Malwee lança coleção cápsula com peças desenvolvidas a partir de roupas recicladas
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Com o objetivo de reduzir o desperdício e promover práticas sustentáveis, o Grupo Malwee segue avançando. Após 3 anos de pesquisa e desenvolvimento com o "fio do futuro", composto por 85 por cento de fibras diversas (roupas usadas desfibradas) e 15 percentuais de poliéster, a marca segue no desenvolvimento de produto e lança nova coleção cápsula que está disponível para o consumidor final hoje (11) com exclusividade no e-commerce e algumas lojas de Malwee e Malwee Kids.
Com modelagem atemporal, a Malwee praticamente dobrou o lote de malha produzida com o fio e traz conjunto de calça e jaqueta em moletom unissex e um vestido, para adultos e crianças. A novidade é a inclusão da cor preta (antes era apenas cinza), cujo processo de tingimento usa 68 por cento de água de reuso.
Peças sem condições de uso arrecadadas pela Cruz Vermelha
Um dos desafios de produção do "fio do futuro" é ampliar a arrecadação de peças para escalar a produção e o acesso a uma moda essencial, prática e sustentável. Para esta coleção, cerca de 4,5 toneladas de peças pós consumo, sem condições de uso, arrecadadas com a Cruz Vermelha, se transformaram em 2,6 toneladas de malha feita com o "fio do futuro". A Malwee foi a primeira marca a criar uma peça de roupa da moda brasileira feita com matéria-prima produzida a partir de roupas pós-consumo.
"Avançar no desenvolvimento de produto, ampliar a arrecadação e o mix de produtos para o consumidor final representa um avanço importante para nós e também para o setor em direção à democratização da moda sustentável. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), a indústria da moda descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis todo ano no Brasil, entre eles, roupas velhas, retalhos da indústria da moda e peças de couro. Então, nosso caminho ainda é longo e ainda há muitas oportunidades para inovar quando falamos em soluções de moda circular", afirma Greg Reis, diretor de marketing do Grupo Malwee, no release de divulgação.
Economia de água e menor emissão de carbono na atmosfera
O projeto, que está em sua terceira edição, já arrecadou 7,4 toneladas de roupas usadas, sem condições de uso e que iriam parar no lixo, que foram recicladas e transformadas em "fio do futuro". Cada peça criada com o fio emite 44 por cento menos CO2 e consome menos de 33 percentuais de água em sua produção. Outro impacto interessante é que cada peça faz menos 45 por cento do uso da terra, já que ela não depende apenas de matéria-prima virgem para ser produzida.
Além disso, as peças são produzidas dentro do parque fabril da Malwee que já reduziu em 75 por cento a emissão de gases de efeito estufa nos últimos 10 anos, reutilizou mais de 537 mil m³ de água nos últimos 5 anos e 100 por cento da energia elétrica usada é renovável. “A questão da moda circular é um tema que se impõe na nossa sociedade, e o Grupo Malwee está pautando essa discussão, convidando o consumidor e o nosso mercado a se engajar na transformação da nossa indústria. É urgente sensibilizarmos o consumidor de moda sobre a importância da reciclagem de roupas usadas e mostrar que é possível criar novas peças com aquelas que se tornariam lixo", diz Renato Martins, gerente de comunicação corporativa e ESG do Grupo Malwee, no mesmo informe.
Greg Reis complementa contando que a proposta é que o "fio do futuro" esteja presente em todas as coleções de Malwee e Malwee Kids a partir de agora. "A Malwee propõe uma moda atemporal, que acompanha a história de vida das pessoas, é feita para durar e passa de geração em geração. Hoje, as peças são usadas menos de 5 vezes, em média. Queremos reutilizar, ressignificar, transformar, ampliar o uso de cada peça produzida e seguir inovando na moda para reduzir ao máximo o nosso impacto ambiental", conclui.
A Malwee faz roupas confortáveis, práticas e versáteis, que duram mais e não se perdem a cada coleção. Produzidas de uma forma mais sustentável, em sintonia com um novo jeito de pensar, viver e utilizar os recursos. A marca catarinense está presente em mais de 20 mil pontos de venda pelo Brasil e faz parte do Grupo Malwee. Foi reconhecida como uma das 20 marcas mais transparentes do mundo pelo Índice de Transparência da Moda Brasil, nos últimos 5 anos, além de ser referência internacional em iniciativas sustentáveis.