Malwee lança movimento DES.A.FIO
loading...
Dia 17 de maio (Dia Mundial da Reciclagem) a Malwee levará à avenida Paulista, em São Paulo, uma instalação artística assinada por Carol Almeida, com o objetivo de convidar à reflexão sobre a importância da reciclagem das roupas, lançando o movimento DES.A.FiO, que utiliza malha produzida com fio desfibrado. O produto nasceu de forma colaborativa como resultado de mais de um ano de pesquisa e desenvolvimento e comprova que é possível reciclar peças de roupa.
O lançamento reforça o posicionamento “Moda Sem Ponto Final” da marca e prevê a doação de 1500 moletons desenvolvidos com o "fio do futuro”, como a marca nomeou o fio produzido a partir de peças de roupas que seriam descartadas. Assim, quem visitar o espaço, na altura do número 1230 da avenida e doar 5 peças de roupa poderá levar gratuitamente, em troca, um destes moletons, exclusivos e numerados. Esta é a primeira vez, nos 53 anos da marca, que um item não poderá ser comprado. O moletom estará disponível nos tamanhos P ao GG, Plus Size (G1,G2 e G3) e no intantil, do número 4 ao 14, cinza mescla (cor original do fio sem tingimento). As peças arrecadadas serão destinadas à Cruz Vermelha São Paulo, que fará uma triagem do que está em condições de doação ou de reciclagem.
Alternativa de menor impacto ambiental
"O lançamento de um moletom, ícone para a marca, feito com produtos usados que se tornariam lixo, é um marco na nossa história e reforça o compromisso em buscar alternativas por uma moda cada vez mais sustentável. Como uma evolução do comportamento social, ao longo dos últimos anos, fomos nos acostumando a separar o nosso lixo e reciclar materiais como papel, alumínio, plástico, vidro… mas, e as roupas? A doação costuma ser o fim do ciclo das peças que escolhemos vestir, porém elas não acabam assim. Em algum momento, todos os produtos que um dia já fizeram parte do nosso guarda-roupas serão descartados e quando esse momento chegar, precisamos buscar alternativas de menor impacto para que esse descarte aconteça. Essa é uma questão que precisamos enfrentar enquanto sociedade, e a Malwee está se posicionando na liderança dessa discussão, mostrando que é possível transformar roupas usadas em peças de moda sustentáveis, acessíveis, com qualidade e durabilidade", observa Guilherme Moreno, gerente de marketing da Malwee.
A partir de agora a empresa vai iniciar um processo contínuo de estímulo e coleta de roupas usadas de qualquer marca para transformar em novas peças. Serão 65 pontos de coleta em todo o Brasil. As roupas que estão em bom estado de uso serão doadas à Cruz Vermelha, que auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade social. As peças que não estão mais em condições de uso serão destinadas à reciclagem para a produção de novas roupas. As lojas da rede Aqui Tem Malwee e da Malwee Kids (marca infantil do Grupo Malwee) serão pontos de coleta, e o consumidor que levar as peças para doação nas lojas ganhará 15 por cento de desconto em novos produtos da marca.
O Fio do Futuro
A matéria-prima de moda foi fabricada pelo Grupo EuroFios, com 70 por cento de resíduo têxtil pós consumo (adquirido de peças sem condições de uso das lojas da marca e do brechó Repassa) e 30 por cento de uma fibra complementar usada para fortalecer a estrutura e qualidade; e compõe o moletom, que emite 44 por cento menos CO2 e consome menos 30 por cento de água na sua produção.
"Para nós, a criação do "fio do futuro" é mais uma iniciativa que reforça a nossa legitimidade em inovação em prol da sustentabilidade na indústria e na cadeia da moda. Esse tipo de orientação para a moda circular tem impacto direto no uso de recursos materiais e está em linha com o nosso plano ESG 2030, em que firmamos o compromisso público de ter 100 por cento dos nossos produtos fabricados com matérias primas e/ou processos com menor impacto ambiental dentro dos próximos 10 anos”, afirma Taíse Beduschi, gerente de ESG do Grupo Malwee.
Malwee lançou em 2020 o seu novo posicionamento de marca, "Moda Sem Ponto Final", e também comunicou uma reformulação das coleções para prolongar a vida útil das roupas e provocar o consumo consciente. De lá para cá, a marca anunciou outras ações nessa frente, como uma parceria, à época, inédita, com o brechó online Repassa e a startup de guarda-roupa compartilhado Roupateca.
Fotos: cortesia Malwee