Ferri – de calçados e bolsas - completa 40 anos mantendo a excelência
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Fundada em 1984 por Selma Rocha nos Jardins, em São Paulo, a grife Ferri logo tornou-se conhecida por confeccionar sapatos femininos e masculinos de alta qualidade. Foi nos anos 2000 que a ampliação da marca começou, sendo que hoje conta com lojas em três shoppings de São Paulo (Morumbi, Higienópolis e Villa Lobos), além de Campinas (interior de São Paulo) e Curitiba (Paraná).
Atendendo ao público de alto poder aquisitivo, tanto homens quanto mulheres de 30 a 80 anos, hoje a empresa é comandada também pelos filhos da fundadora, Luis Fernando Campanella, designer, e Ana Maria Campos, que trata do comercial.
A produção dos itens da marca envolve processo manuais e industriais. O couro é cortado na navalha e depois costurado à mão, e os bordados, por sua vez, são mesclados à mão ou na máquina. Na grife, valores como absorção de impacto, flexibilidade dos materiais e substituição pós uso são necessidades que devem ser atendidas pelos processos e materiais envolvidos na fabricação.
A principal base de clientes da grife não busca apenas produtos de qualidade superior, mas também a experiência única que ela oferece - como almoços e encontros especiais, exibição antecipada de novas coleções e restauração de produtos adquiridos no passado; isso cria uma conexão emocional entre marca e cliente, e consolida uma relação de confiança e intimidade que vai além da compra pontual.
Campanella, designer da marca, concedeu à FashionUnited uma entrevista exclusiva. Confira abaixo.
FashionUnited: nestes 40 anos quanto a empresa cresceu?
O aumento é gigante, nas proporções de um negócio com produção artesanal. Nesta escala, fazíamos 5 pares/dia no início, e hoje chegamos a 40/pares/dia. Agregamos valor ao produto, considerando a escala de produção, que é baixa para produção industrial. Usar a melhor matéria prima é uma obrigação; para qualificar a operação, os atendimentos personalizados continuaram, mesmo com a quantidade atual de calçados produzidos e, tornar o produto acessível em locais de fácil acesso (shoppings) foi o objetivo. Nesta proporção, acreditamos e fazemos esta conta por alto, um crescimento de 8 a 10 por cento ao ano, totalizando aproximadamente 500 por cento.
Qual o volume de produção mensal?
Mensalmente, são produzidas aproximadamente 1.000 peças, entre pares de sapatos e bolsas. Em alguns momentos, dependendo da demanda, conseguimos ampliar um pouco este número.
Como é o “slow fashion”, produzindo mil itens mensais?
Com o tempo novas tecnologias adiantaram etapas de gestão, como o controle de qualidade. Além disso alguns materiais chegam com mais acabamentos e isso facilita a produção. O mesmo ocorre para as matérias-primas, que chegam mais padronizadas que anteriormente. Algumas ferramentas com mais precisão e organização dos processos nos ajudou a aumentar a produtividade. Ainda assim, quase todas as etapas de confecção permanecem iguais ao início na década de 1980.
Quantas coleções vocês lançam anualmente, com quantos modelos cada?
Concluímos em duas ocasiões, duas coleções compostas por 40 a 50 novos modelos - não necessariamente todos entram em linha de produção, já que junto aos lançamentos acompanhamos as demandas dos clientes diariamente. Nosso processo permite interagir na criação de novos produtos sempre. O fluxo de novos produtos é contínuo, todos os dias incorporamos algo às peças, seja ajustar modelos em altura de salto, ajustes (fivela ou elástico), com calcanhar fechado ou aberto, e por aí vai.
Qual o volume de exportação? Para quais países exportam?
Até 2021, exportávamos para a América do Norte. Chegamos a 15 clientes do exterior fazendo pedidos, mas a pandemia quebrou este fluxo. Nosso representante saiu do mercado, e nos deixou sem novos caminhos. No momento, a exportação está suspensa, mas planejamos retomá-la.
Como se dá o relacionamento com seu consumidor?
É um relacionamento de muita proximidade. O tempo foi nosso aliado, criou relações sólidas e de muita reciprocidade. No momento, estamos atualizando as nossas equipes para fazer com que nossos produtos estejam presentes em todos os ambientes, sejam eles físicos ou virtuais. Incrementamos a nossa produção de imagens com muita personalidade, acertamos a linguagem e fomos bem compreendidos. Nossas campanhas são feitas semanalmente.
O que faz da Ferri, única?
Ainda somos responsáveis em formar no nosso mercado uma consciência de valores que praticamos há muito tempo, e que agora são ainda mais importantes, como ser atemporal, usar mão de obra local, e fazer produtos com garantia estendida. Muitos de nossos ideais que nasceram com a marca ainda permanecem vivos e vibrantes.
- A grife Ferri, fundada em 1984, cresceu significativamente, produzindo atualmente cerca de 1000 peças por mês, com um crescimento estimado em 500% nos últimos 40 anos.
- A marca se destaca pela produção artesanal de sapatos e bolsas de alta qualidade, combinando processos manuais e industriais, e cultivando um relacionamento próximo e personalizado com seus clientes.
- Ferri prioriza o "slow fashion", utilizando materiais de alta qualidade e mão de obra local, oferecendo uma experiência única que vai além da simples compra de produtos.