Jeans Youcom tem levada sustentável
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A Youcom, marca de moda jovem, que faz parte do grupo das Lojas Renner, está sempre atenta às novidades e ao comportamento do seu público, tendo nos jeans um dos pilares de venda. Nas últimas coleções a marca tem evoluído em seus processos, de forma a torná-lo o mais sustentável possível. Depois de investir em coleção cápsula upcycling e na calça circular de pós -consumo (durante o ano passado), a Youcom está utilizando 100 por cento do algodão com a certificação BCI - Better Cotton Initiative organização sem fins lucrativos sediada na Suíça, que atua para melhorar a produção mundial de algodão, elevando-a ao patamar sustentável, de acordo com o site da Embrapa Associação Brasileira de Produtores de Algodão.
Para a criação da calça circular de pós-consumo a marca adquiriu os jeans através do Jeans for Change, criado em 2014 e que, de maneira pioneira, estimula os clientes a doarem jeans usados para serem retransformados em novos produtos, aumentando assim, sua vida útil. "A partir desse projeto conseguimos desfibrar 1 tonelada de peças. Para a coleção de upcycling contamos com um fornecedor parceiro da marca nesse processo de reutilização de tecidos e roupas que seriam descartadas, dando continuidade ao seu ciclo de vida”, explica para o FashionUnited a designer de jeans Gabriela Fornari.
De acordo com Gabriela, para criar a equipe antes estuda o comportamento do público-alvo, além das tendências. “Quando idealizamos uma peça jeans, pensamos em como ela vai acompanhar o jovem em todos os momentos do dia a dia dele e, por isso, é tão importante entendermos, além da tendência de moda, o comportamento", explica a estilista.
Na lavagem dos jeans é utilizado o processo de pegada hídrica da companhia que mede a economia e o reaproveitamento de água na produção de parte do jeans. "Ainda estamos evoluindo nesse cálculo e acompanhamento”, justifica Gabriela.
Nathália Cordeiro, responsável pela qualidade dos produtos na Youcom, dá mais detalhes sobre o processo: “depois que recebemos as peças piloto dos fornecedores e realizamos as provas de modelagem, quando verificamos as medidas, vestibilidade, viabilidade e caimento dos jeans. Após analisar todos os aspectos técnicos e passar esse retorno para os fornecedores, liberamos a gradação de todos os tamanhos para a produção e assim garantimos a qualidade do produto”, explica a profissional.
A Youcom foi lançada pelo grupo das Lojas Renner em 2013, sendo especializada no público jovem e conta com 100 unidades físicas no Brasil, além do e-commerce. Oferece experiência omnichannel aos clientes, com compra no site e retirada na loja física. Tem como propósito conectar pessoas com lifestyle jovem com a moda.
Fotos: cortesia Youcom