• Home
  • Notícias
  • Moda
  • Icomm Group lança o (2)Collab para marcas menores e autorais

Moda

Icomm Group lança o (2)Collab para marcas menores e autorais

By Marta De Divitiis

30 de abr. de 2020

Responsável pelos e-commerces Shop2gether e OQVestir, o Icomm Group lança o marketplace (2)Collab, voltado para marcas pequenas e com viés autoral. Inicialmente o empreendimento conta com 30 marcas, mas a ideia é chegar ao final do ano com aproximadamente 100 delas aportadas no espaço.

A nova plataforma dará suporte comercial, de marketing, consultoria digital e toda a expertise na parte administrativa. Mariana Mendes, diretora de novos negócios da empresa explicou ao FashionUnited que a ideia surgiu a partir do conhecimento da existência de várias marcas interessantes, com vendas concentradas em pequenas lojas, perfis de Instagram e até WhatsApp, algumas com vendas em feiras e bazares.

"Sabendo das dificuldades que essas marcas possuem para entrar no mundo online e operar um e-commerce com custos, marketing, parte administrativa, meios de pagamento, decidimos oferecer a eles a nossa expertise na operação de dois dos mais importantes e-shopping de moda premium do Brasil. Com um novo modelo de negócio, desta vez no formato de marketplace, mas com uma curadoria precisa, que é característica do grupo nos sites que operamos hoje”, conta a executiva.

O avanço do coronavírus acelerou o projeto que vinha sendo gestado desde o segundo semestre do ano passado. “Entendemos que a iniciativa se tornou mais importante e necessária no momento, uma vez que esses pequenos empreendedores estão sofrendo impactos significativos nas vendas,”justifica Mariana.

Requisitos para fazer parte da plataforma

As primeiras marcas que entraram no projeto foram selecionadas a partir de critérios que incluíram a criatividade, sustentabilidade, diversidade e moda genderless. Nem todos os estilistas ou marcas têm que estar incluídos em todos esses quesitos, mas se adequam a pelo menos um deles, além de ser uma pequena ou média marca brasileira. Possuir CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, despachar produtos com nota fiscal, ofertar produtos novos e autênticos são outros requisitos.

“A ideia é levar esse projeto para todo o país, inclusive para incentivar a descentralização do consumo de moda. Temos uma equipe responsável pela curadoria, que seleciona as marcas. O que é bom ressaltar é que o (2)Collab é um ambiente cooperativo, cada marca é responsável por seu estoque, fotos, descrição e entrega. Nós atuamos como um facilitador uma vez que cuidamos de toda a parte de tecnologia e plataforma, site, meios de pagamento e gerenciamento administrativo, que são onde as marcas mais novas gastam uma energia grande, que pode ser direcionada para a criação,” explica a gerente de novos negócios.

“Sentimos a necessidade de somar ao nosso portfólio este novo modelo de negócio. O (2)Collab foi criado para dar visibilidade e atender empreendedores, que possuem características fortes como criatividade e qualidade em seus produtos, e priorizam o contato direto com seus clientes, mas ainda não possuem estrutura para impulsionamento de sua marca no ambiente digital”, conclui Eduardo Kyrillos, CEO do Icomm Group.

Fotos: Cortesia (2)Collab