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Ferri – de calçados e bolsas - completa 40 anos mantendo a excelência

By Marta De Divitiis

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Moda|Interview
Selma Rocha entre os filhos Ana Maria Campos e Luis Fernando Campanella, na época da fundação Credits: cortesia Ferri

Fundada em 1984 por Selma Rocha nos Jardins, em São Paulo, a grife Ferri logo tornou-se conhecida por confeccionar sapatos femininos e masculinos de alta qualidade. Foi nos anos 2000 que a ampliação da marca começou, sendo que hoje conta com lojas em três shoppings de São Paulo (Morumbi, Higienópolis e Villa Lobos), além de Campinas (interior de São Paulo) e Curitiba (Paraná).

Atendendo ao público de alto poder aquisitivo, tanto homens quanto mulheres de 30 a 80 anos, hoje a empresa é comandada também pelos filhos da fundadora, Luis Fernando Campanella, designer, e Ana Maria Campos, que trata do comercial.

A produção dos itens da marca envolve processo manuais e industriais. O couro é cortado na navalha e depois costurado à mão, e os bordados, por sua vez, são mesclados à mão ou na máquina. Na grife, valores como absorção de impacto, flexibilidade dos materiais e substituição pós uso são necessidades que devem ser atendidas pelos processos e materiais envolvidos na fabricação.

A principal base de clientes da grife não busca apenas produtos de qualidade superior, mas também a experiência única que ela oferece - como almoços e encontros especiais, exibição antecipada de novas coleções e restauração de produtos adquiridos no passado; isso cria uma conexão emocional entre marca e cliente, e consolida uma relação de confiança e intimidade que vai além da compra pontual.

Campanella, designer da marca, concedeu à FashionUnited uma entrevista exclusiva. Confira abaixo.

Luis Fernando Campanella Credits: Mariana Valente

FashionUnited: nestes 40 anos quanto a empresa cresceu?

O aumento é gigante, nas proporções de um negócio com produção artesanal. Nesta escala, fazíamos 5 pares/dia no início, e hoje chegamos a 40/pares/dia. Agregamos valor ao produto, considerando a escala de produção, que é baixa para produção industrial. Usar a melhor matéria prima é uma obrigação; para qualificar a operação, os atendimentos personalizados continuaram, mesmo com a quantidade atual de calçados produzidos e, tornar o produto acessível em locais de fácil acesso (shoppings) foi o objetivo. Nesta proporção, acreditamos e fazemos esta conta por alto, um crescimento de 8 a 10 por cento ao ano, totalizando aproximadamente 500 por cento.

Qual o volume de produção mensal?

Mensalmente, são produzidas aproximadamente 1.000 peças, entre pares de sapatos e bolsas. Em alguns momentos, dependendo da demanda, conseguimos ampliar um pouco este número.

Como é o “slow fashion”, produzindo mil itens mensais?

Com o tempo novas tecnologias adiantaram etapas de gestão, como o controle de qualidade. Além disso alguns materiais chegam com mais acabamentos e isso facilita a produção. O mesmo ocorre para as matérias-primas, que chegam mais padronizadas que anteriormente. Algumas ferramentas com mais precisão e organização dos processos nos ajudou a aumentar a produtividade. Ainda assim, quase todas as etapas de confecção permanecem iguais ao início na década de 1980.

Sapatilha feminina Credits: Mariana Valente

Quantas coleções vocês lançam anualmente, com quantos modelos cada?

Concluímos em duas ocasiões, duas coleções compostas por 40 a 50 novos modelos - não necessariamente todos entram em linha de produção, já que junto aos lançamentos acompanhamos as demandas dos clientes diariamente. Nosso processo permite interagir na criação de novos produtos sempre. O fluxo de novos produtos é contínuo, todos os dias incorporamos algo às peças, seja ajustar modelos em altura de salto, ajustes (fivela ou elástico), com calcanhar fechado ou aberto, e por aí vai.

Qual o volume de exportação? Para quais países exportam?

Até 2021, exportávamos para a América do Norte. Chegamos a 15 clientes do exterior fazendo pedidos, mas a pandemia quebrou este fluxo. Nosso representante saiu do mercado, e nos deixou sem novos caminhos. No momento, a exportação está suspensa, mas planejamos retomá-la.

Sandália Ferri Credits: Mariana Valente

Como se dá o relacionamento com seu consumidor?

É um relacionamento de muita proximidade. O tempo foi nosso aliado, criou relações sólidas e de muita reciprocidade. No momento, estamos atualizando as nossas equipes para fazer com que nossos produtos estejam presentes em todos os ambientes, sejam eles físicos ou virtuais. Incrementamos a nossa produção de imagens com muita personalidade, acertamos a linguagem e fomos bem compreendidos. Nossas campanhas são feitas semanalmente.

Campanha Ferri Credits: Mariana Valente

O que faz da Ferri, única?

Ainda somos responsáveis em formar no nosso mercado uma consciência de valores que praticamos há muito tempo, e que agora são ainda mais importantes, como ser atemporal, usar mão de obra local, e fazer produtos com garantia estendida. Muitos de nossos ideais que nasceram com a marca ainda permanecem vivos e vibrantes.

Selma entre os filhos, hoje Credits: Mariana Valente
Resumo
  • A grife Ferri, fundada em 1984, cresceu significativamente, produzindo atualmente cerca de 1000 peças por mês, com um crescimento estimado em 500% nos últimos 40 anos.
  • A marca se destaca pela produção artesanal de sapatos e bolsas de alta qualidade, combinando processos manuais e industriais, e cultivando um relacionamento próximo e personalizado com seus clientes.
  • Ferri prioriza o "slow fashion", utilizando materiais de alta qualidade e mão de obra local, oferecendo uma experiência única que vai além da simples compra de produtos.
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