Omnilytics - startup de inteligência de mercado norteia confecções de moda
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Fundada em 2018 em Singapura, a startup Omnilytics, é uma plataforma SaaS (software com serviço) que mapeia a oferta de produtos e performance de marcas de moda. Por meio dela é possível monitorar marcas, produtos e preços de qualquer website. Chegou ao Brasil recentemente e conta com várias das grandes marcas como clientes.
Sua solução permite que se comparem unidades de manutenção de estoque (SKUs) iguais ou semelhantes, dando-lhes informações sobre como o mercado está precificando os mesmos produtos. Mais do que monitorar concorrentes, produtos e preços, os insights gerados pelos dados visam entender as expectativas de mercado para que a marca consiga recalcular rotas quando necessário, de forma que não perca eficiência. Segundo Michelle Thomas, Country Manager da empresa no Brasil, o uso da plataforma permite suprimir a simples suposição na tomada de decisões.
Decisões com base em dados reais
O uso dos dados permite um fluxo mais assertivo de produtos, evitando ter que liquidar peças em pouco tempo. Além disso, por meio dos dados coletados é possível observar e validar tendências de consumo - cores, estampas, modelagens, categorias ou subcategorias de produtos que estão sendo mais procurados pelo público consumidor.
“Acertar o mix de produtos e a distribuição correta das faixas de preços é um desafio para as marcas. A falta de visibilidade da demanda e do valor percebido pelo consumidor afeta diretamente o planejamento e as margens do negócio”, diz Michelle. “Nossos dados ajudam neste ponto, pois é possível ver o que os concorrentes estão ofertando e quais os best-sellers – por categoria, por cor, por preço – em poucos cliques, para tomar as melhores decisões rapidamente e acelerar capacidade de reação,” justifica a executiva.
Soluções para pequenas e médias empresas
“Nos últimos anos, o cenário do comércio eletrônico evoluiu rapidamente, atendendo à constante mudança da demanda dos consumidores. Na Omnilytics, nossa visão é criar um ecossistema de varejo mais inteligente e conectado, permitindo que as marcas fiquem à frente de seus concorrentes”, diz Kendrick Wong, CEO e fundador da empresa, no release de divulgação.
Em setembro passado, a plataforma anunciou o lançamento de seu produto Fashion Trade Insights. Disponível como um novo módulo a ferramenta foi projetada especificamente para pequenas e médias empresas e para pequenas marcas de moda, permitindo-lhes fortalecer seu posicionamento, competitividade e efetuar análise de tendências para potencializar suas estratégias de crescimento de uma maneira simples e acessível.
Com seus recursos de análise de concorrentes, permite que as marcas tenham uma visão completa da venda de produtos e dos padrões de demanda, e, mais importante, categorias que estão com oferta insuficiente, permitindo-lhes preencher as lacunas do mercado.
A Omnilytics trabalha com contratos anuais, sendo que há planos a custos mais acessíveis, especiais para empresas de pequeno porte.
Inteligência artificial e proteção de dados
Segundo Michelle falou ao FashionUnited, a empresa segue todas as leis de proteção de dados cuidadosamente. O cliente consegue saber o que o público está consumindo entre seus concorrentes, mas não tem acesso às quantidades de SKUs, por exemplo. O uso da Inteligência Artificial proporciona maior facilidade ao analisar os dados e tomar as decisões corretas no tempo mais adequado.
“O mercado de moda está acelerado demais, assim como as mudanças de comportamento do consumidor. Assim todos os dados são válidos na análise que irá permitir que uma marca saia na frente de seu competidor, gerando liderança a médio prazo,”justifica a executiva. "No entanto, vale lembrar, que sempre à frente do sucesso de uma marca está a genialidade de seu designer e dos profissionais que o acompanham; nada substitui a excelência do profissional”conclui.
Fotos: Kobu Agency/Unsplash e Huy Nguyen/Unsplash