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Farfetch compartilha dados sobre consumo feminino em 2023

By Marta De Divitiis

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Moda

Bolsa Kelly Credits: cortesia Farfetch

De acordo com uma pesquisa recente da Deloitte, de consultoria e auditoria empresarial, as mulheres representam parcela de 85 por cento dos gastos globais do consumidor, traduzindo-se em mais de 31 trilhões de dólares anualmente. Esse dado ressalta a influência e o poder de consumo das mulheres em todo o mundo, e o fenômeno é refletido nos dados internos da Farfetch, marketplace no qual os itens da categoria Womenswear representaram mais da metade das vendas, com um aumento de aproximadamente 2 percentuais ao ano.

"Com base nesses números, a Farfetch reitera seu compromisso em estabelecer pontos de contato estratégicos e oportunidades de negócio direcionadas ao público feminino. Continuaremos ofertando uma experiência de compra que celebra a diversidade e a criatividade das mulheres, conectando-as com uma curadoria de marcas e designers que atendem às suas necessidades e desejos únicos."destaca Debora Capobianco, diretora de Marketing LATAM da empresa, no release de divulgação.

Slipper de veludo Miu Miu Credits: cortesia Farfetch

Bolsas são objetos de desejo e consumo

Entre as categorias mais consumidas pelo público feminino, as bolsas se destacam, presentes em 4 das das 10 categorias principais. Além das bolsas, as consumidoras mostram interesse em roupas, sapatos e acessórios. De acordo com os dados da empresa a categoria de joias também foi destaque, com um crescimento de três dígitos em comparação a 2022.

As marcas de designers femininas também se destacaram durante o ano. Prada, Chloé, Zimmermann, Versace, Miu Miu, Stella McCartney e Isabel Marant mantiveram uma forte presença, com destaque para o crescimento impressionante da Miu Miu ano após ano. Além disso, marcas emergentes como Ganni, Amina Muaddi, The Attico, Khaite e Magda Butrym também registraram um crescimento notável, demonstrando sua relevância e influência no mercado.

Consumidores brasileiros

Estudo realizado pela empresa durante os últimos anos e divulgado no fim do ano de 2023 detalha o comportamento do consumidor de luxo no Brasil.

A análise identificou dois tipos de consumidor que denominou entusiastas do luxo e seguidores de tendências. Enquanto os primeiros tem o luxo como estilo de vida e buscam validação por meio da moda, os segundos são iniciantes nas experiências de luxo e tendem a ser guiados pelo consumo de itens fashion reconhecíveis, aspirando por status e assim, buscam as marcas mais tradicionais.

Experiências exclusivas no momento da compra, com atendimento humanizado e personalizado é outro dado importante. Segundo a mesma pesquisa, as gerações X, Millenials e Z tendem a buscar produtos com mais informações de procedência e ética - um consumo mais sustentável. As marcas, de acordo com Renato Guerra, vice-presidente LATAM da Farfetch, têm respondido a esse desejo destacando preocupações sociais e ambientais como estratégia.

A Farfetch é uma plataforma global para a indústria da moda de luxo, com o objetivo de conectar criadores, curadores e consumidores. Fundada em 2007 por José Neves, começou como um marketplace para boutiques de luxo em todo o mundo.

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