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Estratégias de inovação estão no DNA da Amaro

By Marta De Divitiis

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Moda

A Amaro, empresa de lifestyle que traz produtos de moda, beleza, bem estar e casa, está sempre inovando, buscando abraçar suas consumidoras em todas as demandas. Basicamente feminina, tem como alvo as mulheres, mas atendem os mais diversos estilos de vida e faixas etárias.

A última novidade, foi disponibilizar para as clientes, um look escolhido por elas, utilizado pela influenciadora digital da marca, a Mara, num evento que celebrou a parceria com a marca francesa Lancôme e a venda do La Vi est Belle, a fragrância mais vendida no Brasil. A coleção escolhida, limitada, foi produzida em tempo recorde e vem com três itens, que podem ser adquiridos separadamente: regata, blaser e pantalona de paetês dourados.

Daniel Busch, diretor criativo da Amaro e Bruna Bonafé, head de PR (Relações Públicas, na sigla em inglês) da empresa, falaram com exclusividade ao FashionUnited, contando sobre o conceito que norteia a marca e a evolução da influencer digital.

FashionUnited: qual o conceito que norteia as estratégias usadas pela Amaro?

Daniel: O que nos norteia é tentar entender sempre nossa consumidora, tendo-a no centro de tudo, de todas as nossas ações e comunicações; ela está sempre no cerne e nas iniciativas que tomamos como marca. Nosso posicionamento se faz sempre por meio de perguntas como o que faremos para comunicarmos, com ações que atendam as clientes e façam sentido na vida delas. Essa relação que criamos com nossa consumidora é constantemente alimentada pelas plataformas, o que nos motiva em melhorar cada vez mais, entregar a essa consumidora o que ela necessita e até se antecipar aos comportamentos de consumo dela, nos tornando uma marca relevante para ela. Buscamos nos posicionar como marca, trazendo inovação para o mercado.

Vale lembrar que a Amaro nasceu como uma marca de moda e se posiciona hoje como uma marca de lifestyle, oferecendo o que há de melhor em moda, beleza e segmento casa, tudo num só lugar. Esse movimento chegou porque detectamos a necessidade de nossa cliente comprar todas categorias de produtos, tudo o que faz parte do dia a dia delas, o que necessitam, num só lugar. Com conveniência, de forma integrada, de forma “seamless”, isto é, de forma contínua em todos os processos, sem quebra.

Buscamos proporcionar uma experiência de compra fácil, com curadoria. Trabalhamos com um público amplo e o que oferecemos contempla várias faixas etárias e estilos de vida e isso nos dá a oportunidade de trabalhar com ele de uma forma profunda. Dependendo do projeto que estamos desenvolvendo, sempre, em cada etapa, nos comunicamos com nosso público alvo.

Quais os novos passos?

Daniel: vamos continuar reforçando nosso posicionamento como uma marca de lifestyle, para a consumidora sentir também nossa presença física, com guide shops nas principais cidades do país, site e app, promovendo uma aproximação cada vez maior com elas. Procuramos aprimorar a experiência de compra em todos os pontos de contato que temos.

"Se tem na sua vida, tem na Amaro”, slogan que usamos internamente, entrega o que a Amaro é; construímos campanhas cujo conceito pode se tornar mais elástico para entregarmos o que necessitam. Trabalhamos com uma amplitude de faixas etárias e de diferentes estilos de vida, isso dá a oportunidade de nos comunicar, com todas elas.

Já contamos com 900 colaboradores, temos um crescimento bem acelerado e ainda somos uma startup, o que é muito bom do ponto de vista da criação, nos dá muita agilidade, de sentir, entender e criar de forma muito rápida, dinâmica e assertiva. Essa cultura que a gente cria é sentida tanto internamente na empresa, como externamente com nossas consumidoras. Isso é muito especial.

Nessa nossa última ação, assim que houve a adesão das consumidoras, resolvemos disponibilizar para elas o look que a Mara usou durante a ação e fizemos tudo dentro de um tempo recorde (entre concepção, produção, unindo as áreas necessárias para o desenvolvimento foi menos de uma semana).

Como surgiu a Mara e qual a função dela?

Bruna: a Mara surgiu no início da pandemia porque gente se viu sem a possibilidade de fazer fotos com modelos reais, uma vez que estávamos cumprindo as normas de isolamento, mas precisávamos continuar comunicando novidades com nossas clientes. Daí criamos a Mara, que surgiu como uma modelo, depois posicionamos ela como uma assistente virtual, mas no decorrer do tempo ela evoluiu e agora se tornou uma influenciadora. Com a entrada de novas marcas, aliás bastante relevantes, no nosso portfólio, precisávamos de uma maneira de comunicar melhor e de unirmos essas novas marcas com nossas clientes. Então já fizemos ações com a L’Oreal, mais recentemente com a Lancôme (esta descrita acima), estamos constantemente evoluindo a Mara, que se tornou uma influenciadora virtual.

Quais as ações que a Amaro tem realizado?

Bruna: estamos sempre ágeis e promovendo inovações. Para o varejo fizemos um movimento muito importante, que foi os guide shops, lojas inteligentes, um modelo que colocamos primeiro para o mercado em termos de presença física.

Gostaria de destacar nossas ações de sustentabilidade; fomos a primeira empresa brasileira de consumo a compensar em dobro nossa emissão de carbono. Internamente mapeamos todos os processos e diminuímos nossa pegada e depois disso, fomos para a compensação externa, compensando em dobro nossas emissões. Além da comunicação, na prática do varejo, inovamos também em ESG (governança ambiental, social e corporativa, na sigla em inglês).

Fotos: cortesia Amaro

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