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Festival ID:Rio promove a cadeia de moda fluminense

By Marta De Divitiis

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Moda

Foto: Claudio Silveira, idealizador do evento, cortesia ID:Rio

Tendo por objetivo impulsionar a energia criativa do trade de moda do Rio de Janeiro, o ID:Rio, idealizado por Helena e Cláudio Silveira, aconteceu entre os dias 26 e 29 de janeiro e, nesta que foi a segunda edição, teve sua base em Niterói, estendida para a capital. Outra novidade foi a ampliação de sua programação, 100 por cento gratuita. Houve palestras, apresentações musicais, oficinas e desfiles inéditos.

“O ID:Rio esteve de braços abertos recebendo o público em diversas atividades presenciais. Nosso evento veio para mostrar que nós temos uma enorme possibilidade de fazer mais pelo trade da moda carioca e o melhor: fazer diferente e de maneira especial, sempre. Está sendo e continuará sendo um momento fantástico para a cidade de Niterói, assim como para o estado do Rio de Janeiro. O festival foi um grande sucesso e estamos ansiosos para uma nova edição”, destaca Claudio Silveira, no release de divulgação.

Foto: cortesia ID:Rio

Beachwear, moda casual e upcycling

No primeiro dia, o evento recebeu desfiles da Rua dos Biquínis, Beepfit e Energia Enel. Já no segundo, o ID:Rio contou com os desfiles “IED Rio apresenta Erica Rosa”, “Shopping Plaza Collab apresenta Sacada + Oh, Boy! + Lizie + Track&Field” e “CCM”. No sábado, o público conferiu o trabalho da Dress To, marca carioca de roupas femininas; o talento dos alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, direto de Nova Friburgo, e, finalizando, o conceito das marcas Marju, destaque na moda carioca pelas peças handmade atemporais e sustentáveis, com o upcycling exclusivo da KITECOAT.

Disco music, pop e rock

O palco do ID:Rio recebeu na quinta-feira, 26, Fernando Rosa, que trouxe toda a energia da clássica disco music e do soul. Na sexta, o encerramento da noite ficou por conta da banda Melim, que com uma mistura de ritmos, animou o público com sucessos atuais e do início da carreira. Já no sábado, Nando Reis trouxe um repertório recheado de hits que fizeram o público cantar do início ao fim.

Foto: Thais Mesquita

Negócios, empreendedorismo e inclusão

Com correalização do Caderno Ela, as talks, foram presenciais e transmitidas online pelo canal ID:Rio Festival, no YouTube. Na pauta temas atuais sobre estratégias, diversidade, negócios e empreendedorismo. No primeiro dia, a apresentadora e atriz Luana Xavier abordou o tema “Diversidade, inclusão e poder de influência na moda e na TV”. Para o segundo talk da quinta-feira, a diretora criativa e CEO da Dress To, Thatiana Amorim, e a sócia-diretora criativa da Zâmbia Brand Acessórios, Vívian Ramos, falaram sobre como o digital alavanca o negócio, em pequenas marcas como a Zâmbia ou em consolidadas, como a Dress To, que saiu de Niterói para o mundo.

No segundo dia de programação, o público teve acesso aos temas: “O que é ser sustentável hoje – como a indústria de energia pode ajudar a moda e vice-versa”, comandado por Márcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil, e Ana Luiza Nigri, head de Criação e Comunicação do Projeto Fio. Para o segundo talk, André Carvalhal, escritor e CEO da agência 3, e Isabel Braga Teixeira, fundadora & CEO da Closet BoBags, abordaram o tema “Upcycling: como se muda uma indústria?”.

Pelo terceiro dia seguido, quem abriu o evento foram os talks com temas que agregam e fazem a diferença no trade. Taciana Abreu, head de sustentabilidade do Grupo SOMA, e Renata Abranchs, CEO da marca homônima de consultoria de branding para moda, levaram ao público toda a sua bagagem sobre as tendências e ferramentas digitais em 2023.

Foto: Thais Mesquita

Somos Empreendedoras

O ID:Rio recebeu o grupo Somos Empreendedoras, formado por mulheres que têm como objetivo promover um ambiente sinérgico de valorização das integrantes, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. Impulsionadas pelo lema de que “juntas somos mais fortes”, elas estimulam a troca de experiências e vivências como forma de crescimento e desenvolvimento de todas, cada uma em sua atividade profissional. Além disso, as integrantes também têm como missão contribuir para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil e, sobretudo, na cidade de Niterói.

Programação na capital

O festival cruzou a ponte Rio Niterói para ocupar a BPE - Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro, onde apresentou uma exposição colaborativa reunindo 10 looks confeccionados sob os preceitos do upcycling, a partir do reuso inteligente de insumos e fardamentos descartados da Enel. A sede da BPE também serviu como cenário para uma série de podcasts semanais, que serão divulgados durante todo o mês de fevereiro, acompanhando a exposição (que se estende até 25 de fevereiro) e abordando temas ligados à sustentabilidade, ao empreendedorismo e à inovação.

Claudio Silveira
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