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Grupo Soma agora tem certificação B

By Marta De Divitiis

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Moda

Farm Rio Liberty Credits: cortesia Grupo Soma

Um dos maiores grupos de varejo de moda do Brasil, o Grupo Soma, que conta com quinze marcas no leque, agora está integrando o Movimento B - índice internacional que certifica empresas comprometidas em gerar resultados positivos tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental e social.

O fato ocorre após o grupo responder a quesitos super detalhados na Avaliação Impacto B (BIA, na sigla em inglês) comprovando o valor que a companhia gera para o bem-estar das pessoas e do planeta. As questões para a pontuação abrangem Comunidade, Meio Ambiente, Governança, Clientes e Trabalhadores, além dos Modelos de Negócio de Impacto. No Brasil apenas 8 por cento das empresas com esta certificação são de moda.

“Queremos colaborar para a aceleração da agenda ESG - Ambiental, Social e de Governança na sigla em inglês - na moda, gerando resultados positivos para os nossos interessados: clientes, colaboradores, parceiros, acionistas, ou seja, toda a comunidade com a qual nos relacionamos. A Certificação B é uma grande validação de que estamos no caminho certo, criando uma moda cada vez mais consciente e responsável”, comenta Roberto Jatahy, CEO do Grupo Soma, no release de divulgação.

“O Sistema B acredita que as empresas têm o papel de acelerar a implantação de uma nova economia, em que o maior indicador de sucesso seja o de promover impactos positivos que beneficiem a sociedade e o planeta”, explica Rodrigo Santini, Diretor Executivo do Sistema B Brasil, no mesmo informe.

Utilizando a Avaliação de Impacto B como ferramenta de gestão e tendo em vista que esta certificação não é uma posição, e sim uma direção, o Grupo Soma já vem atuando com foco na melhoria contínua há alguns anos, desde 2016 para ser mais preciso, com a participação da Farm na Rio + B. Em 2020 houve um planejamento de melhorias em processos e projetos internos e em 2021 houve a criação da Área de Sustentabilidade Corporativa.

Em 2022, o Soma deu entrada na sua certificação. Após detalhada verificação, em 2023, o grupo de moda e todas as suas quinze marcas, obtêm o Certificado B. As marcas do grupo são: Animale, Animale Oro, Farm, Farm Global, Fábula, Dzarm, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó, NV, Hering, Hering Kids, Hering Intimates e Hering Sports.

Entre as diversas ações, podemos citar que a empresa plantou mais de um milhão de árvores em todos os biomas do Brasil, 425.620 mudas só em 2022 (por meio do Programa “Mil árvores por dia, todos os dias”, da Farm); foram compensadas mais de 185 mil toneladas de CO2 desde 2020; atingiu 76 por cento de utilização de energia renovável nas unidades administrativas e fabris, sendo que as unidades administrativas e fabris da Cia. Hering já utilizam 99 percentuais de energia renovável; em 2022, o Grupo recuperou, por meio da reciclagem e do coprocessamento 96 por cento dos resíduos gerados, sendo que 100 por cento dos resíduos têxteis foram reciclados por meio da parceria com a Eurofios; desde 2019 teve uma redução acumulada de 34 percentuais no consumo de água e na geração de efluentes; em 2022, mais de 260 mil peças receberam um novo destino por meio de projetos de circularidade, como bazar das marcas para colaboradores, o Movimento Animale Vintage e a parceria da Farm com o Enjoei; 70 por cento das pessoas que trabalham no grupo são mulheres, sendo que 55 por cento delas ocupam posições de liderança e 47 percentuais do total de trabalhadores se declaram pretas e pardas. Ainda no último ano, o Soma respondeu o ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial - pela segunda vez, subindo mais de 16 pontos em relação ao ano anterior. Em 2023, a empresa participou do processo novamente e aguarda a divulgação de resultados.

 

 

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