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Malwee lança coleção cápsula com peças desenvolvidas a partir de roupas recicladas

By Marta De Divitiis

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Moda
Credits: cortesia Malwee

Com o objetivo de reduzir o desperdício e promover práticas sustentáveis, o Grupo Malwee segue avançando. Após 3 anos de pesquisa e desenvolvimento com o "fio do futuro", composto por 85 por cento de fibras diversas (roupas usadas desfibradas) e 15 percentuais de poliéster, a marca segue no desenvolvimento de produto e lança nova coleção cápsula que está disponível para o consumidor final hoje (11) com exclusividade no e-commerce e algumas lojas de Malwee e Malwee Kids. 

Com modelagem atemporal, a Malwee praticamente dobrou o lote de malha produzida com o fio e traz conjunto de calça e jaqueta em moletom unissex e um vestido, para adultos e crianças. A novidade é a inclusão da cor preta (antes era apenas cinza), cujo processo de tingimento usa 68 por cento de água de reuso.

Peças infantis Credits: cortesia Malwee

Peças sem condições de uso arrecadadas pela Cruz Vermelha

Um dos desafios de produção do "fio do futuro" é ampliar a arrecadação de peças para escalar a produção e o acesso a uma moda essencial, prática e sustentável. Para esta coleção, cerca de 4,5 toneladas de peças pós consumo, sem condições de uso, arrecadadas com a Cruz Vermelha, se transformaram em 2,6 toneladas de malha feita com o "fio do futuro". A Malwee foi a primeira marca a criar uma peça de roupa da moda brasileira feita com matéria-prima produzida a partir de roupas pós-consumo.

"Avançar no desenvolvimento de produto, ampliar a arrecadação e o mix de produtos para o consumidor final representa um avanço importante para nós e também para o setor em direção à democratização da moda sustentável. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a indústria da moda descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis todo ano no Brasil, entre eles, roupas velhas, retalhos da indústria da moda e peças de couro. Então, nosso caminho ainda é longo e ainda há muitas oportunidades para inovar quando falamos em soluções de moda circular", afirma Greg Reis, diretor de marketing do Grupo Malwee, no release de divulgação.

Vestido da coleção Credits: cortesia Malwee

Economia de água e menor emissão de carbono na atmosfera

O projeto, que está em sua terceira edição, já arrecadou 7,4 toneladas de roupas usadas, sem condições de uso e que iriam parar no lixo, que foram recicladas e transformadas em "fio do futuro". Cada peça criada com o fio emite 44 por cento menos CO2 e consome menos de 33 percentuais de água em sua produção. Outro impacto interessante é que cada peça faz menos 45 por cento do uso da terra, já que ela não depende apenas de matéria-prima virgem para ser produzida. 

Além disso, as peças são produzidas dentro do parque fabril da Malwee que já reduziu em 75 por cento a emissão de gases de efeito estufa nos últimos 10 anos, reutilizou mais de 537 mil m³ de água nos últimos 5 anos e 100 por cento da energia elétrica usada é renovável. “A questão da moda circular é um tema que se impõe na nossa sociedade, e o Grupo Malwee está pautando essa discussão, convidando o consumidor e o nosso mercado a se engajar na transformação da nossa indústria. É urgente sensibilizarmos o consumidor de moda sobre a importância da reciclagem de roupas usadas e mostrar que é possível criar novas peças com aquelas que se tornariam lixo", diz Renato Martins, gerente de comunicação corporativa e ESG do Grupo Malwee, no mesmo informe.

Greg Reis complementa contando que a proposta é que o "fio do futuro" esteja presente em todas as coleções de Malwee e Malwee Kids a partir de agora. "A Malwee propõe uma moda atemporal, que acompanha a história de vida das pessoas, é feita para durar e passa de geração em geração. Hoje, as peças são usadas menos de 5 vezes, em média. Queremos reutilizar, ressignificar, transformar, ampliar o uso de cada peça produzida e seguir inovando na moda para reduzir ao máximo o nosso impacto ambiental", conclui.

A Malwee faz roupas confortáveis, práticas e versáteis, que duram mais e não se perdem a cada coleção. Produzidas de uma forma mais sustentável, em sintonia com um novo jeito de pensar, viver e utilizar os recursos. A marca catarinense está presente em mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil e faz parte do Grupo Malwee. Foi reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo pelo Índice de Transparência da Moda Brasil, nos últimos 5 anos, além de ser referência internacional em iniciativas sustentáveis.

Calça e jaqueta da coleção Credits: cortesia Malwee
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