Makai se consolida como marca de moda da geração Z
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Em 2015, as irmãs Caroline e Julia Mauro, com 18 e 15 anos respectivamente, decidiram transformar sua paixão pela moda praia em um empreendimento. Inspiradas pelas viagens ao Havaí, criaram a Makai, uma marca que reflete um estilo de vida praiano. "A Makai é um reflexo da nossa personalidade e estilo de vida, conectada à nossa essência, individualidade e autenticidade. Por isso, garantimos coleções exclusivas, cheias de personalidade e verdade", afirma Carol Mauro, fundadora e diretora de marketing da marca, no release de divulgação. Atualmente, ela comanda a empresa ao lado de Julia Mauro, CEO, Natália Mascarenhas, diretora comercial e de RH, e Giulia Calbucci, diretora criativa.
Até 2019, a Makai, que significa "lado do mar" em havaiano, tinha foco exclusivo em biquínis. Em 2020, em resposta à sazonalidade do mercado de moda praia no Brasil, a marca lançou sua linha de roupas e uma linha fitness, ampliando sua relevância ao longo do ano. Hoje, 40 por cento da produção é dedicada a roupas, 30 por cento a fitness e 30 por cento à moda praia.
A estratégia digital robusta da Makai foi crucial durante a pandemia. Enquanto outras empresas lutavam para se adaptar, elas quadruplicaram seu faturamento em 2020, alcançando seu primeiro milhão de reais. Em dezembro de 2023, a marca inaugurou sua primeira loja física no Shopping Leblon (RJ), vendendo quase 3.500 peças em 15 dias. Com um faturamento de 6 milhões de reais em 2023, a previsão para 2024 é de 8,5 milhões de reais, com planos de abrir uma loja em São Paulo ainda este ano. Para o FashionUnited Brasil Giulia Calbucci concedeu a entrevista abaixo. Confira:
FashionUnited: quanto foi o investimento inicial para o lançamento da marca em 2015?
Éramos 3 sócias e cada uma investiu 7 mil reais, investimento total de 21 mil reais para produzir a primeira coleção.
A marca nasceu no digital. Qual a importância do digital hoje, mesmo tendo loja física?
Por o nosso público-alvo sempre ter sido jovens mulheres, desde o início sabíamos da importância de uma boa experiência digital para nos tornarmos referência em inovação e atingirmos as expectativas de uma base “heavy-user” de internet. Nossa presença digital também foi e continua sendo o que permite nos conectarmos com a comunidade de “Makai babes” (grupo de clientes fiéis, que consomem o lifestyle da marca) ao redor de todo o país.
A marca é omnichanel?
Sim! Nosso maior foco é a expansão do alcance, por consequência dos canais da Makai. Após abrirmos a nossa primeira loja física clientes podem ter uma experiência omni ao comprar no site e retirar na loja, comprar em parceiros e receber em casa. Estamos nos preparando também para a expansão de atacado e lançamento de um aplicativo!
Qual a importância da sustentabilidade e da responsabilidade social para a marca? Quanto é destinado a projetos sustentáveis e sociais?
Sustentabilidade sempre foi um pilar desde a primeira coleção da Makai. Trabalhamos com tecidos biodegradáveis para as coleções de moda praia e continuamos batalhando para encontrar novos tecidos sustentáveis com a expansão de categorias. Por exemplo, em nossa coleção de inverno 2024, somente 0,3 por cento dos produtos foram feitos com matérias primas sintéticas.
Há um ano desenvolvemos um projeto social em parceria com a Rede Abrigo no qual ajudamos adolescentes do Rio de Janeiro em suas jornadas de autoconfiança. Temos encontros mensais com atividades voltadas para construção de autoestima, apoio e acolhimento e ajudamos no auxílio de despesas de mesmo objetivo. Fazemos campanhas de arrecadação onde convertemos 100 por cento do valor, mas também 1 real de todas as vendas da Makai são destinadas ao projeto!
Quando está prevista a abertura da loja em SP? Onde será?
Estamos em negociações com alguns pontos que nos dão brilho nos olhos, mas sem o espaço exato ainda para compartilhar. Mas já já a Makai estará chegando em SP.
Quais as collabs em andamento?
As collabs nos animam demais; colaborar com outras marcas são os projetos que mais amamos! Temos uma agora no final de setembro com a Cícero, lançando planners e cadernetas com as estampas do Verão 25. O próximo ainda é segredo, mas vamos estar na SPFW em parceria com uma marca especial. Em novembro lançamos peças perfeitas paras as férias com a Gringa, marca da Fiorella Mattheis. E em janeiro de 2025 temos a maior colaboração já feita pela Makai, mas essa ainda é segredo. Aguardem!