Movimento "Todas Avançam Juntas" da Renner dá novo passo em auxílio ao RS
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Até dia 29 de agosto (quinta-feira), parte das vendas das marcas Renner, Ashua, Youcom e Camicado será destinada aos projetos do Instituto Lojas Renner (ILR), pilar social da companhia, sendo que o valor captado será destinado a iniciativas de mulheres impactadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
“O engajamento dos clientes é muito importante para contribuirmos ainda mais para o desenvolvimento social e econômico de mulheres por meio da moda. Desde sua criação, há 16 anos, a campanha do Instituto Lojas Renner já arrecadou mais de 30 milhões de reais e transformou a realidade de milhares de pessoas em todo país, afirma o diretor executivo do Instituto, Eduardo Ferlauto no release de divulgação, que complementa: “nesta nova edição, teremos como foco especial as mulheres que foram afetadas de alguma forma pelas enchentes no Rio Grande do Sul, apoiando-as nessa etapa de reconstrução da sua vida e na retomada da sua atividade profissional”.
O movimento tem diversas ações de comunicação para incentivar a participação do público. A campanha da Renner, cujo mote é ‘Em cada recomeço, Todas Avançam Juntas’, é encabeçada por três protagonistas mulheres, líderes de iniciativas sociais que tiveram papel relevante na fase de suporte inicial às comunidades afetadas, contando, inclusive, com a parceria do ILR nessa etapa. Elas vão compartilhar suas histórias – em particular a experiência durante o evento climático que atingiu o Estado – em ativações que estarão em diferentes canais da marca, além das redes do Instituto.
Histórias de impacto e de recomeço
Uma das protagonistas da campanha é Nelsa Nespolo, que começou a empreender na área da costura há quase 30 anos, junto com as vizinhas no bairro do Sarandi, em Porto Alegre. Com o tempo, a costura foi se tornando cada vez mais representativa na vida delas até que, posteriormente, em 2005, fundaram a Justa Trama. Para se diferenciar, conectaram o negócio a outras cooperativas espalhadas pelo Brasil e passaram a desenvolver produtos com um viés de sustentabilidade, contribuindo de forma positiva para a cadeia da moda e para a sociedade. “Deu tão certo que fomos crescendo, nos fortalecendo nesse segmento e hoje somos uma referência na economia solidária no país”, afirma no informativo. Durante as enchentes em Porto Alegre a cooperativa exerceu um papel fundamental na comunidade, tendo o apoio do Instituto Lojas Renner em diversas demandas. “Atualmente estamos ajudando a equipar as casas, contribuindo para resgatar também um pouco do ânimo das pessoas. Se durante a pandemia do Covid-19 tínhamos de ficar isolados, este tem sido o momento de ficarmos unidos e é muito bom contar com o Instituto nisso”, fala Nelsa no mesmo informe.
Caroline Moreira, que brilha em momentos de crise, tendo sido indicada na Powerlist entre as cem principais personalidades negras de 2023 da lusofonia. Ex-secretária adjunta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, diretora e fundadora da Startup Negras Plurais, que trabalha a potencialização de negócios entre mulheres negras e indígenas e projetos de inclusão racial para a área corporativa. Foi assim em 2020, quando concebeu o primeiro marketplace voltado a negócios de mulheres negras do país e é assim, mais uma vez, no contexto das enchentes. Com sua organização, Caroline liderou o atendimento à mais de 100 mil pessoas em diversas frentes de atuação. “Após essa etapa assistencial, estamos atualmente nos estruturando para apoiar no desenvolvimento de um futuro mais digno para essas pessoas que foram atingidas”, explica Caroline.
Defensora dos Direitos Humanos desde os tempos da faculdade de Direito, Izabella Borges começou a atuar na defesa da mulher há 17 anos motivada, principalmente, pela vivência em episódios de violência de gênero. “Vivi episódios de violência doméstica na família e em meus relacionamentos. Também sou uma sobrevivente”, relembra Izabella, que criou o Instituto Survivor há cerca de três anos para ajudar as mulheres em situações de violência. Com uma rede de voluntárias de diversas áreas de conhecimento, o Survivor também se envolveu no atendimento de mulheres atingidas pelas enchentes do RS, exercendo papel protagonista na identificação das necessidades das mulheres e na constituição das primeiras ações de abrigo exclusivo para elas. A experiência bem-sucedida culminou na criação da Casa Violeta, em Porto Alegre, junto com o Me Too Brasil, em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul. Lá, são oferecidos, além do abrigo a mulheres e crianças, recreação, atividades lúdicas, atendimento psicológico, médico e pedagógico. “Amo trabalhar com as mulheres. Estar no movimento Todas Avançam Juntas é mais uma forma relevante de impactar positivamente a vida delas”, celebra Izabella no release de divulgação.
Como contribuir
O movimento Todas Avançam Juntas é uma das principais fontes de recursos para o Instituto Lojas Renner. Ao longo de seus 16 anos de existência, a organização investiu cerca de 90 milhões de reais na execução ou apoio de mais de mil projetos que já beneficiaram diretamente mais de 260 mil pessoas em todo o país.
Para a 17ª edição, além da Renner, as marcas Ashua, Youcom e Camicado têm mecânicas especiais. Renner e Ashua doam 5 por cento de toda receita líquida gerada nas lojas físicas e e-commerce entre os dias 26 e 29 de agosto será destinada ao ILR. Youcom, 5 por cento de toda receita líquida gerada no e-commerce durante o mesmo período será destinada ao ILR. Já a Camicado oferecerá ao ILR 5 por cento de toda receita líquida gerada no e-commerce no dia 26 de agosto (ontem, segunda-feira).
O Instituto Lojas Renner tem como propósito transformar a vida de mulheres e suas comunidades por meio da moda. Como gestores do investimento social da Companhia Lojas Renner S.A., fomentam iniciativas de inclusão produtiva nas áreas rurais e urbanas, seja via empreendedorismo ou empregabilidade, e de fortalecimento comunitário, de forma a contribuir para territórios prósperos para o protagonismo feminino.