Estúdio Cena com Lucaz Roberto investe nos volumes estruturados
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Liniker em foto de Nadja Kouchi/TV Cultura
Adepto da técnica de modelagem que privilegia quantidades de tecidos planos e de malha que, quando sobrepostos, criam uma silhueta de grande proporção, o estilista Lucaz Roberto tem vestido várias celebridades brasileiras, como Liniker (é de Roberto o figurino que a artista usou no programa Roda Viva da TV Cultura); Majur, no clipe Mapa das Estrelas e Jogo Toddynho no ensaio da revista Glamour, entre outros.
"Utilizamos tecidos nobres, como shantung de seda, tafetá de seda, gazar de seda, musseline, rendas de pedraria, renda italiana e francesa e plissados feito à mão em tecidos planos. Muitos destes tecidos são exclusivos, inclusive na estamparia. Procuramos aqueles que sejam 100 por cento aderentes ao corpo, além de todo o trabalho ser feito à mão, o que garante mais durabilidade ao produto final”, explica Lucaz no release de divulgação.
Jogo Toddynho em foto de Ivan Erick Menezes
majur em foto de fernando young>
Mulheres Pretas e pessoas trans
O Estúdio Cena orgulha-se de ter como principal público pessoas que fazem parte da ideia original da marca. 100 por cento são mulheres, sendo 90 por cento pretas, além de ter uma parcela representativa de pessoas trans entre as clientes. O estilista entende que a moda tem o poder de conectar pessoas e fazê-las enxergar que podem caber nas roupas que quiserem e que esse trabalho é algo coletivo entre estilista e cliente, uma construção conjunta capaz de despertar sentimentos valiosos.
Segundo Roberto falou com exclusividade para o FashionUnited a volumetria (nome que o profissional utiliza para essa técnica de modelagem) não tem nenhuma relação direta com a questão feminina racial, porém por ser sob medida, é capaz de atender diferentes corpos. Sobre a grande maioria das clientes serem mulheres pretas, foi uma consequência natural. "Desde a primeira coleção do Estúdio Cena, há um ano, muitos produtores, stylist e profissionais da moda já entraram em contato em busca de peças que fossem representativas para este perfil de consumidoras. A partir do momento em que estas mulheres começaram a usar Cena, elas se tornaram referência para outras, que viam ali uma identificação de trajes sob medida que atendiam aos anseios delas”, justifica o designer.