Grendene é certificada com o nível máximo do selo Origem Sustentável
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Uma estratégia de negócios alinhada a um modelo de produção ecoeficiente, a rendeu à Grendene, detentora de marcas Melissa, Rider e Ipanema, o nível máximo, Diamante, do selo Origem Sustentável, única certificação de ESG (responsabilidade ambiental, social e de governança na sigla em inglês) e sustentabilidade no mundo voltada para empresas da cadeia calçadista. A certificação é promovida pela Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados e pela Assintecal - Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos. A empresa investe continuamente para reduzir o impacto ambiental de seus produtos, contemplando desde a escolha da matéria-prima ideal até a avaliação do ciclo de vida dos produtos.
A Grendene também incentiva e inspira toda a sua cadeia de valor a adotar boas práticas de ESG. “O selo é mais uma confirmação de que estamos no caminho certo, não só para que os nossos produtos apresentem melhor desempenho sobre consumo de água e energia elétrica, emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos, mas também para que os nossos parceiros embarquem conosco nessa jornada”, celebra Carlos André Carvalho, gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da Grendene, no release de divulgação.
Com mais de 3 mil fornecedores, a companhia contribui para que eles trilhem suas próprias trajetórias de sustentabilidade. Há um Código de Conduta específico, que passa por frequentes homologações no intuito de assegurar o respeito às melhores práticas de mercado. Um aspecto importante, por exemplo, é garantir que a fabricação e o desenvolvimento dos produtos e seus ingredientes não envolvam testes ou qualquer ingrediente de origem animal, secundário ou derivado, uma vez que toda a linha da Grendene possui registro na Vegan Society.
Outro ponto observado pela certificação foi a capacitação de funcionários, dentro da Universidade Grendene. “Essa frente é muito importante para apoiar o desenvolvimento de carreira das nossas pessoas, oferecer conteúdo educacional alinhado às estratégias do negócio e estimular o processo de aprendizagem, atrelado à prática profissional”, diz Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.
O reconhecimento da Abicalçados e da Assintecal se junta a diversos outros recebidos pela companhia, como selo Ouro da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), conquistado pela terceira vez consecutiva em 2022. A ABVTEX promove avaliações constantes na cadeia de valor do varejo na moda.
A empresa também é auditada pela SMETA ( Auditoria de Produção e Comércio Ético, na sigla em inglês), uma das auditorias mais reconhecidas mundialmente sobre gestão ética e responsabilidade social, assegurou, por mais um ano, a responsabilidade social na condução do negócio e o compromisso Grendene.
Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detém as marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids e possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. Com 4 unidades industriais, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão e duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York).