• Home
  • Notícias
  • Moda
  • Marta e Centauro lançam a Go Equal: pela equidade no esporte

Marta e Centauro lançam a Go Equal: pela equidade no esporte

By Marta De Divitiis

loading...

Scroll down to read more

Moda

Marta em foto da campanha Go Equal Credits: Sam Robles/Centauro

A causa de equidade de gênero no esporte ganha visibilidade por meio da jogadora de futebol Marta Vieira da Silva e da Centauro, do Grupo SBF, que juntas lançam a marca da prática esportiva. Marta, que está em seu sexto campeonato mundial, já foi eleita seis vezes Go Equal, de peças esportivas buscando fomentar a liberdade para jogar e a inspiração a melhor jogadora do mundo e também é embaixadora global da ONU Mulheres, chama a atenção pela disparidade entre homens e mulheres no esporte.

À venda nas lojas físicas e online da Centauro e no Studio 78, ambas parte do ecossistema esportivo do Grupo SBF, a primeira coleção de Go Equal, que teve a ativa participação da atleta no desenvolvimento, está disponível nas versões treino, e casual. A primeira versão vem com produtos voltados à prática esportiva enquanto a outra reúne peças para uso no dia a dia. Composta por camisetas, bermudas, calças, bonés e tops, todas com o símbolo e frases do movimento, as peças foram desenvolvidas para inspirar e empoderar mulheres e homens que se identificam com a causa. Todos os royalties das vendas serão doados para projetos de empoderamento feminino.

Detalhe de camiseta Credits: cortesia Centauro

Luta contra a desigualdade de oportunidades


Foi durante uma partida entre Brasil e Austrália, ao comemorar um gol de pênalti, que Marta - a maior artilheira de todos os tempos do torneio mundial, entre mulheres e homens -, chamou atenção pela primeira vez para a desigualdade de oportunidades no futebol. A chuteira, inteira preta, exibia um sinal de igual (=) nas cores azul e rosa, símbolo da iniciativa de Go Equal, que tem como papel legitimar e promover o espaço da mulher no esporte.


”Quando entrei no movimento, falei: a bola é igual, o campo é igual, as regras são iguais. As mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens. Não há motivo para não receberem o devido reconhecimento”, afirma Marta no release de divulgação. “Estou extremamente feliz com a parceria com a Centauro, que me permitiu transformar a causa que defendo em uma marca", diz a atleta.

Para a Centauro, a parceria colabora para a promoção da campanha e contribui para jogar mais luz na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. “Apoiamos o esporte feminino e o lançamento de Go Equal enquanto marca é uma oportunidade de reverberar a causa e amplificar o legado da Marta, que inspirou e inspira tantas outras atletas e mulheres em todo o mundo. A Centauro tem muito orgulho de ter sido escolhida para esse projeto tão significativo”, diz Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing e reputação da Centauro no informe.

Bermuda de compressão feminina Credits: Sam Robles/Centauro

Centauro Transforma - busca a inclusão de mulheres e meninas

O apoio às iniciativas femininas é um dos pilares da Centauro que, no campo social, por meio do programa Centauro Transforma, tem como objetivo conectar e empoderar as mais variadas organizações que trabalham com inclusão de pessoas em vulnerabilidade social por meio do esporte. Já são mais de 5 mil meninas e mulheres atendidas e a projeção é ultrapassar a marca de 10 mil ainda este ano. Entre as organizações apoiadas, com foco no público feminino, está o Meninas em Campo. O projeto tem o intuito de tornar o futebol feminino mais acessível por meio de um ambiente esportivo seguro e inclusivo, promovendo saúde, convivência social, construção de valores coletivos, além do aprimoramento da consciência crítica e da cidadania. A rede é ainda patrocinadora e detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Paulista Feminino de Futebol até 2024.

Campanha Liberdade para Jogar

A campanha de lançamento da marca Go Equal foi inspirada em uma carta escrita por Marta em 2017: Carta para eu mesma quando jovem, que traz toda a trajetória com os desafios, as conquistas e o preconceito vivido por uma garota que amava futebol. Agora a atleta escreve uma nova carta, imaginando a Marta do futuro. E projeta um mundo em que mulheres vão jogar em estádios lotados, com a torcida vibrando nas arquibancadas e com igualdade de oportunidades e reconhecimento. O vídeo gravado traz a jogadora dizendo que o pontapé inicial foi dado e convidando todos a fazerem parte do movimento Go Equal.

A Centauro, marca do Grupo SBF, está há mais de 40 anos no mercado e é a maior rede multicanal de produtos esportivos da América Latina. A rede conta hoje com mais de 200 lojas, espalhadas em 26 estados brasileiros, além do e-commerce e aplicativo exclusivo da rede. Com um modelo multicanal, são os consumidores que determinam quando, onde e como querem provar, comprar e receber produtos. Em maio de 2023, foi inaugurada a Arena Centauro Ibirapuera, um hub esportivo com atividades, empréstimo de artigos esportivos, oficina e experimentação de tênis de corrida.

Centauro
Go Equal
Grupo SBF
Marta Vieira da Silva
moda esportiva