Lojas Renner tem nova edição de movimento Todas Avançam Juntas
loading...
Desde ontem (16) até quinta-feira (19) parte das vendas das marcas da varejista (Renner,Ashua, Youcom e Camicado) será destinada ao Instituto Lojas Renner, pilar de investimento social da companhia, para fomentar projetos de inclusão social e produtiva de mulheres no ecossistema de moda.
Esta edição tem como tema "Uma inspira muitas, #TodasAvançamJuntas". Para mobilizar o público, uma campanha de comunicação compartilha histórias de mulheres que lideram projetos beneficiados ao longo dos últimos anos. “O Instituto Lojas Renner, que completa 15 anos em 2023, apoia iniciativas de geração de renda, algodão agroecológico e desenvolvimento comunitário, em diferentes regiões do Brasil. Queremos engajar nossos clientes e mostrar como a sua participação pode fazer a diferença”, fala no release de divulgação o diretor executivo do Instituto, Eduardo Ferlauto, complementando que, em 2022, houve uma arrecadação recorde de 5,4 milhões de reais.
Protagonismo feminino
O movimento este ano traz seis mulheres como protagonistas, que passaram por momentos inspiradores de trocas de aprendizados e experiências. Entre essas mulheres se destaca Larissa Borari, idealizadora do projeto Etno-Confecção Borari, de Alter do Chão, no Pará, que capacita mulheres da comunidade para a criação de peças de vestuário baseadas nos grafismos indígenas. A iniciativa, que valoriza saberes ancestrais e contribui com a bioeconomia da região, foi ampliada graças ao apoio do Instituto Lojas Renner. “Agora, já temos uma pequena confecção, em que fazemos nossas peças. Pintamos tudo à mão. É uma roupa que agrega a força da mulher indígena e toda a nossa cultura”, relata no informe.
Outra estrela da campanha, Maria Navarro, é sócia-fundadora da marca de vestuário Namah e da organização de sociedade civil Namah Social, que oferece formação em moda para egressas do sistema prisional e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, no Rio de Janeiro. Ela conta que o Instituto Lojas Renner viabilizou o desdobramento de sua empresa em uma iniciativa de propósito social: “Ser empreendedora já é uma situação de extrema coragem no Brasil. Quando você trabalha com o social, é muito mais. Sem esse tipo de apoio a gente não sai do lugar, não muda o que deve ser transformado. E, mais importante que o dinheiro em si, é a estrutura de acolhimento”, conclui.
Para Kellen Vieira, criadora da feira itinerante Perifa Brechó e de um espaço de apoio a negócios periféricos voltados à moda sustentável, em Brasília, a possibilidade de construir uma rede de trocas de experiências, através do Instituto Lojas Renner, foi um diferencial transformador em sua trajetória. “Quando vi outras pessoas, de outros lugares do Brasil, em uma situação similar, isso me motivou muito, pois percebi que não estou sozinha. Foi significativo ver várias pessoas sonhando junto”, disse.
Fonte de recursos
A iniciativa é uma das principais fontes de recursos para o Instituto Lojas Renner, que, ao longo de seus 15 anos de existência, investiu aproximadamente 85 milhões de reais na execução ou apoio de mais de 1 mil projetos que já beneficiaram diretamente mais de 250 mil pessoas em todo o país. Para a 16ª edição, as marcas Renner, Ashua, Youcom e Camicado contarão com mecânicas especiais, destinando 5 por cento da receita líquida das vendas em períodos de um a quatro dias de arrecadação. Entre os dias 16 e 19 de outubro a Renner, Ashua e Youcom destinam esse percentual da receita líquida gerada nas lojas físicas e e-commerce enquanto a Camidado destina apenas o percentual referente às vendas do e-commerce.