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Feira de Moda Plus Size acontece em SP

By Marta De Divitiis

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Moda

Dias 11 e 12 de dezembro, o Hotel Pergamon, na capital paulista, recebe das 11 às 19h, a Grande Feira de Moda Plus Size, que reúne marcas de moda casual, streetwear, slow fashion, fitness, lingerie e moda praia, voltados para o segmento plus size.

Anteriormente chamado de Bazar do Blog Mulherão, o evento é organizado por Renata Poskus, uma das pioneiras por uma moda mais democrática, inclusiva e diversa, que há 11 anos criou o evento Fashion Weekend Plus Size dando espaço e visibilidade para marcas de moda GG. De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, mais de 60 por cento da população se encontra com sobrepeso (dados referentes ao ano de 2019).

“Depois de dois anos devido à pandemia, optamos por um novo formato para a Grande Feira Plus Size, seguindo todos os protocolos necessários em relação ao Covid-19; o evento será a vitrine para que o público plus size conheça as novas propostas", explica Renata no release de divulgação.

Renata Poskus (que concedeu entrevista exclusiva ao FashionUnited, abaixo), começou em 2008 o Blog Mulherão como um diário no qual dividia suas experiências de vida como mulher acima do peso considerado padrão. Em 2009, após ter sido discriminada pelo ex-namorado, resolveu fazer um ensaio sensual e convidou algumas leitoras do blog para sessões de foto. Assim nasceu o Dia de Modelo Plus Size (que Renata faz até hoje). A repercussão fez com que percebesse que faltavam eventos e projetos com foco nas pessoas acima do peso. Assim nasceu o Fashion Weekend Plus Size. Depois desenvolveu a marca de moda "fun size" Maria Abacaxita (para adolescentes e jovens que curtem roupas com pegada retrô e divertidas) e outros eventos como a Grande Feira Plus Size.

FashionUnited: Quais as maiores dificuldades do mercado de moda plus size?

O mercado de moda plus size evoluiu bastante nos últimos 10 anos, mas ainda pode melhorar e crescer muito. As dificuldades vão desde questões de modelagem específica para corpos diversos (não adianta apenas aumentar a grade para tamanhos maiores), uso de materiais que ofereçam sustentação sem limitar movimentos e com bom caimento, até os comportamentais; afinal vivemos numa sociedade que enaltece o corpo magro como o corpo ideal. Com isso, muitas marcas não querem associar seus produtos a corpos gordos, outras produzem peças em tamanhos maiores sem proposta de moda, apenas para cobrir e esconder. As faculdades de moda ainda não discutem a moda plus size em seus currículos. Enfim, as mudanças estão acontecendo, mas são feitas no dia a dia, aos poucos.

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O quanto, em números, esse segmento tem crescido nos últimos anos? A pandemia afetou o segmento? De que forma?

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O segmento de moda plus size é um dos que mais cresce e dos que mais oferecem oportunidades para crescimento, já que mais da metade da população brasileira está acima do peso convencional. Segundo dados da Abravest - Associação Brasileira do Vestuário - esse mercado específico tem média de crescimento de 10 por cento ao ano e em 2018 e 2019 registrou movimento de 7 bilhões de reais.

A pandemia afetou bastante o segmento que é composto em sua maioria por pequenos produtores (muitas marcas foram criadas por pessoas acima do peso que não encontravam roupas que gostassem em seu tamanho e resolveram confeccioná-las para atender corpos diversos). As dificuldades foram desde falta de capital de giro para investir nas novas coleções até a questão do fechamento das lojas físicas, já que a venda de roupas em tamanhos maiores por e-commerce apresenta questões como insegurança na hora de comprar uma vez que ainda não temos uma padronização real na numeração das peças. Muitas marcas apostaram em vendas via Instagram, lives, leilões virtuais e em outras formas de captação de recursos para desenvolver as coleções. Na Maria Abacaxita, por exemplo, realizei uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para investir e criar as coleções. As clientes da marca participaram como financiadoras da coleção e consegui arrecadar a meta proposta na campanha.

Quais as expectativas para os anos futuros?

As expectativas são otimistas para os próximos anos já que existe uma demanda alta e muito espaço para crescimento, surgimento de novas empresas, além de aos poucos, os tabus estarem sendo quebrados. A última edição do SPFW - São Paulo Fashion Week - mostrou a mudança de pensamento com várias marcas levando modelos de corpos diversos para a passarela (algumas modelos que brilharam no SPFW começaram suas carreiras no Fashion Weekend Plus Size) e as grandes lojas de departamentos dando espaço para moda plus size com coleções próprias para esse público nos dão uma boa perspectiva.

Fotos: cortesia Renata Poskus, Anap e Ale Senna Moda Praia

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