• Home
  • Notícias
  • Moda
  • Moda e acessórios prometem ser o destaque nas vendas do dia dos pais

Moda e acessórios prometem ser o destaque nas vendas do dia dos pais

By Marta De Divitiis

6 de ago. de 2021

Moda

O dia dos pais no próximo domingo, dia 8 de agosto, promete alavancar as vendas do varejo de moda, com roupas e acessórios masculinos. Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, All Ind e Opinion Box (empresas de tecnologia e inteligência de mercado e experiência do consumidor) 59 por cento dos entrevistados pretendem presentear na data, sendo que moda e acessórios lideraram a lista, com 48 por cento de intenções de compra.

“Há uma expectativa positiva para o evento, a despeito de diversas redes de varejo estarem praticamente sem estoque de inverno por conta da frente fria histórica que atingiu o país e fez crescer a busca. Ainda assim, é possível encontrar lojas com artigos de frio em liquidação”, conta Edmundo Lima, diretor executivo da Abvtex - Associação Brasileira do Varejo Têxtil.

Em enquete realizada mensalmente pela Abvtex, que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, 100 por cento das associadas reportaram que o desempenho em julho de 2021 foi melhor tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce em relação ao mês anterior, junho deste ano.

“As vendas de julho, durante a frente fria, consumiram os estoques de inverno e as lojas já estão apresentando nas vitrines a nova coleção primavera/verão”, aponta Lima. A retomada das atividades e retorno às aulas presenciais, em decorrência do avanço da vacinação, promovem o aumento da circulação de pessoas e, com isso, a circulação nos shopping centers aumenta com as pessoas buscando renovar o guarda-roupa. A última pesquisa do IEMI - Inteligência de Mercado apontava um cenário favorável para o varejo de moda devido à intenção de compra para a coleção de outono/inverno (7 em cada 10 brasileiros pretendiam comprar roupas de frio).

Sites, lojas físicas e apps

Na pesquisa feita pela Social Miner, All In e Opinion Box foram entrevistados 1083 pessoas, todas maiores de 16 anos, de todas as classes sociais e regiões do Brasil. 41 por cento delas disseram basear suas compras pelos sites de busca, sendo que 37 por cento pretendiam comprar em lojas físicas e 35 percentuais em apps de lojas.

Ainda na mesma enquete, a maioria (31 por cento) pretendia investir entre 50 e 100 reais, 26 por cento entre 101 e 200 reais. As compras a prazo, pagas com cartão de crédito corresponderam a 59 por cento das intenções. Os idealizadores da pesquisa revelaram que 26 por cento das pessoas pretendiam pagar suas compras com o PIX e alertaram os lojistas a ficarem atentos a essa nova modalidade de pagamento.

Fotos: Kelly Sikkema/Unsplash, David Lezcano/Unsplash

ABVTEX
Acessórios
All In
coleção Outono-Inverno
Edmundo Lima
IEMI
MODA MASCULINA
Opinion Box
PIX
Social Miner