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Missão à China promovida pela Assintecal busca oportunidades entre oponentes

By Marta De Divitiis

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Feira chinesa Credits: cortesia Assintecal

Com o objetivo de obter insights para aumento da competitividade do setor calçadista, empresários estão visitando a China. A viagem, realizada pela Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos realiza, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio à internacionalização do setor mantido pela entidade em parceria com a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, se estende até dia 12 de setembro.

O gestor de mercado internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que a China, apesar de, em muitos casos, ser vista como uma “concorrente desleal”, tem muito a ensinar para a cadeia produtiva do calçado brasileiro. “Evidentemente, não são todas as empresas chinesas que praticam concorrência predatória. Pelo contrário, é um mercado que vem se desenvolvendo muito em termos de tecnologia e respeito às melhores práticas de ESG. Temos muito a aprender com a maior produtora de calçados do mundo, que somente no ano passado produziu mais de 13 bilhões de pares, dos quais exportou mais de 9 bilhões”, avalia Júnior no release de divulgação, ressaltando que as produtoras locais, antes conhecidas apenas por produtos de menor valor agregado, têm produzido cada vez mais calçados com diferenciais de qualidade, inovação e sustentabilidade para abastecimento de mercados mais sofisticados.

Durante a missão, os empresários visitarão uma das maiores feiras internacionais de couros e componentes, a ACLE - All China Leather Exhibition, que acontece em Xangai entre os dias 3 e 5 de setembro, e é conhecida como o evento de destaque para empresas internacionais que buscam oportunidades no vasto mercado chinês. “A ACLE é um evento anual de  fornecimento para marcas de calçados e compradores de materiais para calçados esportivos, oferecendo cabedais, solas, malhas, flyknit, suprimentos e máquinas para calçados”, conta Júnior no mesmo informativo. A mostra, que conta com 1,2 mil expositores de 28 países, tem seis participantes brasileiras apoiadas pelo Brazilian Materials (Tanac, Noko, Química Carioca, Seta, SystemHaus e Corium). Na oportunidade da visita, o consultor da Assintecal, Marnei Carminatti, estará à disposição para auxiliar empresários da missão na orientação de tendências, moda e mercado.

Estão previstas visitas à várias empresas e grupos e ao Consulado Geral do Brasil em Xangai. Na oportunidade, estarão no centro das pautas o ambiente de negócios na China, a relação comercial bilateral, formas de garantir uma maior integração, expansão global das marcas, oportunidades de negócios, tendências de mercado e moda, novas tecnologias, sustentabilidade em materiais, automação, entre outras.

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