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Farfetch divulga terceiro relatório anual de tendências de luxo consciente

By Marta De Divitiis

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Moda
Credits: cortesia Farfetch

Recentemente a Farfetch Limited, uma das principais plataformas globais para a indústria de luxo, publicou a edição 2023 de seu Relatórios de tendências do luxo consciente. O terceiro relatório anual analisa como os consumidores estão comprando de forma mais responsável e revela as oportunidades e inovações significativas no cenário de sustentabilidade da indústria do luxo.

A demanda global por produtos conscientes continuou a aumentar, oferecendo às marcas oportunidades lucrativas em regiões de alto potencial e alto crescimento. Na Farfetch a taxa de conversão de produtos conscientes é 10 por cento maior quando comparados com os itens não conscientes. As vendas destes produtos tiveram um crescimento de 16 pontos percentuais mais rápido que as vendas de forma geral dentro do marketplace. Enquanto em 2021 16 por cento dos clientes da plataforma compraram ao menos um item consciente, em 2022 o percentual cresceu para 27.

Os EUA estão na frente quando o consumo é consciente ou de segunda mão. Já o Kwait e a China combinam a maior proporção de vendas conscientes, o equivalente a 17 percentuais do GMV - Volume Bruto de Mercadorias, na sigla em inglês. Os Emirados Árabes Unidos tiveram o maior crescimento nas vendas de produtos usados, com um aumento anual de 246 por cento no GMV.

Credits: cortesia Farfetch

Clientes de moda e beleza alinhados na questão

De acordo com o relatório os consumidores estão buscando proativamente por produtos conscientes e há um alinhamento significativo entre clientes de beleza e moda em sua busca por atributos conscientes.

Houve um aumento anual de 78 percentuais para termos de pesquisa relacionados à categoria “Conscious”. 'Linho', 'Vegano' e 'Orgânico' foram os principais termos de pesquisa relacionados à categoria para moda no marketplace em 2022. Da mesma forma, para produtos de beleza, os principais termos de pesquisa consciente em 2022 foram ‘Vegano’, ‘Limpo’ e ‘Orgânico’.

Os produtos de segunda mão​​ (“pré-owned”) estão atraindo e retendo consumidores de alto valor. Autenticidade é a principal preocupação do consumidor ao comprar um item previamente usado.

78 por cento dos clientes consideram a autenticidade certificada "extremamente importante" ou "muito importante" ao comprar produtos usados. As iniciativas circulares que prolongam a vida útil dos itens de moda continuam crescendo em popularidade, com quase metade dos clientes da Farfetch participando da revenda em 2022. Essas iniciativas também demonstraram seu valor como ferramentas de aquisição eficazes.

Credits: cortesia Farfetch

Itens usados ou vintage

34 por cento dos entrevistados relataram a compra de um item usado ou vintage em 2022, um aumento significativo contra os 20 percentuais de 2021. Os Private Clients (clientes especiais, dentro do programa de fidelidade da Farfetch, que contam com vantagens como acesso antecipado à promoções, Personal Stylist, entre outros) representaram 53 por cento do mix de GMV para segunda mão ​​em 2022, número superior aos 31 percentuais em 2021.

46 por cento dos clientes da Farfetch venderam um item de moda em 2022, em comparação com 22 percentuais que começaram a vender em 2021. A porcentagem de clientes que doaram um item de moda usado aumentou de 20 por cento em 2021 para 39 percentuais em 2022. O número de clientes que consertaram um item de moda aumentou de 13 por cento em 2021 para 34 percentuais em 2022.

Credits: Cortesia Farfetch

Novas tecnologias aperfeiçoam o ranking de vendas

O surgimento de tecnologias e soluções inovadoras oferece às marcas diversas oportunidades para enfrentar os desafios da sustentabilidade. Os dados do mercado Farfetch destacam a eficácia da tecnologia Virtual Try-On (VTO) - os clientes podem ter uma visão de 360 graus da peça de roupa ajustada ao corpo, utilizando a câmera de seu celular. Com ela houve uma melhora da satisfação do cliente, sendo que houve redução das devoluções em 13 por cento nas taxas de devolução de calçados e de 14 percentuais de redução de bolsas quando os clientes usam o VTO, em comparação com quando o VTO não é usado.

Thomas Berry, diretor sênior de negócios sustentáveis ​​da Farfetch, disse na divulgação do relatório: “Aqui estamos comprometidos com a promoção de mudanças positivas na indústria do luxo. O relatório de tendências conscientes de luxo deste ano mostra o progresso notável que está sendo feito nesse espaço em todo o setor e as oportunidades significativas para as marcas se alinharem aos valores do consumidor e ajudarem a proporcionar progresso social e ambiental positivo. Ao adotar a sustentabilidade como um imperativo estratégico, as marcas podem não apenas atender à crescente demanda por produtos conscientes e serviços circulares, mas também moldar um futuro mais sustentável e inclusivo para a indústria do luxo”.

​​A Farfetch Limited é uma plataforma global para a indústria da moda de luxo, conectando criadores, curadores e consumidores. Fundada em 2007 por José Neves, começou como um marketplace para boutiques de luxo em todo o mundo. As unidades de negócios adicionais da empresa incluem a Browns e a Stadium Goods, que oferecem produtos de luxo aos consumidores, e o New Guards Group, uma plataforma para o desenvolvimento de marcas de moda globais. Oferece também canais voltados para o consumidor e soluções de nível empresarial para o segmento de luxo (Luxury New Retail). Já a Farfetch Platform Solutions atende clientes corporativos com recursos de produtos tecnológicos.

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