Marca autoral Areia valoriza versatilidade sem padrões de gênero
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Fundada pelo diretor criativo baiano Adailton Junior, a Areia é uma marca autoral que carrega a alma da Bahia em cada peça. Sem se prender a padrões de gênero ou formas convencionais, promove uma moda livre, acessível e conectada com as raízes culturais da Bahia. Um exemplo dessa dedicação está na escolha de materiais: o linho puro, matéria-prima que reflete a leveza e naturalidade presentes em cada coleção.
Em 2024, a Areia apresenta sua nova coleção, ‘Mimosa’. Com uma proposta arrojada e cheia de significado, traz à tona temas como ancestralidade, renascimento e futuro. “Mimosa foi desenvolvida por meio de muitos testes e pesquisas num processo de muito autoconhecimento, autoamor e renascimento. Ela celebra a essência de minha criança interior, que precisou lidar com violências e é parte constituinte de quem sou hoje e da minha arte”, ressalta Adailton no release de divulgação.
Com uma paleta de cores suaves e modelagens oversized, ‘Mimos’ rompe com os padrões tradicionais da alfaiataria, propondo um novo olhar para as formas. As peças são enriquecidas com detalhes de latão – em botões, medalhas e acessórios de decoração – frutos de uma colaboração com a designer Íris Magalhães e Rachel Ravazzano.
Além de moda, a Areia abraça uma missão social: criar roupas que possam ser vestidas por qualquer pessoa, sem marcadores de gênero, e que valorizem o conforto e a versatilidade. “Nossas peças são pensadas para uma moda sem gênero, mais confortável, com uma versatilidade de usos, possibilitando tanto quem prefere a cintura alta ou baixa. A marca tem como seu elemento definidor a inclusão”, complementa Junior no mesmo informe.
As peças da Areia estão disponíveis no Ateliê Divino Amor, em Arembepe, no Shopping Linha Verde e e-commerce. O designer concedeu uma entrevista exclusiva para o FashionUnited. Confira abaixo:
FashionUnited: conte um pouco sobre a marca.
A Areia foi lançada em 2021. Num contexto pós pandêmico e num momento muito difícil, sobretudo emocionalmente, a marca surgiu como um renascimento, um caminho de volta para um lugar de cura e realização. Sou Adailton Junior, diretor criativo, fundador e a Areia é o meu sonho de criança “Queer”, que sofreu com a exclusão. A Areia é sobretudo um espaço de liberdade e evolução. Um mecanismo de emancipação e vida em forma de arte. A moda é o instrumento, assim como tudo que está em seu entorno.
Qual é o nicho de mercado que a Areia atua?
Mulheres, homens e não binarios 35+ .
Quanto foi o investimento até agora?
Juntando todas as coleções e confecções, aproximadamente 70 mil reais.
Como está a ideia de expandir a marca?
Atualmente estamos trabalhando com uma coleção “drop” de 11 peças, sendo 3 ainda para serem lançadas em dezembro. Um planejamento e projeção para mais dois “drops” separados em Mimosa vol. 1 / 2 / 3.
A Areia inicia com um produto mais exclusivo, alfaiatarias em linho, sob medida, no vol. 1, chega reforçando essa autoridade do exclusivo e sofisticado com seda, fluidez e estamparias no vol. 2 e evolui junto com sua dinâmica de operação para Mimosa vol. 3, a coleção mais comercial da sequência que traz o algodão como protagonista, uma linha de essenciais, básico chic, com campanha reforçando o conforto e identidade.
Essa projeção segue um plano de ampliação de nosso funcionamento, bem como construção de reputação e identidade, estruturamento de equipe, tornando gradativamente a marca capaz de atender um volume maior, com um produto mais comercial.
Como se encaixa o artesanato na marca?
O artesanato faz parte do DNA Areia, bem como a gastronomia que aparece como referência estética e menção na Mimosa vol.2. Sou gastrônomo de formação e o “food styling” foi meu primeiro trabalho, que me encorajou a olhar para a moda. Esse universo faz total sentido e se mistura na inspiração criativa para o desenvolvimento das coleções e direção criativa dos editoriais.
O artesanato por sua vez assegura a Areia um único caminho possível como diretor criativo, que é construção dessa comunidade que consome de forma paralela arte, moda e gastronomia. O artesanato é vivo no DNA da Areia e ele vai além dos 15min de beleza inicial.
Como se dá a venda e a produção?
Temos um espaço físico de vendas no Shopping Estrada do Coco em Arembepe (BA). A produção é "slow” atualmente, produzimos manualmente cada peça. Contamos com equipe de 3 costureiras e uma lavanderia parceira que finaliza o cuidado do linho com goma e perfume.
- Areia, marca baiana de moda autoral, foca em peças livres de padrões de gênero, utilizando linho e detalhes artesanais.
- A coleção ‘Mimosa’ explora temas como ancestralidade e renascimento, com modelagens oversized e cores suaves.
- A marca promove a inclusão, oferecendo roupas confortáveis e versáteis, vendidas online e em lojas físicas na Bahia.