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Etiqueta Certa inicia parcerias com varejistas para capacitação do setor têxtil

By Marta De Divitiis

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Moda
Karine Liotino e Mariana Amaral, sócias-fundadoras do Etiqueta Certa Credits: Mayara Bertolli

A startup Etiqueta Certa, especialista em conformidade regulatória de etiquetas para produtos têxteis, firma parcerias com grandes varejistas do Brasil para promover a capacitação do setor têxtil. O objetivo é ensinar sobre as leis de etiquetagem do país, garantindo a conformidade das etiquetas com as normas - reduzindo assim, as devoluções e perdas de produtos irregulares.

A iniciativa surge em um momento crítico para a indústria, que enfrenta diversos desafios relacionados ao tema e à necessidade de reduzir os prazos de entrega de produção. As devoluções de produtos com etiquetas irregulares impactam a lucratividade e geram um desperdício significativo de recursos, e, pensando em reverter esse cenário, a startup promove webinars que fornecem conhecimento acessível e prático para os profissionais da área.

“Aproximadamente 50 por cento dos apontamentos de defeitos nas inspeções de qualidade das principais marcas de moda são por conta de erros nas etiquetas. Ao observar os processos nos magazines, identificamos que o prazo de entrega médio de desenvolvimento e aprovação de um layout novo de etiqueta envolvendo fornecedor e varejista pode chegar a duas semanas, o que é impensável na dinâmica do fast fashion; usando o sistema Etiqueta Certa esse tempo reduz para 40 segundos”, afirma Karine Liotino, CEO da Etiqueta Certa, no release de divulgação.

A parceria, já iniciada com a Marisa e outros grandes varejistas, mostra a importância da iniciativa. Tanto a Marisa, quanto as demais, são reconhecidas por seu compromisso com a qualidade e a transparência e se uniram à startup para capacitar seus fornecedores nacionais e internacionais.

Nos webinars já realizados, mais de 350 profissionais representando fornecedores do Brasil e da Ásia participaram. Os tópicos abordados incluíram as principais legislações sobre etiquetagem no Brasil, e dicas práticas para garantir a conformidade. A expectativa é que, com a continuidade dessas capacitações, os varejistas consigam não apenas reduzir as devoluções, mas também melhorar a experiência do consumidor.

"Na Marisa, consideramos os webinars de capacitação da Etiqueta Certa fundamentais para garantir que tanto nossos fornecedores quanto nosso time estejam atualizados com as leis nacionais vigentes e as melhores práticas do mercado. Esses treinamentos nos permitem atuar de forma preventiva, evitando problemas e garantindo que nossos produtos estejam sempre em conformidade. Essa iniciativa não só fortalece a operação do varejo, como também contribui para o desenvolvimento do setor têxtil como um todo”, afirma Wagner Maciel, coordenador de qualidade da Marisa no mesmo informativo.

Karine reafirma que a empresa pretende expandir essas parcerias e incluir mais varejistas no programa, ampliando o alcance da capacitação e contribuindo para um mercado têxtil mais sustentável e responsável. Com a crescente demanda por transparência e responsabilidade nas cadeias produtivas, a iniciativa se mostra promissora para a melhoria da conformidade e a redução de perdas no setor.

Sistema Mockup Etiqueta Certa Credits: Mayara Bertolli
Resumo
  • Etiqueta Certa, startup brasileira, auxilia varejistas na capacitação sobre leis de etiquetagem têxtil.
  • Webinars da empresa reduzem tempo de criação de etiquetas e evitam devoluções de produtos com erros.
  • Parcerias com Marisa e Renner visam capacitar fornecedores e melhorar a conformidade e sustentabilidade do setor têxtil.
Etiqueta Certa
etiquetagem