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Movimento Re/Torne combina sustentabilidade + arte e moda

By Marta De Divitiis

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Moda
Foto: cortesia Zarpellon

O empresário paranaense Guilherme Zarpellon, à frente da marca Zarpellon, de jóias de prata e banhadas a ouro, lançou, durante a 98a. Edição da Bijóias, que aconteceu entre os dias 24 e 26 de abril no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca em São Paulo, o Movimento Re/Torne, que busca ações e iniciativas sustentáveis adaptadas às necessidades tanto do ambiente como do consumo.

“Sempre foi um desafio para o setor trazer jóias sustentáveis e há dois anos nossa empresa buscava encontrar uma forma de desenvolver isso. O difícil estava sendo unir estética, tecnologia e viabilidade financeira. Conseguimos, com a artista plástica curitibana Anna Boechat, criar peças a partir de resíduos plásticos, que se transformaram em gemas, trabalhadas com metais folheados a ouro. O resultado (que representa atualmente 10 por cento do total produzido pela empresa) tem trazido muito brilho nos olhos de nossos clientes,” disse Zarpellon para o FashionUnited.

Foto: cortesia Zarpellon

Empreendedorismo feminino e valorização da arte

A ideia do movimento é também fomentar o empreendedorismo feminino e a valorização da arte no segmento. Para isso, Zarpellon trouxe uma collab inédita com a também paranaense, Anna Boechat, da Idodesign, em uma edição limitada e autoral, de peças desenvolvidas tendo como base tampinhas PET, plásticos e sacolas, com acabamentos banhados a ouro. O resultado são semijoias com visual único que traduzem toda a arte da transformação, mostrando como é possível aliar sofisticação e sustentabilidade.

“Quando partimos do resíduo e o transformamos em joia, a moda ganha ares mais nobres e faz com que todos nós possamos viver de forma mais saudável e conscientes”, explica Zarpellon, acrescentando “Estamos assim semeando um tema de grande relevância na atualidade, que deve ser cada vez mais incorporado no desenvolvimento de produtos”.

Foto: cortesia Zarpellon

Liberdade de criação e reaproveitamento de resíduos

“O Guilherme entrou em contato comigo há dois anos e, juntos fomos desenvolvendo a coleção. Ele me deu muita liberdade de criação e, graças ao apoio, voto de confiança e incentivo, consegui montar meu ateliê (antes eu trabalhava em home office). A receptividade é grande e me proporcionou validação. As peças da collab são todas em resíduos, inclusive os metais,” explicou Anna ao FashionUnited.

Essa preocupação não é novidade para o empresário paranaense que demonstra uma visão ampla e de vanguarda acerca do que é relevante ao desenvolver suas coleções. Outras ações já foram criadas por ele no passado tendo como ponto de partida temas relevantes como a ação Atitude Inclusiva, coleção de jóias desenvolvida especialmente para quem usa aparelhos auditivos.

A Zarpellon, de Curitiba (PR) está há 22 anos no mercado, trabalhando com jóias de prata e folheadas. Exclusivamente atacadista, é uma das maiores marcas do Sul do país.

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