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Lojas Renner S.A. lança guias de Adaptação para Riscos Climáticos e Moda Circular

By Marta De Divitiis

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Moda

Credits: FashionUnited

Hoje (10) e amanhã (11) a Lojas Renner S.A. está apresentando, em primeira mão, para seus fornecedores, o lançamento de dois guias relacionados à sustentabilidade. Um deles, de Adaptação para Riscos Climáticos, oferece informações e sugestões para ampliar a resiliência das empresas diante das mudanças no clima. O outro, de Moda Circular, mostra como é possível aplicar conceitos da circularidade ao setor têxtil, estimulando processos mais responsáveis em toda a cadeia produtiva. A apresentação acontece durante a Feira de Inovação e Sustentabilidade da companhia, que ocorre na sede do Sebrae em Florianópolis (SC).

Após estas datas os guias, que são digitais, estarão disponíveis no site da varejista para todos aqueles que tiverem interesse em consultá-los. A rede de fornecimento é parte fundamental da estratégia de sustentabilidade da Lojas Renner S.A. e já participa de uma série de programas de capacitação voltados para este tema. As publicações deverão contribuir ainda mais com o seu trabalho, disseminando informações de maneira simples e prática. Além disso, os materiais poderão servir de insumo para outros empreendedores, estudantes e cidadãos interessados.

“A moda está em transição e nós, da Lojas Renner, somos um agente desta transformação. Nossa jornada na área da sustentabilidade sempre envolveu muita pesquisa e experimentação, que proporcionaram avanços importantes na forma como pensamos e conduzimos o negócio”, explica o gerente geral de sustentabilidade, Eduardo Ferlauto, no release de divulgação. “Ao lançar esses guias e compartilhar muito do conhecimento adquirido até aqui, nosso objetivo é fazer a diferença para outros negócios e para a sociedade. Todos podem ser parte dessa evolução,” resume.

O guia de Adaptação para Riscos Climáticos é uma ferramenta para auxiliar as empresas no planejamento e na aplicação de medidas de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças do clima, a exemplo das enchentes que devastaram boa parte do Rio Grande do Sul em maio deste ano. Baseada na experiência da própria Lojas Renner S.A., que desde 2020 divulga anualmente seus principais riscos frente à alteração do clima, a publicação aborda os efeitos do aquecimento global, mapas de ameaças por regiões do Brasil e os possíveis impactos sobre todos os aspectos dos negócios.

Já o guia de Moda Circular propõe transformações no desenvolvimento de coleções a partir de iniciativas que reduzem o consumo de água e de matérias-primas virgens, priorizando insumos duráveis e recicláveis, além de diminuir a geração de resíduos. Apresenta ainda os princípios da circularidade e dá orientações sobre tipos de fibras, processos e estratégias de design voltadas à ampliação da vida útil dos produtos e sua reinserção na cadeia produtiva.

Manifestação a favor do clima Credits: Markus Spiske/Unsplash

Feira de Inovação e Sustentabilidade

A Lojas Renner S.A. promove periodicamente encontros para compartilhar diretrizes estratégicas e as melhores práticas produtivas, como parte do seu programa corporativo direcionado à rede de parceiros.

A Feira de Inovação e Sustentabilidade recebe aproximadamente 250 participantes de todo o país, entre fornecedores de confecção, startups e empresas expositoras, executivos e colaboradores da empresa. O objetivo é dar visibilidade a cases, estimular a troca de conhecimento e experiências entre diferentes agentes do setor e a busca por soluções conjuntas para uma atuação cada vez mais sustentável.

A programação aborda temas como inovação, produção limpa; circularidade; mudança do clima, diversidade e inclusão; saúde e segurança; relações com a comunidade; produtividade; reatividade; gestão; e acesso a linhas de financiamento para pesquisa tecnológica, como a Lei do Bem (lei de incentivo fiscal para empresas que investem em tecnologia). Esta é a primeira edição da feira conjunta sobre inovação e sustentabilidade.

“Queremos fomentar a inovação em toda a nossa cadeia de fornecimento, criando as condições para aprimorar cada vez mais a eficiência dos processos, sempre com a qualidade e a sustentabilidade como fio condutor. Sabemos que a cooperação é fundamental para seguirmos avançando nos nossos compromissos públicos de sustentabilidade e proporcionando uma jornada de compra responsável para os nossos clientes”, diz Ferlauto no mesmo informe.

Eduardo Ferlauto Credits: cortesia Lojas Renner S.A.

Net Zero em 2050

No seu segundo ciclo de compromissos públicos, um dos objetivos da Lojas Renner S.A. é fazer a transição para uma economia de baixo carbono com metas baseadas na ciência, criando as condições de chegar à neutralidade climática (net zero) em 2050.

Para isso, até 2030, a companhia quer que 100 por cento das roupas de suas marcas próprias sejam mais sustentáveis e se compromete a incorporar os princípios da circularidade no desenvolvimento de seus produtos e serviços. Outra meta estabelecida é implantar sistemas de rastreabilidade em 100 por cento dos produtos de vestuário feitos com algodão, bem como avançar nos controles de origem das demais matérias-primas têxteis utilizadas pelos fornecedores.

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a primeira corporação brasileira, com 100 por cento das ações negociadas em bolsa. Também está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3.

Lojas Renner S.A.
Moda circular
Neutralidade climática
Sustentabilidade