Dudalina e Individual – ambas da Veste S.A. – aderem ao programa Sou de Algodão
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Dudalina, marca focada no workwear, e Individual, masculina, estão com lançamento de coleções 100 por cento rastreáveis, por meio da leitura de QR Codes nas TAGs dos produtos. Assim os consumidores são convidados a conhecer desde as fazendas onde o algodão certificado é cultivado até a produção de fios, tecidos, confecção e comercialização final do produto.
A rastreabilidade das peças é resultado da adesão da Veste S.A – da qual ambas as marcas fazem parte - ao SouABR, programa lançado pelo movimento Sou de Algodão, iniciativa da Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão. Nele, os produtos que têm, pelo menos, 70 percentuais de algodão na composição e 100 por cento de origem certificada ABR - Algodão Brasileiro Responsável, são registrados em blockchain e suas informações são publicadas, comprovando que a fibra é produzida com práticas sustentáveis e transformada em fios e tecidos pela Cataguases, tecelagem referência em qualidade e compromisso socioambiental.
"O lançamento das coleções de peças rastreáveis pelas marcas Dudalina e Individual é um marco significativo para o programa SouABR e para a cadeia têxtil como um todo. A adesão de mais marcas reforça o compromisso do setor com a transparência e a sustentabilidade, permitindo que mais consumidores conheçam toda a jornada do algodão brasileiro, desde o campo até a peça final. Essa iniciativa não apenas valoriza o trabalho dos nossos produtores, como também promove uma conexão mais consciente entre quem produz e quem consome, fortalecendo a confiança e o respeito pela moda responsável”, comemora Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa, no release de divulgação.
Além de promover a transparência, esse sistema de rastreabilidade assegura uma cadeia produtiva íntegra. A Veste S.A prioriza fibras naturais que não só oferecem conforto e frescor, mas também “ecofriendly”, sendo biodegradáveis e alinhadas às práticas ESG.
“Com essa iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com uma moda mais transparente e responsável. A rastreabilidade completa das peças não apenas conecta o consumidor à história por trás de cada produto, mas também eleva os padrões de sustentabilidade e ética na indústria da moda. Começamos o projeto com 80 mil peças rastreáveis e nosso objetivo é expandir cada vez mais essa iniciativa para os demais produtos que utilizam a fibra de algodão como a principal matéria-prima. Essa iniciativa não é apenas uma questão de inovação tecnológica, mas parte de um movimento maior de transformação do setor”, afirma Alexandre Afrange, CEO da Veste S/A no mesmo informativo.
The Fashion Pact
“Somos, desde 2022, o único membro da América Latina no The Fashion Pact, a primeira iniciativa global liderada por CEOs para impulsionar a sustentabilidade na indústria da moda. Assumimos metas de médio e longo prazo com foco em três frentes: clima, biodiversidade e oceanos. Até 2025, submeteremos nossas metas de redução de emissões à Science Based Targets Initiative”, afirma o CEO da Veste S/A, também no release, onde complementa: “além disso, buscamos integrar a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 até 2030, reforçando o alto nível de governança do conglomerado. Esses compromissos refletem nossa estratégia: somos guiados pelo crescimento rentável e sustentável a longo prazo, com a sustentabilidade de nosso ecossistema como um pilar fundamental.”
Moda consciente
Mais do que um simples dado técnico, a rastreabilidade conta histórias ricas. Ao escanear o QR Code, o consumidor descobre a origem da fibra, a trajetória das fazendas e os valores que sustentam cada peça. Esse gesto simples se torna um convite à reflexão sobre a procedência das roupas e à adoção de um consumo mais responsável, além de valorizar a moda feita 100 por cento no Brasil, que movimenta milhares de pessoas e fortalece a economia do País.
Com mais de 40 anos de história, a Veste S.A é um dos principais grupos de moda de alto padrão no Brasil. Controla marcas de prestígio como Le Lis, BO.BÔ, Dudalina, John John e Individual. Em 2008, foi uma das primeiras empresas do setor a realizar IPO.
A Dudalina, com 66 anos, é hoje considerada a maior camisaria da América Latina. Com ampla presença em todo o território brasileiro pelos canais varejo e atacado, a marca é referência em moda workwear, sendo reconhecida pela estética sofisticada e alta qualidade. Além da camisaria – que consagrou a marca com modelos desenvolvidos com matérias-primas nobres – a alfaiataria contemporânea e a moda casual compõem as coleções.
A Individual, marca masculina, destaca-se por oferecer peças de alta qualidade que combinam estilo clássico e casual, com foco em tecnologia e sustentabilidade. Seu diversificado mix de produtos atende às demandas do consumidor moderno. Presente nas principais multimarcas do Brasil, a marca vem expandindo sua base de clientes através do e-commerce.
A Sou de Algodão é um movimento criado pela Abrapa em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o ABR, que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82 por cento de toda a produção nacional da fibra.
- As marcas Dudalina e Individual lançaram coleções 100% rastreáveis, permitindo que os consumidores acompanhem todo o processo produtivo, desde a plantação do algodão até a venda final.
- A rastreabilidade é resultado da adesão da Veste S.A. ao programa SouABR, que utiliza blockchain para garantir a transparência e sustentabilidade da cadeia produtiva.
- Essa iniciativa promove a transparência, a sustentabilidade e a moda responsável, conectando o consumidor à história de cada peça e valorizando o algodão brasileiro.