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NFTs na moda: Marjorie Hernandez - da The Dematerialised - desmistifica o tema

By Marta De Divitiis

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Moda |Interview

Credits: cortesia The Dematerialised

Recconhecida como uma das pessoas mais influentes em tecnologia, Marjorie Hernandez, co-fundadora da plataforma de moda web 3, espaço de mercado de moda digital, chamado The Dematerialised, vive em Berlim e transita por várias profissões, acumulando a formação de arquiteta, especialista em design e empreendedora, além de ser uma das principais vozes da tecnologia e do blockchain Lukso.

Marjorie trabalha para construir as bases para o novo ecossistema de estilo de vida digital e se esforça para capacitar marcas e usuários, em todo o mundo, com ferramentas acessíveis e tecnologia voltadas para aproveitar o pleno potencial da Nova Economia Criativa. Tem como desafio simplificar o acesso à web3 para compra de roupas e acessórios de moda em NFTs (tolkens não fungíveis, na tradução do inglês). 

Na moda os NFTs podem ser utilizados para vestir um avatar pessoal de maneira exclusiva, postar fotos pessoais com um estilo de moda digital, entre tantas outras utilidades. Já para marcas, as NFTs de moda podem ser úteis para simplificar a pré-venda de coleções; para testes de engajamento de produtos e melhorar a jornada de compra dos clientes. Vale dizer que esta moda digital está sendo aplicada no mercado de gamers, com roupas e acessórios para os avatares no metaverso (um mercado que gera, de acordo com a NewZoo, líder em video games e dados, mais de 100 bilhões de dólares/ano). Confira entrevista concedida pela especialista para o FashionUnited.

A co-fundadora do The Dematerialised Credits: cortesia Marjorie Hernandez

FashionUnited: como os NFTs estão mudando a percepção de exclusividade na moda?

À medida que a indústria da moda explora o poder dos NFTs e as formas de alavancar a próxima era da Internet, que oferece oportunidades sem precedentes para designers, marcas e criativos emergentes, a experiência de “exclusividade” evolui. 

Este novo ecossistema digital permite a entrada imediata no mercado global, livre de restrições temporais, geográficas e físicas. Os sistemas abertos e interoperáveis ​​resolvem os problemas das economias e comunidades fragmentadas, capacitando todos os participantes. 

Os criativos podem agora envolver-se nesta economia inovadora utilizando ferramentas que permitem ligações diretas com clientes e comunidades, de forma descentralizada. Esta mudança não só abre novas possibilidades na operação digital, mas também torna mais acessível o mercado da moda, que até então era exclusivo.


Do ponto de vista do consumidor, os NFTs oferecem uma experiência de marca transformada. Clientes, membros da comunidade e colecionadores podem interagir com um ecossistema aberto que evolui ao longo do tempo, diferentemente da experiência estática das compras tradicionais.  Através dos NFTs, os itens físicos podem ter gêmeos digitais que evoluem com padrões dinâmicos, criando uma versão "gamificada" de exclusividade. Isto significa que não se trata mais de inacessibilidade; em vez disso, é escalonado e gamificado, oferecendo benefícios exclusivos baseados na participação, interação e lealdade a uma marca ou designer.

Como você acredita que os NFTs podem transformar o mercado da moda?

NFTs têm o potencial de transformar o mercado da moda ao introduzir um novo paradigma, conhecido como D-Commerce (comércio descentralizado). Embora o comércio eletrônico tenha impactado significativamente o mercado da moda tradicional, através da globalização digital e das melhorias na cadeia de abastecimento, os NFTs e o D-Commerce estão reconstruindo o mercado a partir do zero. 

Estas transformações baseiam-se em redes abertas e descentralizadas, criando ecossistemas sem permissão onde convergem tecnologia, criatividade, cultura e moda. Esta redistribuição de poder das plataformas centralizadas para as pessoas capacita designers, marcas e criativos a entrar no mercado, autenticar os seus ativos e estabelecer identidades verificáveis ​​na cadeia. Esta ligação direta com clientes e comunidades promove a transparência e a confiança.

Um dos impactos mais significativos dos NFTs é a sua capacidade de combater a indústria de falsificação de bilhões de dólares. As informações registradas no blockchain são imutáveis, permitindo clara procedência e rastreabilidade dos itens de moda. 

Os NFTs podem fornecer métodos de verificação simples, mas poderosos, como a leitura de um QR code ou a batida em tecido incorporado a um chip, confirmando a autenticidade e os detalhes do ativo, incluindo sua marca, coleção e especificações de fabricação.

Os NFTs não são apenas arquivos digitais; eles representam ativos tokenizados do mundo real. O potencial para marcas e designers de moda inovarem com esta tecnologia é vasto e está apenas começando a ser explorado. Esta nova capacidade permite criatividade e conexão sem precedentes na indústria da moda.

Peça virtual Soulland Credits: cortesia The Dematerialised

Quais oportunidades o mercado de moda NFT pode criar e oferecer?

Para designers e criativos emergentes de todos os cantos do mundo, a moda digital é uma virada de jogo. Isso permite que eles ultrapassem os limites do design e da experiência de maneiras que o mundo físico simplesmente não consegue igualar. Estamos falando de um nível totalmente novo de liberdade criativa e inovação.

Do ponto de vista dos designers, uma das coisas mais legais sobre os NFTs na moda é a capacidade de acumular royalties sobre as revendas por meio de contratos inteligentes. No mundo da moda tradicional, a transação normalmente termina quando o item é vendido. Mas com os NFTs, os designers podem continuar a lucrar com suas criações sempre que forem revendidas, se codificadas em seu contrato inteligente. Isto é uma mudança total na forma como pensamos sobre propriedade e valor na moda à medida que continuamos neste cenário digital. 

Os NFTs e a tecnologia blockchain também estão transformando a forma como os consumidores interagem com as marcas. Estamos vendo uma convergência de moda, tecnologia e cultura, que está criando experiências inteiramente novas. Imagine participar de um desfile de moda virtual ou possuir uma peça de roupa digital que possa ser usada em um mundo de realidade mista.

Na The Dematerialised temos trabalhado com várias marcas, como Karl Lagerfeld, para explorar estas novas fronteiras. Lançamos tudo, desde estatuetas digitais de Karl Lagerfeld até obras de arte físicas e bolsas, todas verificadas na blockchain Lukso. Isto não só lhes permite conectar-se com os clientes de formas inovadoras, mas também traz um novo nível de autenticidade e transparência. 

A autenticação também é um grande tópico na moda e na tecnologia blockchain. Com os NFTs, verificar a autenticidade de um item pode ser tão simples quanto escanear um QR code, e essas informações nunca podem ser excluídas ou destruídas. Os dias de se perguntar se sua compra de luxo é legítima acabaram e vemos muitas marcas de luxo explorando essa solução para seus clientes e também para si mesmas. Blockchain garante que tudo seja transparente e verificável e temos tornado toda a experiência do usuário mais tranquila e confiável.

Avatar usando peça Demat Credits: cortesia The Dematerialised

Como a The Dematerialised está simplificando o processo de NFTs?

Por muitos anos, lidar com NFTs, criptomoedas e carteiras tem sido uma grande dor de cabeça. As barreiras tecnológicas tornaram muito difícil ser um “cliente NFT”, mas tudo isso está mudando agora. Na The Dematerialised simplificamos todo o processo. Agora, é possível se inscrever apenas com um endereço de e-mail e pagar com Apple Pay ou cartão de crédito, mas ainda assim obter um NFT de sua marca de moda favorita. O objetivo é tornar a experiência tranquila e acessível, para que os clientes possam se concentrar em sua jornada com a marca.

Essa facilidade de acesso está trazendo um público mais diversificado. Você ainda tem seus tênis hardcore colecionando sapatos virtuais e phygital, e colecionadores que se preocupam com escassez e utilidade. Eles não estão apenas comprando um ativo – eles estão obtendo uma experiência em evolução com a marca que amam e se conectando de uma maneira totalmente nova. 

Por que as pessoas estariam interessadas em comprar uma roupa virtual?

Possuir uma roupa virtual é tão real quanto ter um no armário, mas ele foi projetado para o mundo digital. Essas peças podem permitir experiências que as versões físicas não podem. No digital, os designs podem desafiar a gravidade, mudar de cor e ter vários elementos interativos. Os designers agora estão ampliando os limites da criatividade e criando designs virtuais que você simplesmente não consegue replicar no mundo físico.

Trabalhamos com alguns designers incríveis que criaram roupas virtuais deslumbrantes. E a moda digital não se destina apenas ao mundo dos jogos – também pode ser usada em realidade aumentada. As pessoas adoram explorar novos looks com filtros de realidade aumentada e usar um lindo vestido virtual de design exclusivo em um filtro de mídia social, que parece tão bom quanto o real. Isso agora é possível com apenas alguns cliques. Além disso, é muito mais sustentável. Não há desperdício de tecido, nem remessa – apenas pura moda digital. 

As gerações emergentes também são nativas digitais. Eles navegam em plataformas tecnológicas e sociais como uma segunda natureza, frequentam espaços virtuais e constroem valor do mundo real em domínios digitais. Trata-se de explorar e expressar a sua identidade e, por vezes, até de mostrar a sua reputação ou competências nestes mundos gamificados. Isto normalmente é feito com a moda digital. 

Muitas marcas têm aparecido em mundos virtuais e como opções em armários de moda digital acessíveis, onde a customização de avatares é possível. Essas marcas estão evoluindo estrategicamente para o nosso futuro digital.

Avatar KL Credits: cortesia The Dematerialised
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