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Marcas brasileiras participam da Coterie e Magic em NY

By Marta De Divitiis

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Moda
Credits: cortesia Coterie NY

24 marcas representam o Brasil nas feiras Coterie e Magic, que terminam hoje (22), no Centro de Convenções Jacob K. Javits, em Nova York (EUA). Os dois eventos incluem-se entre os maiores da moda feminina e assessórios dos Estados Unidos. O grupo é apoiado pelo Texbrasil - Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, resultado de uma parceria entre a Abit -Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção e a ApexBrasil -Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A ação também considera empresas filiadas à Abest - Associação Brasileira de Estilistas e à Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, que são apoiadas pelo Texbrasil.


“A Coterie e a Magic são plataformas fundamentais para expandir e consolidar nossos negócios e conexões na indústria da moda”, diz Lilian Kaddissi, superintendente de Projetos Estratégicos da Abit, no release de divulgação.


A marca pernambucana de moda sustentável Marie Mercié, que está prestes a completar 40 anos de atividade, vê a Coterie como feira estratégica para garantir sua presença a longo prazo. “Além de manter nossas boas relações com compradores assíduos, temos a expectativa de também conquistar novos clientes, com nossa moda orgulhosamente brasileira, que é feita na sua totalidade com produção local e socialmente responsável”, completa Mércia Moura, presidente da empresa.

Nessa direção, a grife Mariana Meirelles, em seu primeiro ano na feira, busca base no mercado internacional apostando em suas modelagens amplas e no conforto e minimalismo da alfaiataria e do moletom. “Temos um produto-desejo, os ‘moletons-quase-alfaiataria’ e saias com modelagens amplas, que saem do conceito óbvio de ‘roupa larga’ e entram em uma tendência de conforto”, esclarece a estilista. "Estou honrada e feliz em participar. Minhas expectativas são as melhores. Estou motivada e com pensamento positivo de entrar em um novo mercado”, declara no mesmo informe. 


Mariana Meirelles aposta em peças amplas Credits: cortesia Mariana Meirelles

Vitrine para o mercado global

Os eventos devem reconectar clientes antigos e abrir novas conexões e pontos de venda para a Serpui, marca de acessórios sofisticados, que aposta em materiais como vime, palha, detalhes em couro e cristais.


A Donna Si, que investe na mistura de cores e acabamentos tipicamente brasileiros, apresenta linha de peças feitas à mão, que misturam metal e cores vibrantes. “Nossas expectativas são altas, especialmente porque nossa mercadoria tem uma vibe bem carioca, e tivemos uma ótima experiência na edição anterior da Coterie, de setembro”, diz Simone Wagner, designer e fundadora.


As expectativas para essa edição da feira são altas para a Lavish, participante desde 2011 da Coterie. “Esperamos que, como na Europa, em que estivemos em uma feira recentemente, nós encontremos os compradores animados. Apesar da crise nos EUA, vemos no dia a dia que o mercado continua aquecido e que os consumidores continuam comprando”, finaliza Tricia.


Em 2023, as marcas presentes à Coterie realizaram aproximadamente mil novos contatos e conseguiram gerar mais de 1,4 milhão de dólares em negócios durante a feira. A participação brasileira em eventos norte-americanos é importante, pois os Estados Unidos são um dos principais países compradores de vestuários do mundo, de acordo com dados do relatório “Retail 2022”, produzido pela Economist Intelligence Unit, unidade de pesquisas do grupo que publica a revista The Economist. Em 2022, o país importou 116 bilhões de dólares, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Statista. Desse montante, o Brasil exportou 28 milhões de dólares, segundo o USITC - Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos.


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