas. Para 2022 já temos um projeto de diversidade e inclusão que irá durar 12 meses. Conto isso como um teaser, que será divulgado depois.
É importante quando a companhia não apenas desenvolve os produtos, temos parceiros que são diversos, mas temos ainda um pilar interno muito forte de diversidade e de inclusão. Temos dentro da empresa um Conselho de Inclusão, que trabalha dentro do RH, inclusive. Trabalhamos em ambientes acolhedores e fizemos uma parceria com a TransEmpregos, para ter jovens aprendizes da comunidade Trans na companhia. Trabalhamos a diversidade em todos os pilares, 360, fazendo produtos relevantes para a comunidade e com parceiros que tragam seus valores para nós também.
Fotos: cortesia Disney