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Inscrições abertas para o 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores

By Marta De Divitiis

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Moda

Credits: cortesia Desafio Sou de Algodão + CDC

O 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, especial para estudantes de moda, foi lançado pelo Movimento Sou de Algodão, em parceria com o evento de moda autoral, realizado por André Hidalgo. A iniciativa, que já revelou nomes como Mateus Cardoso, Dario Mittmann, Rodrigo Evangelista e, na última edição, nomeou Guilherme Dutra como o grande vencedor, tem como objetivo dar oportunidade para os estudantes de moda mostrarem a criatividade e descobrir novos talentos do mercado.

A 2º edição, realizada em 2022, reuniu mais de 460 trabalhos de todo o Brasil, tendo como finalistas oito estilistas que carregaram a mesma ideia: mostrar a identidade, a cultura e a história de seu povo. Pensando nisso, os organizadores trouxeram como tema este ano a desconstrução. Assim procuram estudantes brasileiros que gostam de ousar e de desconstruir, além de ter a criatividade pulsando na veia. 

Para Silmara Ferraresi, gestora do movimento Sou de Algodão, essa iniciativa tem como foco, também, a divulgação do algodão como matéria-prima principal, para mostrar que tendência e responsabilidade andam juntos. Para isso, os participantes devem utilizar a fibra natural em, pelo menos, 70 por cento da composição de cada look desenvolvido.

"A parceria entre Casa de Criadores e Sou de Algodão só tem crescido. Ela representa um trabalho muito relevante para a moda nacional e também para a descoberta de novos talentos. Esse espaço que criamos para estudantes de faculdades de moda é de extrema importância para o mercado e o Desafio é, hoje, o maior concurso de moda voltado para esse perfil. Muitas marcas e empresas brasileiras têm cada vez mais consciência sobre a moda responsável e o consumo consciente. Trabalhos muito sérios nesse sentido têm sido feitos e divulgados cada vez mais no mercado. Hoje temos certificações mais confiáveis, discursos e práticas voltados para a real sustentabilidade e as preocupações ambientais e sociais têm sido cada vez mais ampliadas e discutidas. Entretanto, ainda há muito o que se fazer. A moda ainda é um dos segmentos que mais precisam evoluir, tanto no dia-a-dia quanto nas pesquisas”, opina com exclusividade para o FashionUnited André Hidalgo.

Guilherme Dutra, vencedor do 2o. Desafio Sou de Algodão + CDC Credits: Marcelo Soubhia/ Agência Fotosite

Inscrições vão até 30 de abril de 2024

Os interessados em participar devem realizar as inscrições no portal do Desafio Sou de Algodão até o dia 30 de abril de 2024, podendo ser projetos individuais ou em duplas. Serão aceitos trabalhos dos segmentos de moda masculina, feminina, alta costura, prêt à porter, fitness, homewear/loungewear ou streetwear.

A seleção envolverá três etapas distintas: a primeira será a dos semifinalistas, realizada por uma comissão organizadora. Serão escolhidos até 15 trabalhos de cada região brasileira, divulgados até o dia 17 de maio de 2024, via e-mail, mensagem de celular, perfil do Sou de Algodão, no Instagram, e pelo portal.
 Os selecionados serão avaliados por uma comissão de jurados regionais e/ou nacionais do mercado de moda, e, dessa etapa, serão nomeados até dois candidatos de cada região, totalizando até 10 finalistas, que seguirão para a final, em desfile presencial a ser realizado na 55ª edição do evento Casa de Criadores, em novembro de 2024. 

O grande vencedor do 3º Desafio entrará para line-up oficial da Casa de Criadores e deverá desfilar uma coleção na 56ª edição do evento, que será realizado no primeiro semestre de 2025. Além disso, o movimento Sou de Algodão pagará um prêmio no valor de até 30 mil reais. O segundo e terceiro colocados ganharão 100 e 50 metros de tecido, respectivamente, fornecidos por tecelagens e malharias parceiras do Movimento Sou de Algodão. O professor orientador do aluno vencedor receberá o valor de 10 mil reais líquidos, como Bolsa Orientação.

O Sou de Algodão é um movimento que nasceu em 2016 para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia do algodão, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro objetivo é informar e democratizar o ABR - Algodão Brasileiro Responsável - que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos, representando 42 por cento de toda a produção mundial de algodão sustentável.

André Hidalgo
Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores
moda sustentável
Movimento Sou de Algodão