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Etiqueta Certa automatiza etiquetagem correta

By Marta De Divitiis

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Moda

Exemplo de etiqueta correta Credits: Mayara Bertolli

Fundada em 2017 por Karine Liotino e Mariana Amaral - ambas graduadas em Têxtil e Moda pela USP, a "fashiontech" Etiqueta Certa foi desenvolvida para auxiliar toda a cadeia têxtil ,do fio à peça de vestuário, para a etiquetagem correta dos itens, seguindo todas as normas propostas pelo Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. 

A plataforma, que funciona por um plano mensal de assinaturas, conta com 210 clientes e 274 marcas, como Reserva, Ricardo Almeida, NV, Grupo Soma, Loungerie, Celine, Amaro, Aramis, Bobô, C&A, Brooksfield, Dudalina, Hering, Schutz e Stella Mccartney, entre outras.

A CEO da empresa Karine Liotino, concedeu entrevista ao FashionUnited, falando a respeito de etiquetagem e sua importância.

Karine Liotino e Mariana Amaral Credits: Mayara Bertolli

FashionUnited: como surgiu a ideia de desenvolver uma empresa só voltada para a etiquetagem correta? Como foi a descoberta deste nicho de mercado?

Eu e a Mariana Amaral trabalhávamos em outro lugar antes, onde a gente era responsável por acompanhar essas regulamentações de etiquetagem, as comissões de normas que normalmente fazem as atualizações, que são na ABNT e no Inmetro, aprender e repassar esse conhecimento para a indústria de uma forma geral, através de treinamentos, consultorias. Então, por volta de cinco anos, a gente ficou fazendo esses eventos, essas capacitações, essas consultorias para as empresas de moda, orientando sobre como fazer a etiqueta correta e como estar de acordo com essa regulamentação. E percebemos que mesmo quando o profissional da empresa, estudava, era super especialista, tinha conhecimento no dia a dia da produção de moda, que é muito rápido, ciclos muito curtos de desenvolvimento, muita variação de produtos, muita variação de matéria-prima, ele acabava tendo dúvidas e errando na hora de aplicar a lei, e consequentemente tinham todos os problemas que decorrem disso, que são autuações, multas, quando, por exemplo, é uma confecção private label e entrega para um varejista com a etiqueta errada, o varejista devolve esse lote para ser reprocessado. E a gente começou a ver que isso era uma dor, um problema realmente que dava prejuízo para as empresas, com multas, jogar etiquetas fora e fazer de novo…

E ao mesmo tempo, em 2015, tivemos um conhecimento mais voltado para startups.Nessa época no Brasil ninguém nem sabia muito bem o que era, como que funcionavam os modelos de negócio. Eu cheguei a ir para o Vale do Silício para estudar, para aprender um pouco mais sobre startups e aí quando eu voltei, a Mariana também já estava envolvida nessa discussão, e começamos a conversar e falar ‘olha que problema que a gente conseguiria resolver da indústria por meio de tecnologia?’. E aí que identificamos, um dos problemas da indústria é tal da etiqueta, é a dificuldade de conseguir se manter atualizada nas mudanças das regulamentações, é conseguir aplicar a regulamentação quando tem a variação de produto. Então se tivesse uma ferramenta inteligente que conseguisse fazer a etiqueta certa, sem que a pessoa soubesse da regulamentação, faria com que ali no final tivesse a etiqueta correta e evitaria todos os prejuízos e os custos que as empresas tinham em decorrência daquele processo moroso, ineficiente, que às vezes levava muitos erros. Então foi dessa forma que surgiu a Etiqueta Certa.

Quais os principais obstáculos que tiveram que superar?

Na verdade não foram obstáculos e sim desafios em levar para o mercado um produto inovador. Então, o meu cliente já fazia etiquetas antes da Etiqueta Certa existir. Mesmo as empresas que não usam minha empresa, elas têm que diariamente fazer a etiqueta correta. E usar o nosso sistema é uma forma nova, diferente, que não existia anteriormente. O desafio é a empresa ver que hoje o processo que ela acha que não tem custo, que é uma pessoa, às vezes mais pessoas, ali estudando a legislação, desenvolvendo a etiqueta manualmente, com risco de erro, é que muitas vezes há erro, esses erros dão alguns prejuízos na cabeça do modelo antigo de se pensar, no processo antigo, o empresário, o gestor, pensa geralmente que não tem custo direto nesse processo. E aí, quando ele tem que assinar uma plataforma, ele acha que a assinatura daquela plataforma vai estar agregando um custo para ele. E é difícil ele ver que quando você faz, na verdade, um investimento numa ferramenta, você está otimizando o processo, minimizando riscos. Está colocando um pouco mais de segurança no seu processo, e aí, na verdade, você está reduzindo custos. Então, não temos obstáculos, temos o desafio de mostrar para o cliente que o processo dele não é legal, que é ineficiente, gera riscos para ele e a mudança de mentalidade, faz com que aquele empresário queira inovar para, então, investir na tecnologia.

Quais os erros mais comuns na etiquetagem?

Na verdade, em todos os campos da regulamentação, existem erros. Então, as empresas erram os tamanhos dos caracteres, o layout da informação. Mas a principal dificuldade que as empresas têm é de informar a composição correta daquele produto e definir quais são os cuidados de conservação, que no caso é a simbologia ideal, adequada para tratar aquele produto. Em virtude deste problema até desenvolvemos uma inteligência na plataforma que, a partir da composição do material, da construção do material e das características de estrutura e de design do produto o sistema sugere uma simbologia para tratar aquele produto da forma mais adequada pelo consumidor em casa. Porque percebíamos que principalmente quando havia uma mistura de diversos tecidos, diversas composições, na mesma peça de roupa, as pessoas (engenharia de produto, ou estilista, a pessoa que estava ali responsável por fazer etiqueta) não sabiam combinar aquelas diferentes informações e conseguir fazer uma etiqueta correta, uma etiqueta adequada, para que o consumidor realmente tenha acesso àquela informação e consiga tratar o produto dele da melhor forma em casa. Então, simbologia, cuidados de conservação acabam tendo muitos problemas, muitos erros, e a gente consegue, por meio da inteligência do sistema, ajudar e apoiar, a sugerir para marca, para confecção, uma simbologia que seria mais adequada para tratar aquele produto, mas outros erros de layout que acabam impactando muito, principalmente no fornecimento para os varejistas, o sistema corrige, bloqueia e não deixa a empresa errar. Assim a Etiqueta Certa resolve todos os possíveis problemas de layout na conformidade da regulamentação e consegue evitar por meio da plataforma esses erros, não só os comuns, mas todos os previstos ali na hora do desenvolvimento do layout de uma etiqueta.

Para exportação, como se dá o processo de etiquetagem?

Cada país possui a sua própria regra de etiquetagem. Todos eles têm a sua regulamentação, as suas leis que normalmente pedem regras específicas e também para a etiqueta estar no idioma do respectivo país. Então, para exportação, não precisa ter a etiqueta brasileira fixada. O que precisa ter fixado é a etiqueta nas regras do país para o qual aquele produto está sendo enviado, que receberá aquele produto ali no comércio internacional. Posso ter também acompanhada as regras do Brasil? Pode. Então, você pode fazer uma etiqueta única com todas as regras nos idiomas de todos os países que esse produto vai ser comercializado? Pode, mas desde que, quando o produto estiver naquele país, tenha presente ali na etiqueta do produto a regra e idioma daquele respectivo país. E as regulamentações não são uma simples tradução da regulamentação brasileira. Algumas delas, por exemplo, no Reino Unido ou nos Estados Unidos, a regulamentação é até mais complexa e exige mais coisas do que a lei brasileira. Então não é só pegar a etiqueta brasileira, colocar para o inglês e achar que está correto para vender nos Estados Unidos, por exemplo. Precisa ter uma adequação ali das regras com as normas exigidas nos Estados Unidos que são diferentes das exigidas no Brasil e assim por diante em todos os países. Então, do mesmo jeito que a gente tem a regra aqui no Brasil que tem que comercializar o produto, a regulamentação brasileira no idioma do país, o mesmo se aplica para os outros países.

Fale a respeito da resistência do mercado nacional às inovações.

Percebemos que o empresário enquanto pessoa física, quer ter acesso às coisas mais inovadoras, como o celular mais moderno, fazendo negociações via plataformas digitais, mas quando olhamos para dentro da operação, ainda há uma resistência muito grande à mudança de processo. Normalmente, essas mudanças de processo são vinculadas a custo, e o nosso principal desafio, como comentei anteriormente, é sensibilizarmos o empresário e mostrarmos para ele que quanto mais digital ele for na empresa, quanto mais ferramentas de suporte ele tiver, mais eficiente será o processo, mais otimizadas e valorizadas serão as pessoas, e ele vai conseguir ter um processo mais inteligente, uma empresa mais dinâmica, mais produtiva e muito mais preparada para crescer, ser uma empresa que faça o diferencial de mercado.

Qual é o diferencial da empresa Etiqueta Certa?

Não existe nenhuma empresa similar à Etiqueta Certa no mundo, existem softwares e ferramentas para você criar layouts de etiquetas, mas eles criam qualquer layout e demandam que a pessoa que está criando a etiqueta tenha total conhecimento da legislação. A Etiqueta Certa é a única ferramenta no mundo que faz esse processo de forma inteligente; hoje já nos posicionamos como uma plataforma de conformidade regulatória de etiquetas, então fazemos etiquetas para todos os tipos de produtos têxteis - vestuário, cama, mesa e banho, acessórios, para calçados, para linha lar, para produtos de couro. Nosso posicionamento hoje é global, então temos clientes no Brasil, em outros países da América Latina, na Ásia - temos a regulamentação do Brasil, de outros países do Mercosul, dos Estados Unidos e agora expandindo para a União Europeia, justamente para que a gente tenha clientes no mundo inteiro, gerando as etiquetas em conformidade, porque percebemos que as dificuldades que temos aqui no Brasil com as leis e variação de produtos são iguais no mundo todo. As marcas europeias e as confecções asiáticas têm esses mesmos problemas na hora de gerar a etiqueta, e a Etiqueta Certa resolve isso, com uma inteligência que bloqueia erros e assegura conformidade de fato às leis e às normas que são exigidas ao produzir uma etiqueta.

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