Irmãos reativam marca de acessórios de cerâmica durante a pandemia
loading...
Formados pela Escola Panamericana de Artes, os irmãos Mônica e Igor Tornic foram apresentados aos trabalhos em cerâmica pela mãe, artesã. Assim nascia a Ceranic Acessories há 25 anos. Inicialmente desenvolveram peças para a casa e, a partir de 2002 começaram a criar bijuterias, em especial colares que trazem a cerâmica como base, coordenados com metais e cordões de seda. Ativa até 2010 a marca sofreu uma parada por alguns anos enquanto Mônica trabalhou como executiva em outra empresa.
Num momento em que muitas marcas desistiram de atuar devido à pandemia os irmãos, que voltaram a produzir, mas vendiam pontualmente as peças em feiras e bazares, resolveram investir nos recursos digitais. De acordo com Mônica a busca na Internet é uma experiência objetiva e por meio dela o comércio online só tem crescido. Vale lembrar também que agora, durante a pandemia, muitas mulheres estão trabalhando em home office e participando de reuniões via Internet, sendo que o acessório valoriza a parte exposta na tela. Veja abaixo a entrevista que os sócios concederam ao FashionUnited.
FashionUnited: como vocês vêm o varejo de acessórios nesse momento atual?
Com muito otimismo porque percebemos que o comportamento do consumidor já vinha se transformando. A comodidade da compra online vinha ganhando terreno antes da pandemia. A experiência atual de compra torna o consumo mais consciente e é aí que entra o acessório. Você pode empoderar qualquer look e até repetir, se produzir essa mudança com o acessório certo. E o colar artesanal de cerâmica é uma resposta à altura da demanda da mulher moderna.
Qual o volume de produção mensal?
Estamos retornando nossa operação e ao mesmo tempo não queremos perder o caráter de peças exclusivas que a produção artesanal tem. Por isso nossa meta é estabelecer uma média de produção mensal de apenas 100 peças. Hoje temos em catálogo 16 produtos distintos.
Qual é o público alvo?
Focamos em mulheres a partir dos 30 anos que buscam se diferenciar no que usam através dos detalhes. Essa consumidora entende que a bijuteria em cerâmica transcende o artesanal por conta do processo que confere às peças características únicas. Assim essa mulher, que tem estilo e bom gosto e observa as nuances da moda, sem ser escrava do modismo, tem a percepção da peça de cerâmica como o objeto multiuso que ela é.
Quanto foi investido na marca?
Até o momento investimos 6 mil reais na reativação da marca e na produção de novas peças.
Como eram as vendas antes da pandemia?
Vendíamos mais de maneira presencial, participando de eventos, feiras e bazares. Com a pandemia e a consolidação das plataformas de negócio de e-commerce como ambientes seguros para empresas e consumidores aderimos a uma plataforma de varejo coletivo.
Qual é a expectativa de retorno do investimento?
Aproximadamente 20 mil reais em três meses. Embora o momento seja oportuno, ainda é delicado para os negócios.
Fotos: cortesia Ceranic