Movimento Sou de Algodão realiza Cotton Trip
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Criado em 2016 pela Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – o Movimento Sou de Algodão busca conscientizar a respeito do consumo responsável. Para tanto o movimento valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, desde aqueles que cultivam, até as confecções e marcas parceiras, passando pela fiação e tecelagem. Além disso o Movimento tem por objetivo informar a respeito do ABR – Algodão Brasileiro Responsável, que conta com critérios rigorosos de certificação e que atualmente certifica 82 por cento da produção nacional.
Cotton Trip promove informações relevantes sobre o produto brasileiro
Em julho passado o Movimento Sou de Algodão realizou uma Cotton Trip com jornalistas do setor agro e de moda, para mostrar como é cultivado e certificado o algodão brasileiro. Em dias posteriores equipes de tecelagens e de marcas parceiras refizeram o mesmo circuito.
A viagem iniciou-se na sede da Fazenda Pamplona, que faz parte do Grupo SLC Agrícola, em Cristalina (GO), onde dados sobre o cultivo do algodão, os pilares ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) no Brasil foram passados, assim como os objetivos e papel da Abrapa.
A seguir foi realizada uma visita aos campos de plantio, onde foi possível conhecer todas as etapas do cultivo, da semeadura à colheita, assim como a alternância de terras cultivadas entre outros quesitos. Na algodoeira da fazenda foi apresentado todo o processo de beneficiamento, realizado de forma computadorizada.
SouABR – rastreabilidade completa, da semente à peça pronta na loja
Em Brasília (DF), na sede da Abrapa, foi apresentado o CBRA – Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão – os programas de sustentabilidade e as ações de engajamento que o movimento realiza para a divulgação da rastreabilidade completa (chamada SouABR).
O SouABR existe desde 2021 e faz o rastreio do algodão desde sua semente, ao produto final. Assim, peças de roupa com no mínimo 50 por cento de algodão têm dados compartilhados por blockchain, na cadeia de fornecedores (fazenda; fiações; malharias e tecelagens; confecções e varejo). O consumidor pode acessar essa rastreabilidade por meio de um QRCode que consta na etiqueta das peças.
Dados da produção brasileira de algodão
O Brasil é o terceiro maior produtor de algodão no mundo, atrás apenas da China e Índia e o maior fornecedor do mundo de algodão certificado pelo Better Cotton, com 1.997, 553 mt (toneladas métricas). Entre 2024 e 2025 produziu 3,7 milhões de toneladas, sendo que 2,83 milhões de toneladas foram exportados. Os maiores produtores de algodão ficam no Mato Grosso e na Bahia. Temos a maior cadeia verticalizada do Ocidente e a segunda cadeia que mais gera empregos no Brasil, atrás apenas da construção civil.
Até maio de 2025 99 fazendas, 79 produtores, 79.763 fardos de algodão, 4.917.503.5 kg de fios, 477.578,79 metros de tecidos, 233.634,59 kg de malhas e 460.198 peças de varejo contam com o rastreamento.
As fazendas seguem 195 itens de certificação internacional, com a suíça Better Cotton; as unidades de beneficiamento contam com 173 itens e os terminais portuários, 136 itens, viabilizados pelo projeto Cotton Brazil/Apex.
Dados do ABR
83 por cento da produção; 439 unidades produtivas; 41 mil empregos diretos formais; 82 municípios, 92 percentuais em regime de sequeiro (apenas com a água da chuva, sem irrigação).
A qualidade é avaliada pelo PQAB - Programa de Qualidade do Algodão Brasileiro do MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária.
Movimento Sou de Algodão e seus parceiros
Desde sua criação o movimento teve uma adesão crescente com marcas e hoje figuram na sua lista grandes varejistas como a Lojas Renner e C&A, marcas de renome internacional como a Farm e Calvin Klein, além das consagradas como a Reserva, Grupo Malwee, Aramis, Dudalina entre outras.
Contam com mais de 80 estilistas parceiros, que apresentam suas criações no Brasil Eco Fashion Week; Casa de Criadores; Dragão Fashion Brasil; SPFW e 11 deles, independentes.
Realizam ações imersivas com estudantes de moda de universidades parceiras em fazendas de algodão e indústrias têxteis. Além disso há collabs com as marcas parceiras e contam com Marketplace no Mercado Livre para marcas divulgarem seus produtos de algodão, alocados na categoria sustentáveis da plataforma.
Uma vez por ano realizam a Cotton Trip com o objetivo de apresentar e divulgar o desenvolvimento e a rastreabilidade da cadeia do algodão.
- O Movimento Sou de Algodão, criado pela Abrapa, visa conscientizar sobre o consumo responsável, valorizando os profissionais da cadeia produtiva e têxtil.
- O programa SouABR rastreia o algodão desde a semente até a peça final, utilizando blockchain para garantir a rastreabilidade e permitindo que o consumidor acesse informações via QRCode.
- O Brasil é o terceiro maior produtor de algodão do mundo e o maior fornecedor de algodão certificado pelo Better Cotton, com uma cadeia verticalizada e um forte impacto na geração de empregos.